Partilhar

Dieta para cachorros diabéticos

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 25 abril 2016
Dieta para cachorros diabéticos

Ver fichas de  Cachorros

Um dos principais problemas do sedentarismo dos nossos animais de estimação é o sobrepeso. Os cachorros não realizam exercício suficiente para a quantidade de comida que ingerem diariamente. Uma das consequências que esses quilos a mais podem ter é a diabetes em cachorros.

Trata-se de uma doença que faz com que tenhamos de tomar determinadas medidas especiais. Entre elas, pedir ao nosso veterinário que nos ajude a fazer dietas para cachorros diabéticos. Se não sabe muito bem no que se deve basear, neste artigo do PeritoAnimal explicamos-lhe tudo o que precisa de saber. Continue lendo!

A água, muito importante para os cachorros com diabetes

No PeritoAnimal vamos lhe dar algumas recomendações gerais sobre como alimentar o seu cachorro no caso de ser diagnosticado com diabetes. No entanto, não se esqueça que cada animal de estimação pode ter necessidades nutricionais específicas, por isso, deve ser o seu veterinário a dar as regras que deve seguir.

Uma recomendação geral com qualquer animal de estimação é que este tenha sempre à sua disposição água fresca. Este conselho tem mais importância ainda no caso de um cachorro com diabetes. Lembre-se que precisa de beber muito mais água, por isso, se vai sair de casa certifique-se de deixar sempre a quantidade necessária.

Dieta para cachorros diabéticos - A água, muito importante para os cachorros com diabetes

Alimentos recomendados

A dieta de um cachorro com diabetes deve incluir alimentos com altas doses de fibra. Isto ajuda a reduzir um possível aumento de glicose repentino. Este tipo de aumentos podem afetar muito a saúde do cachorro. Por isso mesmo, nestas dietas também se adicionam carboidratos de assimilação lenta (batata, arroz ou massa).

Quais alimentos podemos incluir na nossa dieta?

  • Cereais
  • Aveia
  • Massa
  • Trigo
  • Arroz
  • Painço
  • Soja
  • Legumes
  • Feijão verde
  • Batatas

As vitaminas na dieta de um cachorro diabético

Não é de estranhar se o seu veterinário recomendar algum vitamínico especial. As vitaminas C, E e B-6 ajudam a controlar essas subidas de glicose que referimos antes.

Dieta para cachorros diabéticos - Alimentos recomendados

Receita caseira para um cachorro diabético passo a passo

Para começar devemos procurar todos os ingredientes desta dieta para cachorros diabéticos:

  • Arroz integral
  • Carne magra (frango sem pele, peru ou vitela)
  • Feijão verde
  • Cenouras
  • Iogurte 0% em gorduras
Dieta para cachorros diabéticos - Receita caseira para um cachorro diabético passo a passo

1. Cozinhar o arroz integral

Vamos começar por preparar o arroz. Ao ser integral precisa de mais água que o arroz normal. Se normalmente utilizávamos duas xícaras de água por uma de arroz, com o integral precisamos de três de água.

  • Dica: para que o arroz fique mais macio, deixe-o de molho em água fria durante uma hora. O que conseguimos com isto é que a água vá penetrando nos grãos de arroz.

Coloque o arroz a ferver. No momento em que a água começar a ferver, diminua a temperatura para o fazer em fogo lento. Lembre-se que o deve cozinhar com a tampa da panela colocada. O arroz integral demora mais a cozer, por volta de 40 minutos.

Dieta para cachorros diabéticos - 1. Cozinhar o arroz integral

2. Cozinhar a carne

A primeira coisa a fazer é cortar a carne em pedaços pequenos. Se o seu cachorro for muito pequeno, também tem a opção de a picar. Frite a carne em uma frigideira até ver que fica bem dourada. Se houver gordura que possa retirar, não hesite em fazê-lo.

Dieta para cachorros diabéticos - 2. Cozinhar a carne

3. As cenouras e o feijão verde

Deve lavar tudo muito bem e cortar também em pedaços. Neste caso, vamos deixar as verduras cruas uma vez que se as cozinhássemos poderiam perder parte dos seus nutrientes. Ainda assim, se o seu cachorro não estiver habituado, pode colocá-las a ferver junto do arroz.

Dieta para cachorros diabéticos - 3. As cenouras e o feijão verde

4. Combine todos os ingredientes e não se esqueça de adicionar o iogurte

E já tem uma deliciosa receita que o seu cachorro diabético irá gostar!

Dieta para cachorros diabéticos - 4. Combine todos os ingredientes e não se esqueça de adicionar o iogurte

Guloseimas especiais para cachorros diabéticos

Uma das principais recomendações para um cachorro com diabetes é regular o seu consumo de açúcares. Mas não precisamos de deixar o nosso cachorro sem guloseimas, confira esta receita.

Vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 700 g de fígado
Dieta para cachorros diabéticos - Guloseimas especiais para cachorros diabéticos

Esta receita é muito simples. Passe o fígado pela picadora para ficar em pedaços muito finos. De seguida, misture com os ovos e a farinha. O único cuidado que deve ter é que fique uma massa bem homogênea. Deverá estender a mistura de forma uniforme em um prato especial para o forno. Pré-aqueça o forno a 175 graus e deixe por 15 minutos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dieta para cachorros diabéticos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Conselhos
  • Mais refeições e menos quantidade. Se diminuir a quantidade de comida e aumentar o número de refeições por dia, será mais fácil para o seu cachorro digerir a comida.
  • Controle o peso do seu cachorro com exercício moderado, o seu cachorro deve estar em um peso ótimo.

Escrever comentário sobre Dieta para cachorros diabéticos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Elisa
Olá, início desse mês recebi a notícia que minha Nany (Fox Paulistinha) está com Diabetes. Já está fazendo uso do Glifage. Porém, ainda estou perdida e desesperada em relação à Dieta dela... Quantidade, etc... Alguém poderia me ajudar, por favor!
Lisia
Elisa, eu também recebi há dias esta notícia. Minha cadela está diabética também. Que medicamento você está usando? São comprimidos? Está funcionando? Estou desesperada com a prática de aplicar insulina. Tenho pavor de agulhas e seringas. Agradeço, abraço.
Sandra
Olá ! Gostaria muitooooo de receber receitas para cães diabéticos, tenho um podlle de 11 e está a um ano com diabetes, ele adora iogurte natural desnatado, mande mais opções 🙏😘
Maria santana
Meu lhasa apson esta com diabete..ele tem 9 anos.. ele adora batata doce..posso continuar dando?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! Tal como referido no artigo você pode dar batatas para o seu pet, no entanto, o mais indicado é buscar um médico veterinário de confiança para que ele passe uma dieta equilibrada e variada de acordo com as necessidades do seu cachorro.
Sabrina Munhoz
Quero receber dietas para diabeticos...tenho uma poodle com diabetes com 10 anos...
Carlos Vinicius
leve na veterinária endocrinologista e na veterinária clínica, veja se os olhos estão começando a ficar brancos e está bebendo mais água do quê o normal, se está urinando mais do quê o normal.
Elizabeth Cassel
Gostaria de mais detalhes para variar a dieta do meu cão diabético. Ele tem 17 meses .
Carlos Vinicius
leve para veterinária endocrinologista e para veterinária clínica, veja se está começando a ficar com os olhos brancos, se está bebendo mais água do quê o normal, se está urinando muito.
Durval dos santos
Esta é minha perola negra, A Morgana, esta semana fiquei sabendo que ela está com diabetes.
Mudou tudo em nossas vidas.
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Durval! Muito obrigada por partilhar a foto da sua Morgana, é uma doçura :) Acredito que essa doença tenha mudado as vossas vidas. Se quiser pode se informar um pouco mais sobre a diabetes em cães aqui: http://www.peritoanimal.com.br/diabetes-em-caes-sintomas-e-tratamento-20302.html
Durval dos santos
Fiquei sabendo esta semana que minha cadela estava com diabete. Me abalou muito, fiquei acho que mais doente que ela. E procurando saber mais sobre alimentação, ficamos perdido no que pode e no que não pode. sendo que aqui encontrei a solução perfeita. A alimentação, pois não pode acho eu ser baseada apenas em ração apropriada, o que para começo é muito cara e não tenho condições de poder sempre comprar. Gostei da receita da guloseima.

Dieta para cachorros diabéticos
1 de 10
Dieta para cachorros diabéticos

Voltar ao topo da página