Partilhar

Os 10 melhores pais do reino animal

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. 4 maio 2016
Os 10 melhores pais do reino animal

A natureza é sábia e a prova disso são estes incríveis pais que fazem até o impossível para garantir a próxima geração. No PeritoAnimal trazemos-lhe esta interessante lista com os 10 pais mais exemplares do reino animal, descubra quem são os que mais protegem as suas crias, os que expõem a sua vida e os que mais se sacrificam.

Certamente que já conhece alguns deles, mas talvez não conheça os incríveis pais que podem estar perto de si. Se é pai, pode ser que perceba muitos destes comportamentos, uma vez que a paternidade é uma condição que não só se aplica aos seres humanos. Assim sendo, descubra conosco, que para ser um bom pai no reino animal, nem sempre precisa de grandes garras ou ser muito grande, deixe-se surpreender e conheça as curiosidades destes maravilhosos animais.

Também lhe pode interessar: As melhores mães do reino animal

1. Pinguim imperador

Estas incríveis aves têm que ter um lugar na nossa lista, é que a entrega total dos pais desta espécie de pinguins é uma característica que os deixou muito famosos.

Os pinguins imperador renunciam ao alimento e protegem um único ovo durante toda a implacável temporada de inverno. As fêmeas põem os ovos, mas quem os incuba até eclodirem são os pais.

Os 10 melhores pais do reino animal - 1. Pinguim imperador

2. Cavalhos-marinhos

Com este pai tivemos dúvidas, acreditamos que também devia levar o primeiro lugar! Os machos dos cavalos-marinhos são tão bons pais que são eles os que ficam grávidos.

A fêmea deposita os ovos já fecundados numa espécie de bolsa que os machos têm para proteger todas as crias. O cavalho-marinho pode carregar até 2.000 ovos consigo durante 10 dias... Sem dúvida é um dos melhores pais do reino animal e também um dos mais exóticos.

Os 10 melhores pais do reino animal - 2. Cavalhos-marinhos

3. Macaco-coruja

O que faz do macaco-coruja um bom pai, é que o seu trabalho como pai não acaba nunca. Os machos não só ajudam as fêmeas, mas também se encarregam de transportar os bebês durante o período de lactância e além disso, partilham as tarefas de cuidados e higiene dos pequenos.

O terceiro lugar da nossa lista de pais exemplares do reino animal não podia ser de outro que não o macaco-coruja.

Os 10 melhores pais do reino animal - 3. Macaco-coruja

4. Besouro d'água gigante

Não são muito bonitos, mas o certo é que os machos desta espécie de besouros d'água transportam os ovos das suas crias nas costas, desde que a fêmea os fecunda até que ecludam.

O besouro d'água gigante encarrega-se de proteger a sua prole, carregando nas suas costas até 150 ovos. Sem dúvida é um grande pai e merece um lugar na nossa contagem do reino animal.

Os 10 melhores pais do reino animal - 4. Besouro d'água gigante

5. Cisne-de-pescoço-preto

O quinto lugar da nossa lista dos melhores pais do reino anima vai para o cisne-de-pescoço-preto. Se já alguma vez viu estes cisnes nadando em um lago e viu a mão levando as suas crias em cima das suas costas e à sua volta, temos uma novidade para si, não era a mãe, é o pai!

Esta espécie de cisnes levam os seus bebês às costas para os protegerem de predadores, do frio e de outros perigos. O macho é o encarregado da tarefa durante todo o ano, embora a sua atividade como bom pai seja mais intensa durante as primeiras semanas do pequenos cisnes.

Os 10 melhores pais do reino animal - 5. Cisne-de-pescoço-preto

6. Lobo

Ferozes e selvagens, mas pais de família como nenhum. Os lobos cinzentos, além de serem um dos animais mais fiéis do reino animal, também são pais exemplares. Não só se preocupa por alimentar a sua companheira depois do parto, como também se encarrega do cuidado da cria e do seu treinamento em temas de caça e sobrevivência.

O lobo é um bom pai e um bom casal e por isso ocupa o sexto lugar da nossa lista dos melhores pais do reino animal.

Os 10 melhores pais do reino animal - 6. Lobo

7. Raposa vermelha

Tal como os lobos, a raposa vermelha é um pai exemplar que apesar de não se ocupar das crias em si, ocupa-se da consciencialização delas para a sobrevivência.

A raposa vermelha macho encarrega-se de alimentar a sua família, mãe e filhos, durante os primeiros três meses. Este maravilhoso pai do reino animal tem que procurar alimento a cada 4-6 horas para todos e além disso, é ele que ensina as pequenas raposas a caçar e a sobreviver. r.

Os 10 melhores pais do reino animal - 7. Raposa vermelha

8. Bagre

Outro pai exemplar que "come" as suas crias. O impressionante da entrega dos pais desta espécie de peixe é que protegem as suas crias na sua boca até que estes alcancem os 5 centímetros de comprimento.

Durante todo este tempo, o macho do bagre sobrevive sem ingerir alimentos e por isso está na nossa lista dos melhores pais do reino animal.

Os 10 melhores pais do reino animal - 8. Bagre

9. Rã-touro

A rã-touro é um exemplo de pai. É certo que nesta espécie o processo de gravidez é bastante complicado para as mães, mas assim que os ovos estão fecundados são os pais que os protegem de uma forma muito original: comem os ovos!

A rã-touro protege no interior da sua boca todas as suas crias que podem chegar a ser até 6.000 e o melhor, ou pior, de tudo é que quando estão prontas para vir ao mundo, o macho da rã-touro "vomita" os seus filhos transformando-os em pequenos e felizes girinos.

Os 10 melhores pais do reino animal - 9. Rã-touro

10. Craugastor Augusti

Sim, outra rã. Esta é uma rã que ficou conhecida no mundo inteiro pelo barulho que faz. No caso dos pais, sabe-se que os machos são excessivamente protetores com as crias e em casos extremos, esta rã pode inclusivamente urinar sobre os ovos se estes tiverem falta de água para sobreviverem.

Conseguir o sustento para que os seus filhos vivam a todo o custo, faz com que a peculiar rã feche a nossa listagem dos melhores pais do reino animal.

Agora que já sabe quais são os melhores pais do reino animal veja também a nossa lista com as melhores mães do reino animal.

Os 10 melhores pais do reino animal - 10. Craugastor Augusti

Gostou da nossa lista dos melhores pais do reino animal ou acredita que existe algum pai que nos esquecemos? Deixe o seu comentário e partilhe estes artigos para comemorar o dia do pai. No Perito Animal sabemos o quão importante é ser um bom pai e o fantástico trabalho que estes animais fazem durante as suas vidas pode ajudar a que nós humanos também sejamos melhores pais.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os 10 melhores pais do reino animal, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Os 10 melhores pais do reino animal

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Os 10 melhores pais do reino animal
1 de 11
Os 10 melhores pais do reino animal

Voltar ao topo da página