Micose em porquinho da Índia - diagnóstico e tratamento

Micose em porquinho da Índia - diagnóstico e tratamento

A micose, também chamada de dermatofitose, nos porquinhos da índia, é uma doença bastante comum nestes animais.

A coceira intensa que esta doença causa é muito desconfortável para o porquinho e é este o principal sintoma que leva os tutores à clinica veterinária de animais exóticos.

Se o seu porquinho tem esta doença diagnosticada ou você desconfia que ele tem este problema, o PeritoAnimal vai te explicar tudo o que você precisa saber sobre a micose em porquinho da Índia.

Fungos em porquinho da Índia

Esta doença comum do porquinho da Índia é muitas vezes confundida com a sarna, por ter em comum alguns dos sinais clínicos. Por isso, é muito importante você consultar um médico veterinário para que ele faça um correto diagnóstico, já que o tratamento para um porquinho da Índia com micose não é o mesmo que para um porquinho da Índia com sarna.

Os locais mais comuns para o aparecimento destes fungos nos porquinhos da Índia são:

  • Cabeça
  • Patas
  • Dorso

Geralmente, os fungos provocam lesões características: redondas, sem pelo e por vezes inflamadas e com crostas. Em alguns casos mais graves, os porquinhos podem desenvolver pápulas, pústulas e prurido intenso.

Se você observar o seu porquinho da Índia se coçando demasiado ou verificar que ele tem algumas lesões na cabeça ou corpo, esteja alerta, ele pode ter uma infeção por fungos! Digira-se ao seu médico veterinário de animais exóticos para que ele confirme o diagnóstico, já que este pode ser confundido com outros problemas dermatológicos como a sarna, que tem um tratamento totalmente diferente.

Existem dois tipos de fungos que podem ser encontrados na micose do porquinho da Índia, nomeadamente:

  • Trichophyton mentagrophytes (o mais comum)
  • Microsporum canis

A causa mais provável para o seu porquinho da Índia ter este tipo fungos, é o contacto com outros porquinhos da Índia infectados! Ambientes com pouca higiene ou com uma sobrepopulação de animais também são altamente propícios para este problema.

Imagem: guineapigcages.com

Micose de porquinho da Índia em humanos?

A dermatofitose tem um potencial zoonótico. Ou seja, ela pode ser transmitida aos humanos. Os fungos têm capacidade de sobreviver no ambiente e por isso é muito importante fazer uma correta higienização da gaiola do porquinho da Índia.

Diagnóstico da micose em porquinho da Índia

O diagnóstico pode ser feito baseado nos sinais clínicos, através de uma prova com lâmpada ultravioleta, citologia e cultura.

Geralmente, esta doença afeta animais jovens, que ainda não desenvolveram totalmente o sistema imunitário deles, ou animais imunodeprimidos por alguma doença.

É importante referir que alguns animais são assintomáticos (cerca de 5-14% dos porquinhos da Índia com este problema), o que significa que você não será capaz de observar nenhum sintoma da doença.

Em animais saudáveis, esta é uma doença que se resolve por si só, geralmente ao fim de 100 dias. Por esse motivo é tão importante providenciar uma boa alimentação para o seu porquinho da Índia, pois é o ponto essencial para ele estar saudável.

Apesar de em animais saudáveis esta doença ser de auto-resolução, um tratamento adequado é essencial para acelerar o processo.

Como tratar micose em porquinho da Índia

Após fazer o diagnóstico, o médico veterinário prescreve um tratamento antifúngico. Os fármacos de eleição são: itraconazole, griseofulvin e fluconazole. Para além disso, podem ser feitos banhos com shampoos antifúngicos e loções antifúngicas de aplicação tópica!

Para além de um correto tratamento para a micose do porquinho da Índia, é essencial fazer uma correta desinfeção do ambiente porque, como já referimos, os fungos são transmissíveis entre porquinhos e também para o ser humano.

Você pode fazer essa limpeza profunda da gaiola e do ambiente em que o porquinho da Índia vive, com água e lixívia, por exemplo. Prepare uma solução de proporção 1:10, ou seja, uma parte de lixívia para 10 de água.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Micose em porquinho da Índia - diagnóstico e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Bibliografia
  • Keeble, E. Meredith, A. (2009) BSAVA Manual of Rodents and Ferrets. British Small Animal Veterinary Association.
  • Quesenberry, K. Carpenter, J. W. (2012) Ferrets, Rabbits and Rodents: Clinical Medicine and Surgery. Elsevier