Curiosidades do mundo animal

Curiosidades sobre pinguins

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. Atualizado: 18 janeiro 2023
Curiosidades sobre pinguins
Pinguins

Ver fichas de  Pinguins

Dentro dos vários grupos zoológicos encontramos diferenças significativas, que muitas vezes constituem peculiaridades das espécies animais. Um exemplo claro disto pode ser encontrado nas aves, já que dentro deste grande grupo encontramos muitas diferenças entre as espécies. Na taxonomia tradicional, as aves são identificadas como uma classe e agrupam cerca de 10.000 espécies.

Um dos tipos de aves mais peculiares são os pinguins, pois possuem características diferentes que os diferenciam bastante das demais. Você quer conhecer estas peculiaridades? Neste artigo do PeritoAnimal apresentamos as mais significativas e surpreendentes curiosidades sobre pinguins, não perca!

Também lhe pode interessar: Onde vivem os pinguins

Índice

  1. São aves que não voam
  2. Habitam apenas no sul do planeta
  3. Não têm dimorfismo sexual
  4. São monogâmicos
  5. São excelentes pais
  6. Existe um Dia Internacional do Pinguim
  7. Vivem em grandes colônias
  8. São aves carnívoras
  9. Seu corpo se adaptou para ficar debaixo d'água
  10. São excelentes nadadores
  11. Outras curiosidades sobre pinguins
Ver mais >>

São aves que não voam

Iniciamos nossa lista de curiosidades sobre pinguins com uma que você talvez já saiba. Temos a tendência de associar aves com sua capacidade de voar, mas nem todas fazem isso. Os pinguins fazem parte de um pequeno grupo de aves que não voam, e esta é uma de suas principais características.

Os registros fósseis mostraram que os ancestrais destas aves não voadoras, cerca de trinta milhões de anos atrás, começaram a caçar debaixo d'água, o que deve ter iniciado um processo evolutivo que levou a uma lenta atrofia das articulações das asas, que gradualmente assumiu a forma de nadadeiras e patas com barbatanas. Esta mudança, juntamente com uma disposição mais posterior das pernas, deu ao pinguim uma forma aerodinâmica, vital para a natação eficiente.

Habitam apenas no sul do planeta

Todas as espécies de pinguins vivem natural e exclusivamente no sul do planeta. Assim, algumas espécies vivem na Antártica, outras nas zonas temperadas desta região e apenas uma espécie vive perto do equador, o pinguim-das-Galápagos (Spheniscus mendiculus).

Estas aves são encontradas em países como Argentina, Austrália, Chile, Nova Zelândia, África do Sul, Namíbia e algumas ilhas remotas no extremo sul do mundo. Falamos mais em profundidade sobre seu habitat neste outro artigo: "Onde vivem os pinguins".

Não têm dimorfismo sexual

Outra das curiosidade sobre pinguins é que não existem diferenças notáveis entre machos e fêmeas, o que é chamado de dimorfismo sexual. Em geral, as várias espécies de pinguins são semelhantes na coloração, com plumagem azul-preto ou cinza na região dorsal, enquanto a barriga é branca; em alguns casos, há espécies com uma cor diferente na cabeça. Estas cores são uma camuflagem perfeita para os predadores, que de baixo não conseguem distinguir facilmente a barriga branca da água iluminada, e de cima confundem os pinguins com a escuridão das profundezas. Da mesma forma, dentro do mesmo tipo de pinguim, as fêmeas e os machos são muito semelhantes.

Existe um distúrbio genético que afeta certos animais, incluindo os pinguins, que muda a cor de suas penas para um marrom muito pálido, conhecido como "isabelinismo". Assim, uma porcentagem muito pequena destas aves é afetada por esta desordem e são conhecidas como pinguins isabelinos.

Curiosidades sobre pinguins - Não têm dimorfismo sexual

São monogâmicos

Uma das coisas mais impressionantes sobre os pinguins é que eles são animais monogâmicos, ou seja, formam casais para toda a vida.

Durante a época de reprodução, os pinguins mantêm pares estáveis, de modo que não têm contato com outros indivíduos, algo que não se aplica a todos os tipos de aves. Em alguns casos, os casais podem se formar novamente durante vários anos e até mesmo usar o mesmo local de nidificação. Entretanto, deve-se notar que isto pode às vezes variar e, portanto, novos pares podem se formar durante os anos seguintes (não na mesma época de reprodução).

 

São excelentes pais

Outra das curiosidades sobre pinguins é que eles são aves que compartilham a incubação dos ovos e depois a proteção e alimentação dos filhotes. Destacamos o exemplo do pinguim imperador Aptenodytes forsteri, em que o macho passa mais tempo incubando os ovos do que a fêmea e também alimenta os recém-nascidos enquanto a mãe se alimenta. Neste sentido, são aves que passam muito tempo cuidando de seus filhotes.

Curiosidades sobre pinguins - São excelentes pais

Existe um Dia Internacional do Pinguim

Das 18 espécies de pinguins que existem, 13 estão, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), ameçadas de extinção e/ou classificadas em alguma categoria de vulnerabilidade. Neste sentido, algumas estratégias foram criadas para promover sua conservação e uma delas é declarar o 25 de abril de cada ano como Dia Internacional do Pinguim, mas também o 20 de janeiro como Dia de Conscientização pelos Pinguins. Curioso, né?

Ambos os dias se destinam a conscientizar sobre a importância de cuidar do meio ambiente para preservar as diferentes espécies de pinguins, bem como a instar as instituições governamentais a desenvolver planos de ação para a sua conservação.

Vivem em grandes colônias

Outra das curiosidades sobre pinguins é que são aves sociais que formam grandes colônias nas quais compartilham espaços de nidificação. Estes espaços podem estar muito próximos uns dos outros, embora algumas espécies prefiram ter mais distância, como é o caso do Pinguim-de-fiordland (Eudyptes pachyrhynchus).

Algumas colônias podem se tornar muito numerosas. É o caso do pinguim-macaroni (Eudyptes chrysolophus), grupo onde se estimam que vivam por volta de 5 milhões de casais. Suas atividades em grupo não só incluem o compartilhamento de espaços fora d'água e a interação, mas em alguns casos eles também caçam juntos.

Curiosidades sobre pinguins - Vivem em grandes colônias

São aves carnívoras

Os pinguins são animais carnívoros, portanto sua dieta é baseada principalmente na ingestão de outros animais. Eles também são excelentes caçadores na água. Assim, estas aves comem peixes como anchovas, sardinhas ou bacalhau, entre outros; também comem lulas, chocos, krill, água-viva, larvas e ovos. Saiba mais sobre o que os pinguins comem neste outro artigo.

Outra curiosidade sobre os pinguins é que, geralmente, durante a época de reprodução, eles se revezam para se alimentar, então primeiro um dos pais vai para o mar para caçar, que pode durar até vários dias, e quando retorna ao ninho, o outro sai em busca de seu alimento.

Curiosidades sobre pinguins - São aves carnívoras

Seu corpo se adaptou para ficar debaixo d'água

As adaptações dos pinguins para se tornarem aves nadadoras não só incluem a modificação das asas e patas para favorecer a natação, mas também sua plumagem aumentou em densidade durante sua evolução. Esta adaptação das penas permite que o pinguim seja praticamente impermeável e a água não penetre na plumagem. Por outro lado, seu sangue pode armazenar maiores quantidades de oxigênio do que outras aves graças a mudanças em sua hemoglobina, o que lhe permite mergulhar por vários minutos.

Por outro lado, seu ritmo cardíaco é menor, o que otimiza as funções subaquáticas e o consumo de oxigênio. Além disso, o excesso de sal que consome ao engolir água do mar quando abre sua boca para capturar a presa é compensado por glândulas especializadas que ajudam na excreção deste mineral.

São excelentes nadadores

Uma das curiosidades sobre pinguins mais surpreendentes é que, graças às modificações de corpo descritas acima, os pinguins obtiveram um corpo que lhes permite ser excelentes nadadores, ao contrário de sua mobilidade em terra, de modo que eles reduziram sua resistência à água e se movimentam através dela com grande facilidade. Assim, uma vez submersas, essas aves podem se impulsionar com grande velocidade, que em certas circunstâncias pode chegar a 25 km/h, bem como atingir profundidades de até 500 metros.

Curiosidades sobre pinguins - São excelentes nadadores

Outras curiosidades sobre pinguins

As curiosidades sobre os pinguins não terminam com as mencionadas acima, pois são, sem dúvida, aves muito peculiares. Aqui estão alguns outros fatos curiosos sobre os pinguins que você não pode perder:

  • Seus antepassados eram enormes.
  • Pinguins emitem sons muito peculiares.
  • Eles têm uma espessa camada de gordura.
  • Fazem jejum enquanto incubam os ovos.
  • Têm um variado e complexo cortejo.
  • Alguns têm mais de 1 metro de altura.
  • Algumas espécies podem dar grandes saltos.
  • Sua temperatura corporal pode chegar a 40 ºC.
  • O pinguim-imperador é o maior pinguim de todas as espécies e o pinguim azul, o menor. O pinguim-imperador tem mais de 1 metro de comprimento e o pinguim azul mal chega a 40 cm de altura.
  • O pinguim-gentoo (Pygoscelis papua) é a espécie que nada mais rápido, atingindo velocidades de mais de 30 km por hora.

E se você quiser continuar aprendendo, confira o vídeo que fizemos com as principais curiosidades sobre os pinguins:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre pinguins, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Aquae Fundación (2022). ¿Por qué los pingüinos renunciaron a volar? Disponível em: <https://www.fundacionaquae.org/wiki/por-que-los-pinguinos-renunciaron-a-volar/#:~:text=Los%20huesos%20de%20las%20alas,su%20definitiva%20forma%20de%20aleta>. Acesso em 27 de dezembro de 2022.
  • Alcalde, S. (2022). Los antiguos pingüinos gigantes ya usaban sus alas para nadar. Disponível em: <https://www.nationalgeographic.com.es/ciencia/antiguos-pinguinos-gigantes-ya-usaban-sus-alas-para-nadar_15723>. Acesso em 27 de dezembro de 2022.
  • Animal Diversity Web (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 27 de dezembro de 2022.
  • Askew, N. (2022). Lista de especies de pingüinos. Disponível em: <https://www.birdlife.org/birds/list-of-penguin-species/>. Acesso em 27 de dezembro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Curiosidades sobre pinguins