Os cachorros podem comer ovo?

Os cachorros podem comer ovo?

Garantir uma boa alimentação para o nosso cachorro é uma das melhores coisas que podemos fazer para mantê-lo saudável, pois é através de uma alimentação balanceada que conseguimos aumentar sua expectativa de vida, podemos evitar várias doenças graves e ainda fazer com que nosso cachorro desfrute de uma boa qualidade de vida.

É notório que, cada vez mais, nós temos a consciência desta informação e por isso, muitos tutores procuram soluções naturais para alimentar os cachorros e fornecer todos os nutrientes necessários para eles. A verdade é que hoje é possível encontrar comida ecológica para cachorros com muito mais facilidade.

Se você deseja oferecer uma alimentação natural ao seu cachorro para garantir que ele viva mais, não deixe de ler o seguinte artigo do PeritoAnimal onde te explicamos se cachorro pode comer ovo, além de apresentar várias dicas de como oferecer ovos para os cachorros.

Cachorro pode comer ovo, é bom para ele!

Pode dar ovo para cachorro? Sim!

Principalmente pelo seu alto teor proteico e por seus benefícios ao organismo e a saúde dos cachorros, já que o ovo contém todos os aminoácidos essenciais, aqueles que o organismo do seu cachorro não consegue produzir internamente, somente conseguindo obter diretamente através dos alimentos.

O ovo é bastante proteico, funciona muito bem no fortalecimento dos músculos do cachorro, além de reparar seus tecidos e melhorar a fibra dos seus pelos. Portanto, pode dar ovo para cachorro filhote também! Na quantidade adequada e sem exageros, é muito adequado incluir este alimento na dieta dos cães.

As proteínas são nutrientes que devem ser encontrados em maior proporção na dieta do cachorro. Além disso, o ovo também é rico em gorduras que são igualmente necessárias para sua dieta.

Devemos entender que, na quantidade adequada, a gordura não provoca aumento de colesterol no seu cachorro, na verdade estas gorduras são benéficas para ele. Por fim, o ovo contém vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro e selênio, o que faz dele um alimento muito completo, assim como econômico e acessível. Portanto, pode dar ovo para cachorro, sim.

Como oferecer ovos para cães

O cachorro pode comer ovo encontrado de forma esporádica na vida selvagem. Porém, cães e gatos domésticos precisam da atenção do tutor, pois eles podem chegar a se engasgar com a casca do ovo, e se intoxicar com bactérias que podem aparecer nos ovos crus.

Pode dar ovo frito para cachorro?

Ovos fritos, assim como somos acostumados a comer, com manteiga e sal não são recomendados aos cachorros, pois a fritura não faz bem à saúde deles.

Cachorro pode comer ovo cozido?

O ovo cozido para cachorro é a forma mais indicada pelos veterinários. Isso porque o ovo cru para cachorro pode fazer muito mal, devido ao risco da transmissão de doenças como a salmonela, que pode ser encontrada nos alimentos contaminados.

A ingestão excessiva da avidina, proteína encontrada na clara do ovo crua, pode interferir negativamente no funcionamento do metabolismo canino. Desta forma, o ovo cru não oferece benefícios e pode causar problemas. Por isso, o seu cozimento é fundamental para evitar qualquer risco a saúde do seu cão.

Cachorro pode comer a casca do ovo?

A casca do ovo é rica em cálcio e uma excelente alternativa para a dieta do seu cachorro. Porém, para evitar a transmissão da salmonela e o risco de engasgo, o ideal é ferver a casca e triturar antes de oferecer ao seu cachorrinho.

Para esmagar a casca do ovo, antes de oferecer ao cão, você pode utilizar um moedor de café, um processador de alimentos, ou até mesmo um pilão para cortar a casca em pequenos pedaços. Isso também facilita o seu armazenamento, pois a os pedaços da casca podem ficar guardados em tigelas na geladeira durante a semana para melhorar a alimentação do seu cachorro.

Com que frequência posso dar ovo para o meu cachorro?

As proteínas devem ser a maior parte da dieta do cachorro e o ovo é um alimento rico em proteínas. Contudo, elas devem ser obtidas principalmente através da carne, uma vez que o cachorro é carnívoro. As proteínas também devem estar na alimentação balanceada recomendada para nós, humanos, e para os animais em geral. A ingestão exagerada de alimentos, assim como no nosso organismo não é recomendada, também não é benéfico para a manutenção da saúde no organismo dos cachorros.

Por esse motivo, o ovo deve ser oferecido esporadicamente, para que o seu pet possa se beneficiar de todos os nutrientes que o alimento oferece. Para isso, basta um ovo, uma a duas vezes por semana.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cachorros podem comer ovo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • PET MD. Vet Authored. “The Incredible, Edible Egg: Nutritional or Deadly for Pets?”. Acessado em 25 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.petmd.com/dog/nutrition/evr_multi_eggs_for_pets2