O reforço positivo em cães

O reforço positivo em cães

Muitas pessoas procuram na internet métodos para resolver os problemas que surgem durante a educação dos seus animais de companhia e é aí que entra o reforço positivo em cães, uma boa ferramenta para contribuir para a sua aprendizagem. O adestramento de um cachorro não se aplica apenas nas suas etapas de filhote, pois este continua também na vida adulta do cachorro para reforçar o seu comportamento.

Em outras palavras, o comportamento fortalece-se quando é seguido por um reforço positivo. O termo "positivo" significa que o reforço apresenta-se ou adiciona-se logo após o comportamento. Os reforços positivos costumam ser coisas agradáveis para o indivíduo ou, coisas pelas quais o indivíduo está disposto a fazer algum trabalho.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe falar sobre o reforço positivo em cães e da eficácia e os resultados que apresenta no adestramento.

O que é o reforço positivo

Existem muitos métodos e diferentes técnicas de adestramento canino no mundo, incluindo o reforço positivo, uma opção que permite que o nosso cachorro perceba e relacione positivamente realizar uma atividade, ordem, etc.

Levá-lo a cabo é simples: consiste em premiar com guloseimas, carícias e palavras de afeto o nosso cachorro quando realizar corretamente uma ordem. Ao contrário de outros métodos, o cachorro entende todo o processo de uma forma mais divertida e faz com que se sinta útil seguindo as nossas indicações.

Deste modo, podemos premiá-lo quando se sentar ou der a pata, quando mostrar uma atitude tranquila, quando brincar de forma correta, etc. O reforço positivo é aplicável em uma infinidade de casos.

Os reforçadores positivos mais comuns no adestramento de cachorros são a comida e os jogos. No entanto, também existem outros reforçadores que pode utilizar. Todos os cachorros são diferentes entre si e, cada um tem preferências particulares. Por isso, não é possível afirmar que todos os cachorro têm que ser treinados com este ou aquele tipo de comida ou que, um determinado jogo servem como reforçador em todos os casos.

Uso do clicker

O clicker é uma ferramenta avançada que aplica o reforço positivo com um pequeno instrumento que faz som melhorando assim a atenção e percepção no animal.

Iniciar-se no clicker é uma ótima ideia se estivermos pensando em educar o nosso cachorro, uma vez que permite "capturar" determinados comportamentos do cachorro quando o uso já é avançado. Se já sabe como funciona, descubra como carregar o clicker para começar a praticar com o seu cachorro.

Más ferramentas de adestramento

Repreender e castigar o nosso cachorro não é uma forma de o educar, uma vez que o submetemos a uma situação de estresse generalizado, o que faz com que responda de forma pior e que se lembre menos daquilo que estamos tentando comunicar.

Além disso, devemos nos lembrar que passado algum tempo o cachorro já não se lembra do que fez mal e que mostra submissão apenas porque sabe que estamos aborrecidos. Ele vai se encolher e ficar assutado porque sabe que fez alguma coisa de mal mas não percebe realmente o porquê.

Os métodos de castigo como o enforcador ou a coleira com descargas elétricas são instrumentos muito perigosos e negativos para o cachorro, uma vez que se comprovou que podem fazer com que o cachorro dirija a sua raiva contra quem estiver mais próximo além de prejudicar bastante o seu comportamento podendo se tornar num cachorro agressivo, apático e antissocial.

Benefícios do reforço positivo

A verdade é que tanto treinadores, educadores, etólogos e veterinários recomendam sempre o reforço positivo na educação do cachorro, uma vez que fazer o cachorro aprender de uma forma mais divertida faz com que se lembrem mais facilmente.

Além disso, o reforço positivo permite um melhor relaxamento entre animal de estimação e dono, o que faz com que o nosso animal de estimação se sinta querido, para além de sentir bem-estar e se abrir socialmente.

É o tipo de educação ideal para pessoas sem experiência no cuidado de cachorros e para pessoas que já têm experiência pois dá a oportunidade de educar positivamente o nosso cachorro fazendo-o sentir-se feliz e respeitado.

Uso correto do reforço positivo

No nosso artigo sobre ensinar o seu cachorro a sentar-se, pode observar como utilizamos a comida para o cachorro realizar o truque e, uma vez que o consiga, deve premiá-lo (estamos utilizando o reforço positivo) para compreender que fez isso bem. Repetir e continuar reforçando esta ordem ajuda o cachorro a entender que está fazendo isso bem e que está sendo recompensado pelas suas habilidades.

Uso incorreto do reforço positivo

Se estiver ensinando o seu cachorro a dar a pata, por exemplo, deve se certificar de premiar o bom cumprimento depois de o ter realizado corretamente. Se deixarmos passar muito tempo entre a ação e o prêmio ou, pelo contrário, nos anteciparmos, estamos fazendo com que o cachorro não relacione corretamente a ordem com a guloseima.

Educar o seu cachorro leva tempo e paciência, mas algo muito mais importante, a precisão de premiar o animal no momento correto.

Um dos erros mais comuns na hora de repreender o cachorro é repreender fora da hora, ou seja, quando já tiver passado algum tempo de ter feito algo de errado. Este tipo de atitude prejudica o animal e gera confusão.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O reforço positivo em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.