Curiosidades do mundo animal

Qual é a maior ave do mundo?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 30 junho 2023
Qual é a maior ave do mundo?

No mundo existem animais impressionantes por suas habilidades, mas também por seu tamanho. Quando você pensa em aves, imagina que todas devem ser pequenas para poderem voar?

Já se perguntou qual é a maior ave do mundo atualmente? Ou qual foi a maior ave que já existiu na história? Então não perca este artigo do PeritoAnimal em que falaremos sobre aves gigantes.

Também lhe pode interessar: Os maiores lagartos do mundo

Índice

  1. Qual é a maior ave que voa do mundo?
  2. Qual é a ave que voa mais pesada do mundo?
  3. Qual é a maior ave do mundo?
  4. Qual é a maior ave do Brasil?
  5. Qual é a maior ave da história?
  6. Lista das maiores aves do mundo na atualidade

Qual é a maior ave que voa do mundo?

Quanto você acha que uma ave deve medir para cruzar o céu? É verdade que existem aviões e que, apesar de enormes, isso não impede que eles voem. Entretanto, quando se trata de animais, atualmente o tamanho para voar é mais reduzido.

A maior ave que voa do mundo é o albatroz-errante (Diomedea exulans), com uma envergadura de asas de 3,5 metros e altura de 1,5 metro. O albatroz é uma ave marinha encontrada em regiões tanto tropicais quanto antárticas. No entanto, essa espécie está ameaçada de extinção.

A segunda maior ave que voa do mundo é o condor-dos-Andes (Vultur gryphus), que habita as montanhas da América do Sul, principalmente na cordilheira dos Andes. Com as asas abertas, ele pode medir até 3,3 metros e pesar até 15 quilos. Essa espécie também está ameaçada de extinção, principalmente devido à perda de seu habitat.

Qual é a maior ave do mundo? - Qual é a maior ave que voa do mundo?

Qual é a ave que voa mais pesada do mundo?

Agora que você já sabe quais são as maiores aves que voam do mundo em termos de tamanho, precisa conhecer a ave mais pesada do mundo. Trata-se da abetarda-comum (Otis tarda), uma espécie onívora que habita a Europa, Ásia e norte da África. Sua envergadura alar atinge 2,7 metros e ela pode pesar até 18 quilos. Prefere viver em estepes e sua dieta de legumes, grãos e capim é complementada por insetos, filhotes de aves, sapos e outros vertebrados.

Qual é a maior ave do mundo? - Qual é a ave que voa mais pesada do mundo?

Qual é a maior ave do mundo?

Neste caso, o albatroz-errante, o condor-dos-Andes e a abetarda estão entre as maiores e mais pesadas aves voadoras do mundo - mas apenas entre as que voam. Você já se perguntou qual é a maior ave do mundo que não voa? Descubra agora!

É o avestruz! O avestruz (Struthio camelus) é a maior ave não voadora da Terra, medindo até 2,6-3 metros de altura e pesando impressionantes 165 quilos! Você consegue imaginar este animal tentando voar? As asas do avestruz são muito pequenas para permitir seu voo. No entanto, o avestruz não apenas é a maior e mais pesada ave do mundo, mas também a mais rápida. Embora não possa voar, ele atinge velocidades de até 90 quilômetros por hora quando está correndo.

A segunda maior ave do mundo não-voadora é a ema ou nandu (Rhea americana), uma ave semelhante ao avestruz encontrada na América do Sul. Também é corredora e vive nas planícies. A ema mede 1,5 metro e pesa até 35 quilos.

Qual é a maior ave do mundo? - Qual é a maior ave do mundo?

Qual é a maior ave do Brasil?

A maior ave do Brasil é justamente a ema (Rhea americana), também chamada de nandu, nhandu, guaripé e xurique. Além disso, a ema é a maior e mais pesada ave do continente americano. Então, sim, a segunda maior ave do mundo é encontrada no Brasil! Sua plumagem é marrom-acinzentada no dorso, com a parte inferior mais clara, e os machos se distinguem por terem a base do pescoço, parte do peito e parte anterior do dorso negros. Ao contrário do avestruz, a ema não possui cauda e pigóstilo, e também não tem glândula uropigiana. Durante o período de reprodução, os machos emitem um urro forte, e os filhotes emitem assobios melodiosos. Essas aves são onívoras, se alimentando de frutas, sementes, insetos, escorpiões, cobras, ratos, folhas, lagartos, moluscos, peixes, entre outros.

No período reprodutivo, os machos formam haréns com três a seis fêmeas, que também mantêm relações com outros machos, resultando em poliginia e poliandria. O ninho é construído pelo macho em uma depressão no solo, onde as fêmeas depositam de 10 a 30 ovos. A incubação ocorre entre cinco e oito dias após a postura e dura de 27 a 41 dias. Os filhotes ficam sob os cuidados do pai e atingem a maturidade sexual em dois anos. As emas têm poucos predadores devido à sua velocidade e alta vigilância, sendo a onça-pintada e o puma os principais predadores. Os jovens podem ser predados por raposas-do-campo, jaguatiricas e ocasionalmente por lobos-guarás.

Infelizmente, a ema é um dos animais ameaçados de extinção no mundo. Se se você deseja saber sobre os animais em risco de extinção no Brasil, confira nosso artigo sobre 15 animais ameaçados de extinção no Brasil.

Qual é a maior ave do mundo? - Qual é a maior ave do Brasil?

Qual é a maior ave da história?

Todas as aves das quais falamos estão vivas atualmente, mas o que aconteceu com aquelas que habitaram o planeta Terra há milhares ou milhões de anos? A verdade é que, antes do surgimento da humanidade, o mundo estava repleto de seres de grande porte, e as aves não estavam fora disso.

Hoje em dia, sabemos que a maior ave que já existiu no mundo foi o Pelagornis sandersi, cujos restos foram encontrados na Argentina. Sua envergadura de asas media 7,5 metros e, apesar desse tamanho impressionante, era capaz de voar. O fóssil dessa ave foi descoberto em 1983, e estudos revelaram que ela planava pelos céus há cerca de 25 milhões de anos. O paleontólogo Dan Ksepka afirma que essa espécie planava a partir de grandes alturas para alçar voo e se alimentava de animais marinhos. Os restos fósseis estão atualmente no Museu de Paleontologia Egidio Feruglio, na Argentina.

Outra ave de grande porte que se destaca na história do planeta por seu peso é o Vorombe titan, uma espécie endêmica de Madagascar que pertencia ao grupo das chamadas aves-elefante. Os fósseis dessa espécie são provenientes do período quaternário. Os espécimes podiam pesar até 650 quilos e não conseguiam voar.

Qual é o maior animal voador da história?

Dissemos que a maior ave da história foi o Pelagornis sandersi, mas será que ela foi realmente o maior animal voador? Não! Durante o período do Cretáceo Superior, existiu um réptil voador que media de 12 a 16 metros de comprimento, sendo o maior animal a ter atravessado os céus. Trata-se do Hatzegopteryx thambema, descoberto em 2002 na Transilvânia.

Qual é a maior ave do mundo? - Qual é a maior ave da história?

Lista das maiores aves do mundo na atualidade

Apresentamos a seguir a lista das maiores aves do mundo em forma de resumo, independentemente de sua capacidade de voo, juntamente com seus respectivos tamanhos. Vale lembrar que o comprimento de uma ave voadora é sempre medido com as asas estendidas, de ponta a ponta, enquanto o de uma ave não-voadora costuma ser medido pela altura. Confira as aves gigantes:

  • Avestruz: até 3 metros de altura;
  • Albatroz-errante: até 3,5 metros de envergadura;
  • Condor-dos-Andes: até 3,3 metros de envergadura;
  • Abetarda-comum: até 2,7 metros de envergadura;
  • Ema: até 1,5 metro de altura.

Agora que você já sabe qual é a maior ave do mundo e conheceu outras aves gigantes, não perca nosso artigo em que listamos nomes de pássaros de A a Z.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual é a maior ave do mundo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Ecoticias.com. Vorombe, el ave más grande de la historia del Planeta. Disponível em: https://www.ecoticias.com/naturaleza/187944/Vorombe-ave-mas-grande-historia-Planeta.
  • Quo. El ave más grande de la historia. Disponível em: https://www.quo.es/ciencia/a41626/ave-grande-todos-tiempos.
  • E. Buffetaut, D. Grigorescu, Z. Csiki. A new giant pterosaur with a robust skull from de latest Cretaceous of Romania. 2002.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Qual é a maior ave do mundo?