Doenças parasitárias

Micose em porquinho da Índia - diagnóstico e tratamento

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 5 dezembro 2017
Micose em porquinho da Índia - diagnóstico e tratamento
Porquinho-da-índia

Ver fichas de  Porquinho-da-índia

A micose, também chamada de dermatofitose, nos porquinhos da índia, é uma doença bastante comum nestes animais.

A coceira intensa que esta doença causa é muito desconfortável para o porquinho e é este o principal sintoma que leva os tutores à clinica veterinária de animais exóticos.

Se o seu porquinho tem esta doença diagnosticada ou você desconfia que ele tem este problema, o PeritoAnimal vai te explicar tudo o que você precisa saber sobre a micose em porquinho da Índia.

Índice

  1. Fungos em porquinho da Índia
  2. Micose de porquinho da Índia em humanos?
  3. Diagnóstico da micose em porquinho da Índia
  4. Como tratar micose em porquinho da Índia

Fungos em porquinho da Índia

Esta doença comum do porquinho da Índia é muitas vezes confundida com a sarna, por ter em comum alguns dos sinais clínicos. Por isso, é muito importante você consultar um médico veterinário para que ele faça um correto diagnóstico, já que o tratamento para um porquinho da Índia com micose não é o mesmo que para um porquinho da Índia com sarna.

Os locais mais comuns para o aparecimento destes fungos nos porquinhos da Índia são:

  • Cabeça
  • Patas
  • Dorso

Geralmente, os fungos provocam lesões características: redondas, sem pelo e por vezes inflamadas e com crostas. Em alguns casos mais graves, os porquinhos podem desenvolver pápulas, pústulas e prurido intenso.

Se você observar o seu porquinho da Índia se coçando demasiado ou verificar que ele tem algumas lesões na cabeça ou corpo, esteja alerta, ele pode ter uma infeção por fungos! Digira-se ao seu médico veterinário de animais exóticos para que ele confirme o diagnóstico, já que este pode ser confundido com outros problemas dermatológicos como a sarna, que tem um tratamento totalmente diferente.

Existem dois tipos de fungos que podem ser encontrados na micose do porquinho da Índia, nomeadamente:

  • Trichophyton mentagrophytes (o mais comum)
  • Microsporum canis

A causa mais provável para o seu porquinho da Índia ter este tipo fungos, é o contacto com outros porquinhos da Índia infectados! Ambientes com pouca higiene ou com uma sobrepopulação de animais também são altamente propícios para este problema.

Micose em porquinho da Índia - diagnóstico e tratamento - Fungos em porquinho da Índia
Imagem: guineapigcages.com

Micose de porquinho da Índia em humanos?

A dermatofitose tem um potencial zoonótico. Ou seja, ela pode ser transmitida aos humanos. Os fungos têm capacidade de sobreviver no ambiente e por isso é muito importante fazer uma correta higienização da gaiola do porquinho da Índia.

Diagnóstico da micose em porquinho da Índia

O diagnóstico pode ser feito baseado nos sinais clínicos, através de uma prova com lâmpada ultravioleta, citologia e cultura.

Geralmente, esta doença afeta animais jovens, que ainda não desenvolveram totalmente o sistema imunitário deles, ou animais imunodeprimidos por alguma doença.

É importante referir que alguns animais são assintomáticos (cerca de 5-14% dos porquinhos da Índia com este problema), o que significa que você não será capaz de observar nenhum sintoma da doença.

Em animais saudáveis, esta é uma doença que se resolve por si só, geralmente ao fim de 100 dias. Por esse motivo é tão importante providenciar uma boa alimentação para o seu porquinho da Índia, pois é o ponto essencial para ele estar saudável.

Apesar de em animais saudáveis esta doença ser de auto-resolução, um tratamento adequado é essencial para acelerar o processo.

Micose em porquinho da Índia - diagnóstico e tratamento - Diagnóstico da micose em porquinho da Índia

Como tratar micose em porquinho da Índia

Após fazer o diagnóstico, o médico veterinário prescreve um tratamento antifúngico. Os fármacos de eleição são: itraconazole, griseofulvin e fluconazole. Para além disso, podem ser feitos banhos com shampoos antifúngicos e loções antifúngicas de aplicação tópica!

Para além de um correto tratamento para a micose do porquinho da Índia, é essencial fazer uma correta desinfeção do ambiente porque, como já referimos, os fungos são transmissíveis entre porquinhos e também para o ser humano.

Você pode fazer essa limpeza profunda da gaiola e do ambiente em que o porquinho da Índia vive, com água e lixívia, por exemplo. Prepare uma solução de proporção 1:10, ou seja, uma parte de lixívia para 10 de água.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Micose em porquinho da Índia - diagnóstico e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Bibliografia
  • Keeble, E. Meredith, A. (2009) BSAVA Manual of Rodents and Ferrets. British Small Animal Veterinary Association.
  • Quesenberry, K. Carpenter, J. W. (2012) Ferrets, Rabbits and Rodents: Clinical Medicine and Surgery. Elsevier

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Mônica
Gostaria de saber como tratar coceira em PDI com descamação
A sua avaliação:
Luana
Meu porquinho está com descascamento atraz da orelha e tem algumas partes do corpo que tem casquinha mais não está vermelho só as cascas brancas.
Pam
É fungo.
A sua avaliação:
Rita de Cassia
Bom dia , sou de Lambari/MG aqui temos veterinários para cães. Tenho uma porquinha da Índia e o corpinho está com muitas lesões de feridas e coceira. O que posso fazer ?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Rita. Tudo bem? Apenas um veterinário pode examinar para realizar um diagnóstico do seu porquiinho-da-índia... Será que o veterinário de cães de sua cidade não pode te recomendar algum outro profissional?
Nós do PeritoAnimal desejamos rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Patricia
o porquinho da minha filha se coca muito na região fo pescoço e atras das orelhinha dele e ta cria machucados
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Lindinha
Minha porquinha se coça muito e se fere.
Tem uma lesão no fosinho.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
João Rafael
Tenho 2 porquinhos e os dois tem falhas atras da orelha , meu primo e veterinário e falou para passar iodo ta certo ??
Rosangela
Oi você pode passar violeta,e muito bom.
Vera Lucia
Moro em São José dos Campos e tenho 2 porquinhos da Índia um deles está com coceira nas costas e perdendo pelo no local. A outra Est á com as unhas muito coloridas não consigo achar terinario aqui. Pode me indicar um obrigafa
Everton
Onde posso encontrar um veterinário para porquinho da índia moro na zona leste- são paulo
Gabriel
No pets da jacu pêssego tem veterinário e especialista levei o meu lá hoje consulta $121 reais e especialista 220
Sheila Alves Silva
Tem um veterinário em frente ao terminalocal de ônibus da Penha a consulta é 30,00
Aguinaldo
O porquinho da índia tá se cosando e perdendo o pelo onde ele se cossa tem algum remédio pra comprar pra isso
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Aguinaldo! A coceira pode ter origem em fungos, bactérias, ácaros ou até mesmo uma alergia. Antes de ser prescrito qualquer tipo de tratamento, é essencial que um médico veterinário o examine e faça o correto diagnóstico. Desejamos as rápidas melhoras para ele.
Yeltsin
Adorei seu site tudo bem explicado, tirei todas as duvidas aqui !
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Yeltsin! Ficamos felizes por saber que ajudamos. Continue nos acompanhando!
Imagem: guineapigcages.com
1 de 3
Micose em porquinho da Índia - diagnóstico e tratamento