Meu gato não consegue defecar - o que fazer?

Meu gato não consegue defecar - o que fazer?

Quando um animal fica doente, ele costuma apresentar alguns sintomas sutis que podem passar despercebidos pela maioria das pessoas. Por isso, é muito importante que o dono do bichinho conheça bem os seus hábitos e esteja sempre atento ao seu comportamento, assim, ele saberá quando algo está errado.

No caso dos gatos, um problema comum que pode aparecer em algum estágio de suas vidas é a prisão de ventre. Este problema pode estar relacionado a doenças mais sérias, mas também pode simplesmente querer dizer que o seu bichano não gostou de alguma mudança recente em sua rotina. Por isso, é importante que o dono leve o animal ao veterinário assim que aparecer o primeiro sinal de que algo não vai bem.

O que fazer quando meu gato não consegue defecar? Nesse artigo do PeritoAnimal damos algumas dicas que podem ajudar o seu companheiro a se aliviar.

Meu gato não consegue urinar e defecar

Existem muitas razões pelas quais um gato não urina e não defeca e é muito importante descobrir qual é o caso do seu companheiro. Falta de exercício, pouca água, bolas de pelo e a ingestão de objetos duros, como ossos, podem obstruir o intestino de um felino, não permitindo que ele faça suas necessidades.

Por isso, é sempre muito importante manter uma rotina saudável e ficar de olho se o seu bichinho está se alimentando corretamente. Além disso, não se esqueça de manter objetos perigosos e alimentos humanos longe do alcance do seu animal, pois pode fazer mal para o organismo dele. O mesmo vale para muitas espécies de plantas.

Uma alimentação não balanceada, com a falta ou o excesso de fibras também pode ser a causa de o gato não conseguir urinar e defecar, uma vez que este tipo de alimento absorve a água, o que pode endurecer as fezes, levando o animal a não conseguir coloca-las para fora.

Lembre-se que gatos são animais muito apegados a sua rotina e qualquer mudança significativa pode alterar a sua produção intestinal. Troca de casa, a chegada de novos bichos ou a ausência de um membro da família podem afetar o seu felino. Por isso, se for necessário realizar alguma alteração no cotidiano do bichano, recomenda-se que seja feita de forma gradual, não esquecendo de dar mais atenção e cuidado durante o período de adaptação.

Doenças no trato urinário também costumam apresentar a prisão de ventre como sintoma primário, por isso, fique sempre atento! Se perceber que o seu gato está com dificuldades para urinar e defecar, leve-o ao veterinário o mais rápido possível. Cálculo renal, e infecções são problemas sérios que podem ser descobertos a partir deste sintoma e, caso não sejam tratados rapidamente, podem se transformar em problemas crônicos ou levar o animal a óbito.

Prisão de ventre em gatos: sintomas

Se você perceber que o seu gatinho não faz as necessidades, é recomendável leva-lo para uma consulta com um médico de sua confiança. Só assim o seu animal será diagnosticado, tornando possível encontrar o melhor tratamento para ele.

Normalmente, um felino com o intestino preso tende a apresentar, também, os seguintes sintomas:

  • Letargia;
  • Pouco ou nenhum apetite;
  • Perda de peso;
  • Vômito;
  • Cólica;
  • Postura desconfortável, tendendo a se curvar ao sentar ou andar;
  • Fazer as necessidades fora da caixa de areia;
  • Fezes duras ou diarreia;
  • Dificuldade para fazer xixi e cocô, passando muito tempo na caixinha sem conseguir fazer nada;
  • Urina com sangue;
  • Desconforto ao tentar fazer as necessidades, miando e se movimentando.

Preste atenção ao aspecto das fezes do seu gato para saber se há algum sinal de problema. Quando ele estiver saudável, seus cocôs devem ser redondos e bem formados, com uma tonalidade marrom escura. Caso você note alguma irregularidade, ou uma cor um pouco mais clara, é sinal de que algo não vai bem no organismo do bichano.

Se o seu bichano estiver com muita dificuldade para fazer xixi, o artigo sobre gato que não consegue urinar - causas pode lhe ser útil.

Como fazer um gato fazer fezes

Se o seu gatinho estiver com dificuldade para fazer as fezes, certifique-se de que está oferecendo a quantidade ideal de fibra e ofereça mais água para ele. Caso o bichano não se interesse pelo líquido, você pode dar para ele em uma seringa, pois é muito importante que ele se mantenha hidratado.

Leite próprio para gatos (gatos não podem beber leite normal) também é bem-vindo para ajudar o animal a aliviar o intestino. Outra dica é misturar a ração dura aos patês e dar para o animal uma vez ao dia. Caso o problema do seu bichinho não seja algo mais sério, essas sugestões somadas a algum laxante natural podem ajudá-lo a defecar.

Massagear a barriguinha do pet também é uma boa ideia, principalmente se você perceber que ele está com cólica, pois isso pode estimular o sistema digestivo a funcionar. Mesmo que você coloque essas dicas em prática, que funcionam como remédios caseiros para estimular o gatinho a defecar, não deixe de levar o seu companheiro ao veterinário para que tenha um diagnóstico rápido e completo, o que é muito importante para garantir a saúde do animal.

Laxante para gatos

Existem algumas opções de laxantes próprias para gatos que podem ser recomendadas pelo seu veterinário que irão ajudar o intestino do animal a funcionar de maneira adequada. Você também pode optar por alguns alimentos naturais, como abóbora, linhaça e camomila. Confira algumas sugestões abaixo:

1. Azeite de oliva

Duas colheres de chá de azeite de oliva misturada a comida do seu gato podem ajudar o sistema digestivo do animal, pois o óleo funciona como uma espécie de lubrificante natural no sistema digestivo do animal.

2. Suco de abóbora

Um pouco de suco feito apenas com abóbora, sem adição de açúcar ou outras substâncias, funciona como uma espécie de laxante natural no organismo dos gatos.

3. Linhaça

Meia colher de chá de linhaça, oferecida duas ou três vezes por dia para o seu gatinho pode ajudar em casos de prisão de ventre, gastrite e enterite, pois atua diretamente no sistema digestivo dos felinos.

4. Cenoura

Uma colher de chá de cenoura ralada na comida do seu bichano pode ajuda-lo a aliviar o intestino.

5. Chá de camomila

A camomila atua muito bem no sistema gastrointestinal dos gatos, sendo usada para ajudar no tratamento de úlceras, gastrites e inflamações.

Agora que você já sabe por que o gato não consegue defecar e viu como ajudar o felino a fazer fezes, não perca este outro artigo sobre os tipos de fezes dos gatos e o que significam.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato não consegue defecar - o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.