Dietas caseiras

Os cachorros podem comer ossos cozidos?

Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. Atualizado: 7 junho 2023
Os cachorros podem comer ossos cozidos?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Será que pode dar osso cozido para cachorro? É muito habitual que quem se inicia na elaboração de dietas caseiras para os seus cachorros tenha várias dúvidas, especialmente relacionadas como os ossos e a cocção dos alimentos. Se este é o seu caso e não sabe se pode complementar as receitas do seu melhor amigo com ossos por medo que sofra algum problema de saúde, não se preocupe, no PeritoAnimal respondemos às suas dúvidas.

Continue lendo e descubra se os cachorros podem comer ossos crus ou cozidos. Mas... Não se esqueça que pode sempre consultar com o seu veterinário todas as dúvidas relacionadas com a alimentação do seu cachorro.

Também lhe pode interessar: Os cachorros podem comer ovo?

Índice

  1. Pode dar osso cozido para cachorro?
  2. O que pode acontecer se eu der osso cozido para o cachorro?
  3. Quais são os melhores ossos para cachorro?
  4. Ossos proibidos para cachorros

Pode dar osso cozido para cachorro?

É muito importante deixar bem claro que os ossos cozidos são perigosos para os cachorros, uma vez que podem conduzir a uma perfuração intestinal ou a uma obstrução na garganta. Isso acontece principalmente porque durante o processo de cozimento os ossos ficam mais frágeis, fazendo com que se possam estilhaçar e danificar as paredes do sistema digestivo. Além de serem prejudiciais, os ossos cozidos perderam todos os nutrientes que poderiam ter.

Em vez disso, podemos oferecer ossos crus para os cães, um alimento saudável que confere cálcio, fósforo e minerais. Além disso costumam adorar o seu sabor e o entretenimento que têm ao mastigá-los. O consumo recomendado de ossos crus para o cachorro seria por volta de uma vez por semana e pode oferecer ao peludo diretamente ou triturá-lo com a picadora de carne. Além disso, é importante que os ossos passem por um período mínimo de 72 horas de congelação para eliminar eventuais agentes parasitários presentes.

Os cachorros podem comer ossos cozidos? - Pode dar osso cozido para cachorro?

O que pode acontecer se eu der osso cozido para o cachorro?

Durante gerações, os humanos deram ossos aos cães, tanto crus como cozidos, e embora muitas vezes não se tenha repercutido negativamente na saúde do cachorro, em outros casos provocou lesões graves. Em seguida explicamos alguns dos perigos dos ossos cozidos para cachorros:

  • Fratura dos dentes.
  • Obstrução na traqueia, nesse caso, podemos observar dificuldade para respirar ou tosse.
  • Peritonite.
  • Lesões e perfuração nas gengivas, língua, esôfago, estômago, intestinos e reto.
  • Laceração.
  • Prisão de ventre e fezes com sangue.

Se você der um osso cozido ao cachorro e observar qualquer anomalia, sintoma de mal-estar ou desconforto, recorra ao veterinário. Lembre-se que alguns dos problemas mencionados anteriormente são graves e podem causar a morte do su cachorro se não forem tratados a tempo.

Os cachorros podem comer ossos cozidos? - O que pode acontecer se eu der osso cozido para o cachorro?

Quais são os melhores ossos para cachorro?

Se você está pensando em iniciar o seu cachorro no consumo de dietas cruas, ou seja, BARF ou ACBA, será muito importante que conheça os ossos mais recomendados. Em seguida explicamos quais são as melhores opções de ossos para cachorros. Não se esqueça que todos devem ser dados crus e com carne, e não ossos completamente raspados.

  • Pescoço de galinha
  • Pescoço de peru
  • Pescoço de cordeiro
  • Carcaça de galinha
  • Asinhas de galinha (picadas)
  • Pata de galinha
  • Joelho de vaca
  • Joelho de boi
  • Cartilagem de peito de frango
  • Mocotó de boi

Não se esqueça que sempre que oferecer ossos para o cachorro, você deve supervisioná-lo enquanto come para poder agir com rapidez caso se engasgue ou se magoe com o osso. Também é fundamental conseguir alimentos frescos e de qualidade.

Os cachorros podem comer ossos cozidos? - Quais são os melhores ossos para cachorro?

Ossos proibidos para cachorros

Agora que você já sabe que ossos para cachorros são recomendados, e descubriu que ossos cozidos não são uma boa opção, aqui listaremos outros tipos de ossos que não devem ser dados a cachorros, pois podem representar riscos à saúde deles:

  • Ossos de aves: ossos de aves para cachorro, como os de frango ou peru, são pequenos e podem se quebrar facilmente em pedaços afiados, representando um risco de asfixia ou perfuração nos órgãos internos.
  • Ossos de costela: ossos grandes, como os de costela bovina, podem ser muito duros e propensos a lascar, causando problemas semelhantes aos mencionados anteriormente.
  • Ossos pequenos: ossos pequenos, como os de peixe, também podem se quebrar facilmente e causar engasgo, asfixia ou lesões internas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cachorros podem comer ossos cozidos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Marcos mirabeau nascimento
Carrapato pode dar doenca no cachorro
1 de 4
Os cachorros podem comer ossos cozidos?