Jogos e diversão

Todo cachorro sabe nadar?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 26 outubro 2023
Todo cachorro sabe nadar?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Além de nós, humanos, os cães também gostam de brincar na água, principalmente em dias de calor. Os momentos de lazer em piscinas, rios e até mesmo no mar, são muito importantes para os cachorros e seus tutores. Mas é preciso ensinar o cachorro a nadar? Ou ele já nasce sabendo? Essas são dúvidas muito comuns dos tutores e que precisam ser analisadas com cautela.

Nem todo cachorro sabe nadar, isso é um fato. A maioria deles nasce com habilidade para bater as perninhas quando estão na água, mas nem todos sabem nadar efetivamente. O movimento natural de nadar pode não ser suficiente para salvar a vida do cachorro caso ele caia na água, é preciso saber mais que isso. É necessário ter um bom preparo físico para ficar nadando até conseguir sair da água, saber mergulhar e não entrar em pânico caso fique cansado.

Além disso, a condição física do cachorro conta muito nesses casos. Por exemplo, cães com membros curtos e focinho achatado têm mais dificuldade para nadar. Eles podem até nadar por algum tempo, mas a sua conformação corporal é desvantajosa para esse tipo de exercício. Filhotes muito jovens também possuem pouca resistência ao exercício físico, podendo ficar cansados rapidamente e sofrer afogamento. E como faço para ensinar meu cachorro a nadar? Para ajudar o leitor nessa missão, o PeritoAnimal escreveu este artigo com várias dicas e cuidados para você ensinar o seu amigo peludo a ter mais habilidade na água!

Também lhe pode interessar: Exercício para cachorros adultos

Índice

  1. Os cachorros sao nadadores naturais?
  2. Aula de natação para cachorros ou como ensinar meu cachorro a nadar
  3. Cuidados com cachorro depois de nadar
  4. Como ensinar o meu cachorro a nadar?

Os cachorros sao nadadores naturais?

Apesar de sempre ouvirmos que os cães já nascem sabendo nadar, isso não é uma verdade. Da mesma forma que os bebês nascem sabendo sugar, mas devem aprender a mamar, os cães nascem sabendo se movimentar na água, mas isso não quer dizer que saibam nadar efetivamente.

Algumas raças são mais favorecidas para a natação, como cães de pernas mais longas e corpo esguio. Já os peludos de focinho achatado (ou braquicefálicos), como os pugs, e pernas curtas, como os daschshund, não suportam o esforço físico por muito tempo, podendo se afogar facilmente.

Aula de natação para cachorros ou como ensinar meu cachorro a nadar

Aulas de natação são uma forma excelente de exercitar o seu cão! Além disso, a piscina também pode ser utilizada para a hidroterapia, com exercícios controlados e monitorados por um fisioterapeuta veterinário. Animais que estão se recuperando de cirurgias ortopédicas ou com problemas na coluna podem se beneficiar bastante com os exercícios aquáticos. Os movimentos são suavizados na água, causando baixo impacto nas articulações, sendo possível a execução por quase todos os cães.

Além disso, a natação auxilia no controle de peso dos cães, que, quando obesos, não consegue fazer exercícios como corridas e caminhadas. Na água, o animal poderá se exercitar sem sofrer impacto nas articulações. Mas cuidado! As aulas devem ser curtas, com intervalos frequentes, sempre observando a respiração e o nível de cansaço do animal, principalmente quando ele ainda não tem o condicionamento físico desejado.

Todo cachorro sabe nadar? - Aula de natação para cachorros ou como ensinar meu cachorro a nadar

Cuidados com cachorro depois de nadar

Cuidados com o cachorro após a natação

Sempre que o cachorro praticar natação, alguns cuidados devem ser tomados para que ele não tenha problemas de saúde. Em dias frios, o melhor é evitar que o animal se molhe, principalmente se tiver pelagem longa. Vamos detalhar alguns tópicos a serem observados para preservar a saúde e bem-estar do cão praticante de esportes aquáticos:

  1. Não deixar o cachorro sozinho: a aula deverá ser supervisionada o tempo todo. Nunca deixe seu amigo peludo sozinho na piscina, pois ele pode se cansar e não conseguir sair da água, correndo o sério risco de se afogar. A aula também não deve durar muito tempo, sendo o ideal introduzir pequenos intervalos a cada 5 minutos, para que ele descanse um pouco. O uso de colete salva-vidas também é importante para os cães que precisam nadar por mais tempo, ajudando na flutuação.
  2. Cuidados com os ouvidos: logo após sair da água, os ouvidos devem ser enxugados com uma toalha limpa e seca, de forma suave, para não ferir a pele do pavilhão auditivo. Não se deve utilizar cotonetes ou objetos pontiagudos, como pinças, para limpar a parte interna. Utilize um pedaço de algodão enrolado no dedo para secar a parte mais interna do ouvido, sem aprofundar muito.
  3. Pelagem: o cachorro deve ser enrolado em uma toalha limpa e seca para retirar o excesso de água da pelagem. Cães de pelo longo devem ter sua pelagem tratada com o uso de um secador de cabelo em temperatura morna, para garantir que toda umidade excessiva seja retirada, evitando a proliferação de fungos e bactérias. O uso de xampu neutro é aconselhável, para retirar o cloro residual dos pelos.
  4. Temperatura ambiente: como já falado em tópicos anteriores, evite brincadeiras na água e aulas de natação em dias mais frios. Isso pode causar problemas de saúde no cachorro, como resfriados e até mesmo pneumonia. Animais mais jovens (filhotes) sofrem mais com o estresse térmico, podendo ter seu sistema imunológico afetado e enfraquecido, ficando vulneráveis a várias doenças. Aproveite os dias mais quentes para praticar esportes na água e, nos dias frios, exercite seu amigo com outras brincadeiras.

No vídeo que abaixo, você pode ver outras brincadeiras que você pode fazer com o seu cachorro e que são seguras e divertidas.

Como ensinar o meu cachorro a nadar?

A natação precisa ser monitorada o tempo todo. Nunca deixe seu cachorro sozinho na piscina, pois ele pode se cansar e não conseguir sair da água, correndo o risco de se afogar. Não se deve jogar o cachorro na água à força. Tente mostrar a ele como entrar com delicadeza, para que não ocorram traumas. De preferência, o cachorro deverá entrar na piscina sozinho.

Após uma adaptação, o cachorro pode ser estimulado a buscar brinquedos, podendo ser incentivado a mergulhar para pegar objetos pesados e que afundam. Sempre tome cuidado para que ele não fique muito tempo submersos. Alguns cães são muito insistentes e querem pegar o que está no fundo da piscina de qualquer jeito, podendo não ter fôlego para tanto ainda.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Todo cachorro sabe nadar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Bibliografia
  • Belfort, A.S., Barquete, C.C, Souza, S.F. Hidroterapia como recurso terapêutico em cães. Revisão de Literatura. Medvep – Revista Científica de Medicina Veterinária – Pequenos Animais de Estimação, 15(46); 92-100. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://medvep.com.br/wp-content/uploads/2020/06/Hidroterapia-como-recurso-terap%C3%AAutico-em-c%C3%A3es.pdf. Acesso em 16/10/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Todo cachorro sabe nadar?