Curiosidades do mundo animal

Curiosidades sobre os coalas

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. Atualizado: 28 fevereiro 2022
Curiosidades sobre os coalas

Os coalas (Phascolarctos cinereus) são, sem dúvida, animais icônicos que, devido à sua aparência tenra, se tornaram muito populares. Apesar de serem chamados de ursos coalas, não pertencem ao grupo dos ursídeos, mas pertencem à família Phascolarctidae, que possui apenas um gênero e uma espécie viva atualmente. Além disso, estes animais pertencem à subordem Vombatiformes, que compartilham apenas com os vombates.

Neste artigo do PeritoAnimal, te apresentamos as mais surpreendentes curiosidades sobre os coalas. Continue lendo para conhecer dados interessantes sobre estes incríveis e chamativos animais.

Também lhe pode interessar: Onde vivem os coalas

Índice

  1. São marsupiais
  2. São originários da Austrália
  3. Nem todos têm o mesmo tamanho
  4. Têm dedos oponíveis e impressões digitais
  5. Possuem bons sentidos de audição e olfato
  6. Seu nome significa
  7. Comem até 1 kg de plantas tóxicas
  8. Dormem quase o dia inteiro
  9. Possuem um cérebro pequeno
  10. Sofrem de clamídia
  11. Estão classificados como vulneráveis
Ver mais >>

São marsupiais

Os coalas têm como característica ser um grupo de animais marsupiais, ou seja, as fêmeas possuem uma bolsa onde guardam as crias, que nascem sem ter se desenvolvido completamente, e lá o filhote completa seu crescimento.

Uma grande curiosidade sobre os coalas está na sua gestação, que dura cerca de 35 dias e, após esse período, nasce um feto de aproximadamente 0,5g que é introduzido na bolsa marsupial. Passados seis ou sete meses o jovem coala tira, pela primeira vez, a cabeça do marsúpio da sua mãe.

Curiosidades sobre os coalas - São marsupiais

São originários da Austrália

Estes mamíferos peculiares são animais originários da Austrália e, apesar de já terem tido uma maior distribuição, atualmente podem ser encontrados no nordeste, centro e sudeste de Queensland, com certa presença descontínua em regiões ocidentais. Estão localizados também no leste de Nova Gales até o sul, em Victoria e no sudeste do sul. Além disso, foram introduzidos em pelo menos 12 ilhas próximas.

Nem todos têm o mesmo tamanho

Estes animais têm aparência tenra e, apesar de seu pequeno tamanho, são robustos. Ainda que subespécies não sejam formalmente reconhecidas até agora, apresentam pesos e tamanhos diferentes, dependendo do sexo e de onde habitam (norte ou sul das regiões mencionadas).

No norte, os machos pesam em média 6,5 kg e medem 70,5 cm, enquanto as fêmeas pesam 5,1 kg e medem 68,7 cm. No sul, machos pesam 12 kg e medem 78,2 cm enquanto as fêmeas pesam 8,5 kg e medem 71,6 cm.

Têm dedos oponíveis e impressões digitais

Uma das curiosidades sobre os coalas que mais chama atenção é que suas patas dianteiras possuem cinco dedos, mas os dois primeiros são oponíveis ao restante, sendo uma adaptação para se agarrar melhor às coisas, já que seus hábitos são arborícolas. No caso das extremidades traseiras, o primeiro dedo é curto e alargado, e o segundo e terceiro são fundidos. Além disso, possuem garras afiadas.

A característica mais curiosa nos seus membros é que eles têm impressões digitais assim como os humanos e, embora sejam diferentes das nossas, também são diferentes de coala para coala.

Curiosidades sobre os coalas - Têm dedos oponíveis e impressões digitais

Possuem bons sentidos de audição e olfato

Outra das curiosidades sobre os coalas é que eles possuem uma visão deficiente mas, dado o tipo de vida que levam, esta não é tão importante quanto a audição e o olfato, os quais são muito desenvolvidos. Com o primeiro sentido conseguem interagir e desenvolver a socialização, principalmente para a reprodução. Quanto ao olfato, seu distintivo nariz lhes permite perceber e avaliar o alimento peculiar que consomem.

Seu nome significa

O nome "coala" vem da palavra aborígene australiana "gula", que significa "sem água". Por algum tempo, se imaginou que estes marsupiais não precisavam beber água porque não era comum observá-los fazendo isto. No entanto, isso não é verdade. Ainda que tomem parte da água das plantas que consomem, exigem ingeri-la, principalmente quando as temperaturas são elevadas.

Comem até 1 kg de plantas tóxicas

Os coalas são animais herbívoros que se alimentam principalmente de algumas espécies de plantas de eucaliptos, apesar de uma grande variedade deste tipo de planta se restringir somente a algumas espécies. Os eucaliptos são plantas que contém compostos tóxicos que seriam prejudiciais a outros animais, mas os coalas desenvolveram um sistema anatômico e fisiológico que lhes permite alimentar-se destas folhas sem que nenhum tipo de dano seja causado. Isto acontece porque além de seus dentes moerem bem o alimento, o fígado separa as toxinas do mesmo para ser excretadas e, com a ajuda adicional de bactérias especializadas, os resíduos restantes são processados, sendo esta uma das curiosidades sobre os coalas que também se destacam.

Como estas plantas são nutricionalmente deficientes, os coalas devem consumir entre 0,5 kg e 1 kg por dia para que possam garantir a energia necessária para o funcionamento do seu organismo.

Curiosidades sobre os coalas - Comem até 1 kg de plantas tóxicas

Dormem quase o dia inteiro

Os coalas possuem um metabolismo mais lento que o comum entre os mamíferos, e isto está relacionado à necessidade de guardar energia que, como já sabemos, está vinculada com a dieta baixa em nutrientes que costumam ter. Para otimizar o gerenciamento e manutenção da sua energia, estes animais precisam diminuir suas atividades diárias. Por isso, passam a maior parte do tempo dormindo, entre 18 e 20 horas por dia.

Se por outro lado, você quiser conhecer os animais que quase não dormem, não deixe de conferir este artigo.

Curiosidades sobre os coalas - Dormem quase o dia inteiro

Possuem um cérebro pequeno

Em relação ao tamanho da cabeça, o corpo e comparando com outros marsupiais, os coalas possuem um cérebro menor que outros animais do tipo. Além disso, essa estrutura também é mais lisa. Estima-se que isto aconteça poque caso tivesse um cérebro maior e com maior complexidade, exigiria mais energia, enquanto desta forma há maior conservação de energia pelo tipo de dieta adotada.

Sofrem de clamídia

Uma curiosidade sobre os coalas triste é que, infelizmente, a clamídia é uma infecção bacteriana muito comum nos coalas. Estes animais geralmente possuem a bactéria que causa a doença, mas sem gerar nenhuma complicação. No entanto, devido ao aumento de estresse causada nestes marsupiais pela alteração do seu habitat por causa dos efeitos da mudança climática, incêndios de vegetação e desenvolvimento urbano, seu sistema imunológico se deprime, dando lugar à infecção bacteriana, que pode causar cegueira e infertilidade.

Estão classificados como vulneráveis

A União Internacional para a Conservação da Natureza classificou o coala como animal em estado vulnerável devido à diminuição populacional causada principalmente pelas alterações que o habitat sofre, os incêndios de vegetação recorrentes na região, enfermidades e secas extrenas em algumas áreas. Normalmente possuem poucos predadores, mas são expostos a eles devido ao impacto que os ecossistemas onde habitam sofre.

Agora que você conhece as principais curiosidades sobre os coalas e seu estado de conservação, conta pra gente! O que mais você acrescentaria?

Curiosidades sobre os coalas - Estão classificados como vulneráveis

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre os coalas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Fundación australiana del koala (2020). Datos interesantes. Disponível em: <https://www.savethekoala.com/about-koalas/interesting-facts/>. Acesso em 14 de fevereiro de 2022.
  • Fundación australiana del koala (2020). Características físicas del koala. Disponível em: <https://www.savethekoala.com/about-koalas/physical-characteristics-koala/>. Acesso em 14 de fevereiro de 2022.
  • ITIS (2022). Phascolarctos cinereus. Disponível em: <https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=552677#nullNSW>. Acesso em 14 de fevereiro de 2022.
  • Government (2018). Bigger and better 'Blinky Drinkers' to quench koalas' thirst this summer. Disponível em: <https://www.environment.nsw.gov.au/news/bigger-and-better-blinky-drinkers-to-quench-koalas-thirst-this-summer>. Acesso em 14 de fevereiro de 2022.
  • Woinarski, J. & Burbidge, AA (2020). Phascolarctos cinereus. La Lista Roja de Especies Amenazadas de la UICN. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2020-1.RLTS.T16892A166496779.en>. Acesso em 14 de fevereiro de 2022.

 

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Curiosidades sobre os coalas