Partilhar

Dieta para cachorros diabéticos

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 25 abril 2016
Dieta para cachorros diabéticos

Ver fichas de  Cachorros

Um dos principais problemas do sedentarismo dos nossos animais de estimação é o sobrepeso. Os cachorros não realizam exercício suficiente para a quantidade de comida que ingerem diariamente. Uma das consequências que esses quilos a mais podem ter é a diabetes em cachorros.

Trata-se de uma doença que faz com que tenhamos de tomar determinadas medidas especiais. Entre elas, pedir ao nosso veterinário que nos ajude a fazer dietas para cachorros diabéticos. Se não sabe muito bem no que se deve basear, neste artigo do PeritoAnimal explicamos-lhe tudo o que precisa de saber. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Porquinho da Índia não come

A água, muito importante para os cachorros com diabetes

No PeritoAnimal vamos lhe dar algumas recomendações gerais sobre como alimentar o seu cachorro no caso de ser diagnosticado com diabetes. No entanto, não se esqueça que cada animal de estimação pode ter necessidades nutricionais específicas, por isso, deve ser o seu veterinário a dar as regras que deve seguir.

Uma recomendação geral com qualquer animal de estimação é que este tenha sempre à sua disposição água fresca. Este conselho tem mais importância ainda no caso de um cachorro com diabetes. Lembre-se que precisa de beber muito mais água, por isso, se vai sair de casa certifique-se de deixar sempre a quantidade necessária.

Dieta para cachorros diabéticos - A água, muito importante para os cachorros com diabetes

Alimentos recomendados

A dieta de um cachorro com diabetes deve incluir alimentos com altas doses de fibra. Isto ajuda a reduzir um possível aumento de glicose repentino. Este tipo de aumentos podem afetar muito a saúde do cachorro. Por isso mesmo, nestas dietas também se adicionam carboidratos de assimilação lenta (batata, arroz ou massa).

Quais alimentos podemos incluir na nossa dieta?

  • Cereais
  • Aveia
  • Massa
  • Trigo
  • Arroz
  • Painço
  • Soja
  • Legumes
  • Feijão verde
  • Batatas

As vitaminas na dieta de um cachorro diabético

Não é de estranhar se o seu veterinário recomendar algum vitamínico especial. As vitaminas C, E e B-6 ajudam a controlar essas subidas de glicose que referimos antes.

Dieta para cachorros diabéticos - Alimentos recomendados

Receita caseira para um cachorro diabético passo a passo

Para começar devemos procurar todos os ingredientes desta dieta para cachorros diabéticos:

  • Arroz integral
  • Carne magra (frango sem pele, peru ou vitela)
  • Feijão verde
  • Cenouras
  • Iogurte 0% em gorduras
Dieta para cachorros diabéticos - Receita caseira para um cachorro diabético passo a passo

1. Cozinhar o arroz integral

Vamos começar por preparar o arroz. Ao ser integral precisa de mais água que o arroz normal. Se normalmente utilizávamos duas xícaras de água por uma de arroz, com o integral precisamos de três de água.

  • Dica: para que o arroz fique mais macio, deixe-o de molho em água fria durante uma hora. O que conseguimos com isto é que a água vá penetrando nos grãos de arroz.

Coloque o arroz a ferver. No momento em que a água começar a ferver, diminua a temperatura para o fazer em fogo lento. Lembre-se que o deve cozinhar com a tampa da panela colocada. O arroz integral demora mais a cozer, por volta de 40 minutos.

Dieta para cachorros diabéticos - 1. Cozinhar o arroz integral

2. Cozinhar a carne

A primeira coisa a fazer é cortar a carne em pedaços pequenos. Se o seu cachorro for muito pequeno, também tem a opção de a picar. Frite a carne em uma frigideira até ver que fica bem dourada. Se houver gordura que possa retirar, não hesite em fazê-lo.

Dieta para cachorros diabéticos - 2. Cozinhar a carne

3. As cenouras e o feijão verde

Deve lavar tudo muito bem e cortar também em pedaços. Neste caso, vamos deixar as verduras cruas uma vez que se as cozinhássemos poderiam perder parte dos seus nutrientes. Ainda assim, se o seu cachorro não estiver habituado, pode colocá-las a ferver junto do arroz.

Dieta para cachorros diabéticos - 3. As cenouras e o feijão verde

4. Combine todos os ingredientes e não se esqueça de adicionar o iogurte

E já tem uma deliciosa receita que o seu cachorro diabético irá gostar!

Dieta para cachorros diabéticos - 4. Combine todos os ingredientes e não se esqueça de adicionar o iogurte

Guloseimas especiais para cachorros diabéticos

Uma das principais recomendações para um cachorro com diabetes é regular o seu consumo de açúcares. Mas não precisamos de deixar o nosso cachorro sem guloseimas, confira esta receita.

Vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 700 g de fígado
Dieta para cachorros diabéticos - Guloseimas especiais para cachorros diabéticos

Esta receita é muito simples. Passe o fígado pela picadora para ficar em pedaços muito finos. De seguida, misture com os ovos e a farinha. O único cuidado que deve ter é que fique uma massa bem homogênea. Deverá estender a mistura de forma uniforme em um prato especial para o forno. Pré-aqueça o forno a 175 graus e deixe por 15 minutos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dieta para cachorros diabéticos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Conselhos
  • Mais refeições e menos quantidade. Se diminuir a quantidade de comida e aumentar o número de refeições por dia, será mais fácil para o seu cachorro digerir a comida.
  • Controle o peso do seu cachorro com exercício moderado, o seu cachorro deve estar em um peso ótimo.

Escrever comentário sobre Dieta para cachorros diabéticos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Elizabeth Cassel
Gostaria de mais detalhes para variar a dieta do meu cão diabético. Ele tem 17 meses .
Durval dos santos
Esta é minha perola negra, A Morgana, esta semana fiquei sabendo que ela está com diabetes.
Mudou tudo em nossas vidas.
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Durval! Muito obrigada por partilhar a foto da sua Morgana, é uma doçura :) Acredito que essa doença tenha mudado as vossas vidas. Se quiser pode se informar um pouco mais sobre a diabetes em cães aqui: http://www.peritoanimal.com.br/diabetes-em-caes-sintomas-e-tratamento-20302.html
Durval dos santos
Fiquei sabendo esta semana que minha cadela estava com diabete. Me abalou muito, fiquei acho que mais doente que ela. E procurando saber mais sobre alimentação, ficamos perdido no que pode e no que não pode. sendo que aqui encontrei a solução perfeita. A alimentação, pois não pode acho eu ser baseada apenas em ração apropriada, o que para começo é muito cara e não tenho condições de poder sempre comprar. Gostei da receita da guloseima.

Dieta para cachorros diabéticos
1 de 10
Dieta para cachorros diabéticos

Voltar ao topo da página