Os cachorros podem comer ovo?

Os cachorros podem comer ovo?

Garantir uma boa alimentação para o nosso cachorro é uma das melhores coisas que podemos fazer para mantê-lo saudável e fazer com que desfrute de uma boa qualidade de vida.

Cada vez somos mais conscientes desta informação e, por isso, são muitos os tutores que procuram soluções mais naturais para alimentar os cachorros e fornecer todos os nutrientes necessários. A verdade é que hoje até é possível encontrar comida ecológica para cachorros.

Se está interessado em oferecer uma alimentação natural ao seu cachorro, não perca o seguinte artigo do PeritoAnimal onde respondemos à questão "Os cachorros podem comer ovo?"

O ovo é mais do que adequado para a nutrição do cachorro

Os ovos de galinha são um bom alimento para os cachorros? Sim, principalmente pelo seu alto teor proteico, caracterizado pelo seu alto valor biológico, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais, aqueles que o organismo do seu cachorro não consegue sintetizar se forma interna mas sim obter diretamente dos alimentos.

As proteínas são um dos nutrientes que devem ser encontrados em maior proporção na dieta do cachorro. Além disso, o ovo também é rico em gorduras e estas são igualmente necessárias. Devemos entender que, em nenhum contexto, elas vão provocar colesterol no seu cachorro, uma vez que estas gorduras são benéficas para ele.

Por fim, o ovo contém vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro e selênio, o que faz dele um alimento muito completo, assim como econômico e acessível.

Ovo cru ou cozido?

O cachorro pode encontrar um ovo de forma esporádica na vida selvagem. Por esse motivo, os especialistas em nutrição canina que defendem a alimentação BARF recomendam dar o ovo cru e, além disso, com um pedaço de casca bem moída para aumentar o conteúdo mineral.

Mas não pode isso ser prejudicial para o sistema digestivo do cachorro? O certo é que a clara de ovo não cozinhada contém uma proteína chamada avidina que atua como anti-nutriente, interferindo na absorção da vitamina H ou biotina. Contudo, o nosso cachorro pode digerir o ovo cru muito melhor do que nós e, para criar uma deficiência de biotina, seria necessário consumir grandes quantidades deste alimento cru, o que não é recomendado, como verá em seguida.

Contudo, é necessário ter em conta que o ovo cru pode ser portador da bactéria salmonela. Por isso, antes de quebrar o ovo (se vai dá-lo cru para o seu cachorro), lave muito bem o alimento.

Uma boa opção para eliminar o risco de que o nosso cachorro pegue salmonelose é cozinhar o ovo por completo. Cozer o ovo desnaturaliza a avidina, embora seja igualmente benéfico para o seu organismo e garanta as proteínas e gorduras anteriormente mencionadas. A salmonelose pode também afetar os gatos.

Com que frequência posso dar ovo para o meu cachorro?

As proteínas devem ser a maior parte da dieta do cachorro e o ovo é um alimento rico em proteínas. Contudo, elas devem ser obtidas através da carne, principalmente, uma vez que o cachorro é carnívoro e esse é o melhor alimento para ele.

Por esse motivo, o ovo deve ser oferecido esporadicamente, para que o seu pet possa beneficiar de todos os nutrientes que oferece. Para isso, basta um ovo, uma a duas vezes por semana.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os cachorros podem comer ovo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.