menu
Partilhar

Como alimentar filhote de cachorro de 1 mês?

 
Por Cristina Pascual, Veterinária. 11 janeiro 2022
Como alimentar filhote de cachorro de 1 mês?

Ver fichas de  Cachorros

Os cachorros, como mamíferos, devem ter um período de amamentação de cerca de um mês. O ideal é que, durante este período, eles fiquem com a mãe. Entretanto, há situações em que isso não é possível (devido à morte da mãe ou à rejeição dos filhotes). Nesses casos, é importante saber como e com o que alimentar os filhotes para que possam sobreviver sem a mãe.

Se você quer saber como alimentar um filhote de cachorro de 1 mês, não perca o seguinte artigo do PeritoAnimal no qual explicamos como e com o que alimentar um filhote na ausência de sua mãe.

Também lhe pode interessar: Alimentar cachorros recém nascidos

O que dar para filhote de cachorro de menos de 1 mês?

Os cachorros são animais mamíferos, portanto devem ter um período de lactação no qual são alimentados exclusivamente com leite materno. É importante que a ninhada permaneça junto a sua mãe durante o primeiro mês ou um mês e meio de vida, pois esta é a duração de uma lactação normal. Entretanto, em algumas situações isso não será possível, seja devido à morte da mãe durante ou após o nascimento, ou devido à rejeição da ninhada. Nestes casos, você pode estar se perguntando como alimentar um filhote de cachorro de até 15 dias de idade, por exemplo. Para isso, temos duas opções:

  • Tente introduzir os filhotes com mães adotivas (cadelas que recentemente pariram e estão em lactação), para o qual teremos que acostumar a mãe adotiva com o cheiro dos novos filhotes.
  • Recorrer à alimentação com mamadeiras.

Deve-se notar que não é necessário diferenciar entre a alimentação de um filhote de até 15 dias e a de um filhote de 20-25 dias de idade, pois o desmame dos filhotes não deve começar antes de um mês de idade e, portanto, a alimentação é a mesma.

Se tivermos que alimentar os filhotes com mamadeiras, é essencial que utilizemos leite em pó específico para cachorros, que você pode encontrar em qualquer clínica veterinária ou pet shops. O leite de vaca não deve ser fornecido aos filhotes, pois o leite de cadela é duas vezes mais rico em proteína e tem até três vezes mais gordura do que o leite de vaca. A alimentação de filhotes com leite não específico para filhotes pode levar à diarreia com consequências fatais. Portanto, se você estiver alimentando cachorros filhotes com mamadeiras, lembre-se da importância de usar sempre uma fórmula específica de leite.

Quantas vezes por dia um filhote de cachorro com menos de 1 mês come?

A quantidade que você deve oferecer a cada filhote será indicada no rótulo da fórmula que você vai usar (normalmente cerca de 15% de seu peso, por dia). A quantidade de leite dependerá do peso dos filhotes, que por sua vez será determinado por sua idade e raça. A fim de fornecer a cada filhote uma quantidade de leite de acordo com seu peso, você precisará pesar cada membro da ninhada regularmente.

Na primeira semana você deve pesá-los diariamente e depois deve pesá-los 2-3 vezes por semana. Além disso, esta verificação de peso te ajudará a monitorar o crescimento e detectar atrasos no desenvolvimento de quaisquer filhotes. Para pesar os filhotes, recomendamos o uso de uma balança de cozinha. Você pode colocar um recipiente em cima da balança para evitar que o filhote se movimente demais durante a pesagem. Se você fizer isso, não se esqueça de fazer a tara da balança antes de colocar o filhote, caso contrário, você estará superestimando seu peso.

É importante saber o que um filhote de 3 semanas come, mas também quantas vezes um filhote deve comer por dia. O número de mamadas por dia diminuirá à medida que os filhotes forem crescendo:

  • Durante a primeira semana devemos dar muitas refeições: entre 6-8 mamadeiras por dia.
  • Durante a segunda semana reduziremos as refeições: 5-6 mamadeiras por dia.
  • A partir da terceira semana até o desmame: 4 mamadeiras por dia.

Se você quiser saber mais sobre a alimentação de filhotes prematuramente desmamados, não hesite em ler este outro artigo que te recomendamos.

Como alimentar filhote de cachorro com menos de 1 mês?

O leite em fórmula em geral apresenta-se na forma de pó, portanto será necessário reconstituí-lo com água antes de cada alimentação. Para preparar a mamadeira, aqueça a água e adicione a quantidade apropriada de leite em pó. Em seguida, feche a garrafa e agite bastante até que o leite seja dissolvido e não haja grumos (acumulação). Existem algumas considerações a serem levadas em consideração:

  • O buraco no bico deve ter um diâmetro tal que, quando a mamadeira é virada de cabeça para baixo, o leite cai lentamente do bico. Antes de dar a mamadeira, é importante colocar uma gota de leite no interior do pulso para verificar se o leite está quente mas não queimando (idealmente a 38°C). Em seguida, deixar uma gota na borda do bico e inseri-lo na boca do filhote.
  • A mamadeira deve ser administrada com o animal em uma posição inclinada. Sob nenhuma circunstância o animal deve estar em posição vertical e, com uma mão, devemos segurar o cachorro por baixo e encostá-lo ao nosso peito, para que suas patas traseiras descansem em nosso colo. Em outras palavras, o animal deve estar em uma posição quase vertical. Durante a alimentação, não devemos espremer a mamadeira para forçar o leite a sair do bico, pois isso poderia fazer com que o leite passasse para o trato respiratório, levando a uma pneumonia por aspiração..

Após a alimentação, é importante estimular a micção e a defecação massageando a área perineal com lã de algodão embebida em água morna. Também devemos limpar os restos de leite da face e do corpo dos filhotes após cada alimentação. É também muito importante cuidar da higiene durante todo o processo. As mamadeiras devem ser sempre mantidas limpas. Para esterilizá-las, ferva a garrafa e o bico por 10-15 minutos.

O que fazer se um filhote não quer tomar a mamadeira?

Ocasionalmente, um filhote de uma ninhada pode se recusar a tomar a mamadeira. Para começar, deve ser dada atenção especial aos filhotes que se recusam a tomar a mamadeira, pois são animais muito vulneráveis, nos quais a falta de alimento pode ser fatal. Nestes casos, devemos rever todas as etapas descritas acima para garantir que não estamos cometendo nenhum erro que possa levar o filhote a recusar da mamadeira. Estas etapas são:

  • Verifique se você está alimentando a quantidade certa de leite.
  • Verificar se o leite está bem dissolvido (sem grumos).
  • Verificar se a temperatura está correta (não muito fria, não muito quente), etc.

Se você não estiver cometendo nenhum erro, é importante que você visite um veterinário(a), pois pode haver uma causa patológica que está desencadeando a anorexia do filhote. Lembre-se de agir rapidamente nestes casos, pois atrasar a visita ao veterinário pode ser fatal para o filhote.

Deixamos para você este post do PeritoAnimal sobre os cuidados com cachorros recém-nascidos que você também pode achar útil.

Como alimentar filhote de cachorro de 1 mês? - Como alimentar filhote de cachorro com menos de 1 mês?

Como alimentar filhote de cachorro de 1 mês?

Se você acabou de adotar um filhote e está se perguntando como alimentar um filhote de 30 dias, não deixe de ler o restante desse artigo.

A idade ideal para desmamar um filhote é de um a um mês e meio. Entretanto, alguns filhotes começam a ter dentes a partir das 4 semanas, portanto, nestes casos, o desmame pode ser antecipado. O desmame deve ser feito gradualmente para permitir que o sistema digestivo do filhote se acostume à transição de alimento líquido para alimento seco e para evitar diarreia. Para o desmame gradual, devemos oferecer ração para cachorro umedecida com água ou com o leite de fórmula própria para cachorro. O objetivo é criar um alimento cada vez menos líquido, até que eles sejam capazes de comer um alimento completamente seco.

Dito isso, ao adotar um filhote é importante saber se cabe a nós desmamar gradualmente o filhote ou se o filhote já está totalmente desmamado e comendo ração seca. Não se esqueça de perguntar sobre isso no momento da adoção para que você possa oferecer ao seu filhote a comida que ele precisa.

Comida caseira para filhote de cachorro de 1 mês

Se você decidir basear a dieta de seu filhote em uma ração caseira em vez de uma ração comercial, você pode fazê-lo desde que leve em conta uma série de fatores. Devemos ter em mente que dentro das espécies caninas encontramos cachorros de diferentes tamanhos, o que significa que eles chegam à puberdade em idades diferentes (de 6 meses em raças pequenas a 18 meses em raças gigantes).

  • Se alimentarmos nosso cachorro com ração comercial, só nos preocuparemos em selecionar uma ração de acordo com sua raça e fornecer a quantidade indicada pelo fabricante.
  • Se prepararmos uma dieta caseira, é importante conhecer as necessidades específicas de nosso cachorro em crescimento a fim de poder cobrir essas necessidades com a ração que oferecemos. Neste sentido, vamos preparar dietas com maior densidade energética em raças pequenas (cerca de 3.500-4.000 kcal/kg) do que em raças grandes e gigantes (cerca de 3.200-3.800 kcal/kg).
  • Forneceremos níveis mais altos de proteína e cálcio/fósforo em raças pequenas do que em raças gigantes.

Em todo caso, é importante que antes de começar a alimentar seu filhote com uma dieta caseira, você consulte um veterinário especializado em nutrição animal. Desta forma, você pode assegurar o crescimento e desenvolvimento adequado de seu filhote e prevenir o aparecimento de doenças ósseas.

Em geral, você pode incluir os mesmos alimentos que de um cachorro adulto na dieta de seu filhote (proteínas como frango, peru ou carne, vegetais como cenoura, acelga ou batata doce, cereais como arroz, etc.). Entretanto, em cachorros desmamados, é recomendável oferecer a ração na forma de purê. Isto facilitará a transição do leite materno para o alimento sólido para seu filhote. Uma vez que você tenha introduzido a ração caseira, você poderá triturar cada vez menos os alimentos até que você seja capaz de oferecê-los sem triturar..

Como alimentar filhote de cachorro de 1 mês com a comida natural

Em filhotes recém desmamados, é aconselhável oferecer a comida em 3-4 mamadeiras por dia. É importante que os filhotes tenham a comida ou comida caseira disponível apenas por um determinado período de tempo (cerca de 30 minutos), para que se acostumem a comer apenas nos momentos em que deveriam estar comendo. Além disso, é importante manter a quantidade de alimentos prescrita pelo fabricante de alimentos, pois a alimentação excessiva de filhotes pode levar a deformidades esqueléticas, especialmente em raças grandes e gigantes.

À medida que o filhote se aproxima da idade adulta, o número de mamadeiras diárias deve ser reduzido para 2. Finalmente, devemos lembrar que para dar uma mamadeira a um filhote não precisamos colocá-lo em posição vertical, mas devemos incliná-lo um pouco para que ele possa comer sem problemas.

No vídeo a seguir mostramos uma receita de comida natural para cachorro:

Pode dar água para filhote de cachorro de 1 mês ou menos?

Se você está se perguntando se pode dar água a um filhote de 20-25 dias de vida, tenha em mente que quando os filhotes estão exclusivamente em lactação, o leite que eles bebem já lhes fornece a hidratação de que precisam. No entanto, assim que começamos a introduzir a ração, mesmo que úmida, é importante que haja sempre água limpa e fresca disponível para eles.

Agora que você sabe como alimentar filhote de cachorro de 1 mês e até menos, recomendamos a leitura deste outro artigo com receitas para filhotes de cachorros.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como alimentar filhote de cachorro de 1 mês?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Lactância.

Bibliografia
  • Federación Europea de Fabricantes de Alimentos para Animales de Compañía. (2017). Guías nutricionales para alimentos completos y complementarios para perros.
  • Kelly, N. (2002). Manual de nutrición y alimentación en pequeños animales. J.M. Sastre vida.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como alimentar filhote de cachorro de 1 mês?
1 de 2
Como alimentar filhote de cachorro de 1 mês?

Voltar ao topo da página