Partilhar

Micose em porquinho da Índia - diagnóstico e tratamento

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 5 dezembro 2017
Micose em porquinho da Índia - diagnóstico e tratamento

A micose, também chamada de dermatofitose, nos porquinhos da índia, é uma doença bastante comum nestes animais.

A coceira intensa que esta doença causa é muito desconfortável para o porquinho e é este o principal sintoma que leva os tutores à clinica veterinária de animais exóticos.

Se o seu porquinho tem esta doença diagnosticada ou você desconfia que ele tem este problema, o PeritoAnimal vai te explicar tudo o que você precisa saber sobre a micose em porquinho da Índia.

Também lhe pode interessar: Doenças comuns do porquinho da Índia

Fungos em porquinho da Índia

Esta doença comum do porquinho da Índia é muitas vezes confundida com a sarna, por ter em comum alguns dos sinais clínicos. Por isso, é muito importante você consultar um médico veterinário para que ele faça um correto diagnóstico, já que o tratamento para um porquinho da Índia com micose não é o mesmo que para um porquinho da Índia com sarna.

Os locais mais comuns para o aparecimento destes fungos nos porquinhos da Índia são:

  • Cabeça
  • Patas
  • Dorso

Geralmente, os fungos provocam lesões características: redondas, sem pelo e por vezes inflamadas e com crostas. Em alguns casos mais graves, os porquinhos podem desenvolver pápulas, pústulas e prurido intenso.

Se você observar o seu porquinho da Índia se coçando demasiado ou verificar que ele tem algumas lesões na cabeça ou corpo, esteja alerta, ele pode ter uma infeção por fungos! Digira-se ao seu médico veterinário de animais exóticos para que ele confirme o diagnóstico, já que este pode ser confundido com outros problemas dermatológicos como a sarna, que tem um tratamento totalmente diferente.

Existem dois tipos de fungos que podem ser encontrados na micose do porquinho da Índia, nomeadamente:

  • Trichophyton mentagrophytes (o mais comum)
  • Microsporum canis

A causa mais provável para o seu porquinho da Índia ter este tipo fungos, é o contacto com outros porquinhos da Índia infectados! Ambientes com pouca higiene ou com uma sobrepopulação de animais também são altamente propícios para este problema.

Micose em porquinho da Índia - diagnóstico e tratamento - Fungos em porquinho da Índia
Imagem: guineapigcages.com

Micose de porquinho da Índia em humanos?

A dermatofitose tem um potencial zoonótico. Ou seja, ela pode ser transmitida aos humanos. Os fungos têm capacidade de sobreviver no ambiente e por isso é muito importante fazer uma correta higienização da gaiola do porquinho da Índia.

Diagnóstico da micose em porquinho da Índia

O diagnóstico pode ser feito baseado nos sinais clínicos, através de uma prova com lâmpada ultravioleta, citologia e cultura.

Geralmente, esta doença afeta animais jovens, que ainda não desenvolveram totalmente o sistema imunitário deles, ou animais imunodeprimidos por alguma doença.

É importante referir que alguns animais são assintomáticos (cerca de 5-14% dos porquinhos da Índia com este problema), o que significa que você não será capaz de observar nenhum sintoma da doença.

Em animais saudáveis, esta é uma doença que se resolve por si só, geralmente ao fim de 100 dias. Por esse motivo é tão importante providenciar uma boa alimentação para o seu porquinho da Índia, pois é o ponto essencial para ele estar saudável.

Apesar de em animais saudáveis esta doença ser de auto-resolução, um tratamento adequado é essencial para acelerar o processo.

Micose em porquinho da Índia - diagnóstico e tratamento - Diagnóstico da micose em porquinho da Índia

Como tratar micose em porquinho da Índia

Após fazer o diagnóstico, o médico veterinário prescreve um tratamento antifúngico. Os fármacos de eleição são: itraconazole, griseofulvin e fluconazole. Para além disso, podem ser feitos banhos com shampoos antifúngicos e loções antifúngicas de aplicação tópica!

Para além de um correto tratamento para a micose do porquinho da Índia, é essencial fazer uma correta desinfeção do ambiente porque, como já referimos, os fungos são transmissíveis entre porquinhos e também para o ser humano.

Você pode fazer essa limpeza profunda da gaiola e do ambiente em que o porquinho da Índia vive, com água e lixívia, por exemplo. Prepare uma solução de proporção 1:10, ou seja, uma parte de lixívia para 10 de água.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Micose em porquinho da Índia - diagnóstico e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Bibliografia
  • Keeble, E. Meredith, A. (2009) BSAVA Manual of Rodents and Ferrets. British Small Animal Veterinary Association.
  • Quesenberry, K. Carpenter, J. W. (2012) Ferrets, Rabbits and Rodents: Clinical Medicine and Surgery. Elsevier

Escrever comentário sobre Micose em porquinho da Índia - diagnóstico e tratamento

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
João Rafael
Tenho 2 porquinhos e os dois tem falhas atras da orelha , meu primo e veterinário e falou para passar iodo ta certo ??
Vera Lucia
Moro em São José dos Campos e tenho 2 porquinhos da Índia um deles está com coceira nas costas e perdendo pelo no local. A outra Est á com as unhas muito coloridas não consigo achar terinario aqui. Pode me indicar um obrigafa
Everton
Onde posso encontrar um veterinário para porquinho da índia moro na zona leste- são paulo
Gabriel
No pets da jacu pêssego tem veterinário e especialista levei o meu lá hoje consulta $121 reais e especialista 220
Sheila Alves Silva
Tem um veterinário em frente ao terminalocal de ônibus da Penha a consulta é 30,00
Aguinaldo
O porquinho da índia tá se cosando e perdendo o pelo onde ele se cossa tem algum remédio pra comprar pra isso
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Aguinaldo! A coceira pode ter origem em fungos, bactérias, ácaros ou até mesmo uma alergia. Antes de ser prescrito qualquer tipo de tratamento, é essencial que um médico veterinário o examine e faça o correto diagnóstico. Desejamos as rápidas melhoras para ele.
Yeltsin
Adorei seu site tudo bem explicado, tirei todas as duvidas aqui !
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Yeltsin! Ficamos felizes por saber que ajudamos. Continue nos acompanhando!

Micose em porquinho da Índia - diagnóstico e tratamento
Imagem: guineapigcages.com
1 de 3
Micose em porquinho da Índia - diagnóstico e tratamento

Voltar ao topo da página