Partilhar

O desmame de gatos - Quando e como?

 
Por Maria Besteiros. 16 fevereiro 2021
O desmame de gatos - Quando e como?

Ver fichas de  Gatos

Os gatinhos recém-nascidos não precisam de nada mais que o leite de sua mãe para se desenvolver corretamente, mas chegará um momento no qual passarão do leite para uma dieta formada por alimentos sólidos.

Neste artigo do PeritoAnimal, explicaremos o desmame de gatos - quando e como? Embora haja diferenças se a ninhada foi alimentada com mamadeira ou, pelo contrário, conta com a presença de sua mãe, o processo para substituir a alimentação líquida pela sólida será o mesmo para todos os gatinhos. Portanto, continue lendo para conhecer o passo a passo desta importante fase de vida dos gatinhos.

A alimentação dos gatos filhotes

Antes de explicar quando e como acontece o desmame de gatos, é importante que conheçamos alguns aspectos básicos de sua alimentação em suas primeiras semanas de vida. Se queremos saber quando os gatos filhotes começam a comer, temos que ir para o início, o colostro.

Este líquido é o que as gatas produzem assim que dão à luz e é caracterizado por suas propriedades imunológicas. Portanto, assim que os gatinhos nascem, uma vez que sua mãe os libera da bolsa de líquido amniótico, corta o cordão umbilical e os limpa das secreções do nariz e da boca, podemos observar como se dirigem a um mamilo para iniciar a lactação ingerindo o tão precioso colostro que, mais tarde, será substituído pelo leite maduro.

O leite materno será o alimento exclusivo durante as primeiras semanas de vida. O leite cobre completamente todas as necessidades do gatinho em termos de desenvolvimento físico e psicológico. Além disso, mãe e filhotes se comunicam durante a lactação. Todos ronronarão em sinal de bem-estar. Desta forma, a gata sabe que seus pequenos estão bem e se alimentando satisfatoriamente. Por sua vez, os gatinhos massageiam com suas patas dianteiras as mamas, o que estimula a saída de leite.

Os gatos nascem com os olhos fechados e passarão praticamente o dia inteiro dormindo. Por volta dos oito dias de vida, seus olhos começarão a se abrir. Aproximadamente uma semana depois, com cerca de 15 dias, darão seus primeiros passos e, por volta das três semanas, poderão começar a comer alimentos sólidos, iniciando uma etapa de transição até que substituam completamente o leite. Explicaremos o processo de desmame dos gatos com mais detalhes nas seções seguintes.

O desmame de gatos - Quando e como? - A alimentação dos gatos filhotes

Quando fazer o desmame de gatos

A idade ideal para começar a desmamar gatinhos filhotes é por volta das três semanas de vida. Antes, como vimos, eles não precisam de nada além de leite e, portanto, não devemos tentar obrigá-los a comer nada, nem sequer oferecer água.

Com três semanas, os gatinhos já interagem muito entre eles, brincam, sua mãe os deixa um tempo sozinhos e o interesse pelo ambiente que os rodeia vai aumentando, e isto incluirá a comida. Se nos perguntamos quando e como acontece o desmame de gatos, informações como as que mencionamos nos indicam que estão prontos para iniciar o processo.

De qualquer forma, devemos saber que o desmame não é uma ciência exata. Certamente alguns gatos mostrarão interesse pela comida mais tarde, enquanto outros serão mais precoces. Devemos respeitar seus tempos e, acima de tudo, ter em mente que estamos diante de um processo que sempre deve ser feito de maneira gradual e natural.

Também devemos levar em consideração que o leite materno deve fazer parte da sua alimentação, pelo menos até 6-8 semanas de vida, de modo que os gatinhos continuarão mamando até esta idade aproximadamente.

Neste outro artigo você verá com que idade os gatos perdem os dentes de leite.

Como fazer o desmame de gatos

Uma vez que sabemos quando desmamar os gatinhos, é chegado o momento de sabermos como é o processo de desmame. Para isso, podemos optar por diferentes fórmulas. Assim, encontraremos à venda ração ou comida úmida, sempre especialmente formulada para gatos em crescimento, ou podemos optar por preparar comida caseira.

Se optarmos pela ração, teremos que começar molhando-a com água morna para formar uma papinha, pois, caso contrário, os gatinhos terão dificuldades para poder comer as bolinhas duras. Por outro lado, se queremos oferecer comida caseira, é fundamental que saibamos que isso não é sinônimo de sobras humanas. Teríamos que entrar em contato com um veterinário especialista em nutrição e fazer um cardápio equilibrado, sempre levando em consideração que os gatos são animais carnívoros que requerem uma dieta baseada, principalmente, na ingestão de carne e peixe.

Com três semanas podemos colocar um prato para os gatinhos com a comida que escolhemos 2-3 vezes por dia. Um prato com bordas baixas facilitará o acesso deles. Assim, eles continuarão mamando sob demanda e comerão alimentos sólidos quando quiserem. Se os gatinhos não têm mãe e você o está alimentando com mamadeiras, então talvez você queira saber como deve ser o desmame de gatos órfãos. Saiba que você pode colocar o prato com ração à disposição. Depois, deixaremos que bebam o leite que quiserem.

Aos poucos vamos percebendo que eles vão comendo mais sólido e menos leite, então vamos adequando as quantidades, sempre de maneira gradual. Se lhes dermos papinhas, devemos prepará-las cada vez mais sólidas. É muito importante que acompanhemos o aumento de sólidos com o oferecimento de água, pois é essencial que os gatinhos estejam sempre bem hidratados. Eles sempre devem ter água limpa e fresca à sua disposição.

Insistimos que o desmame dos gatinhos nunca deve terminar antes das 6-8 semanas. O desmame precoce e a separação precoce da família terão consequências na personalidade do gato. Se os gatinhos estão com sua mãe, será ela quem decidirá quando terminar a amamentação.

Qualquer dúvida que surgir sobre como e quando fazer o desmame de gatos, ela poderá ser respondida por um veterinário.

O desmame de gatos - Quando e como? - Como fazer o desmame de gatos

Quando posso tirar os gatos da mãe?

Como já apontamos, o desmame dos gatos e a separação de sua mãe deve ser algo que marca a própria família felina. Uma separação precoce levará a problemas de socialização e de comportamento nos gatinhos no futuro. Portanto, não é recomendado separá-los antes das 6 semanas de vida.

Para mais informações sobre o assunto, não perca o artigo em que detalhamos quando é possível separar os gatinhos da mãe.

No vídeo abaixo você verá todos os detalhes de quando e como fazer o desmame de gatos, não perca!

Se deseja ler mais artigos parecidos a O desmame de gatos - Quando e como?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Lactância.

Bibliografia
  • SCHOLTEN, Ariane Damiani. Particularidades comportamentais do gato doméstico. 2017. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/170364>. Acesso em 15 de fevereiro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

O desmame de gatos - Quando e como?
1 de 3
O desmame de gatos - Quando e como?

Voltar ao topo da página