Problemas de comportamento

Castrei minha gata e agora meu gato bufa para ela, por quê?

 
Lucia Scimone
Por Lucia Scimone, Educadora e adestradora canina. 17 abril 2024
Castrei minha gata e agora meu gato bufa para ela, por quê?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

A harmonia entre felinos que vivem juntos pode ser perturbada por um comportamento agressivo, como um gato macho que ataca uma gata castrada. Essa dinâmica pode ser motivo de preocupação para os tutores desses animais de estimação, já que requer uma compreensão profunda das causas subjacentes e estratégias de manejo adequadas. Para promover um ambiente seguro e pacífico para os felinos envolvidos, é essencial explorar as razões dessa agressão e implementar soluções específicas. Descubra no PeritoAnimal a resposta para a seguinte pergunta: castrei minha gata e agora meu gato bufa para ela, por quê?

Também lhe pode interessar: Por que meu gato morde minha roupa?

Índice

  1. Mudanças hormonais e territorialidade
  2. Exploração olfativa
  3. Mudanças na dinâmica social
  4. Estresse ou mudanças no ambiente
  5. Problemas de saúde

Mudanças hormonais e territorialidade

Primeiramente, é importante diferenciar esterilização e castração, pois, embora frequentemente utilizados como sinônimos, na realidade são técnicas cirúrgicas muito distintas. A esterilização implica a ligadura das trompas na gata para torná-la estéril, mas ela continuará produzindo hormônios e experimentando episódios de cio (embora não possa engravidar). A castração, por outro lado, é a extirpação cirúrgica dos ovários ou mesmo dos ovários e do útero. Portanto, neste segundo caso, a gata castrada deixará de produzir hormônios reprodutivos. Além disso, ela deixará de emitir feromônios sexuais porque não terá mais a necessidade nem o desejo de acasalar.

Os gatos, especialmente os machos, podem ser muito territorialistas. Se o que está ocorrendo é que você castrou sua gata e agora seu gato está bufando para ela, é possível que as mudanças hormonais que a gata está sofrendo façam com que seu cheiro seja diferente e, portanto, que seu gato macho a veja agora como uma ameaça para seu território, o que o levará a se comportar de forma agressiva.

O que fazer?

É importante proporcionar aos gatos espaços separados e recursos suficientes para cada um, a fim de promover uma adaptação adequada à nova situação. Tendo em vista que a gata é que foi recentemente operada, é recomendável que ela seja isolada em um quarto com tudo o que precisa para ficar confortável e tranquila. Gradualmente, você poderá permitir que eles voltem a se cheirar e interagir, sempre sem pressioná-los, para poderem recriar um cheiro de grupo. Para tudo isso, o uso de feromônios apaziguadores ajuda a criar esse ambiente relaxado que buscamos. Da mesma forma, você deve recompensá-los com comida, carícias ou brinquedos quando se relacionarem de forma positiva.

Por outro lado, lembre-se de que cada situação é única e o conselho de um veterinário ou profissional de comportamento felino pode ser inestimável para lidar com dinâmicas específicas entre gatos. A segurança e o bem-estar animal devem ser a principal prioridade nesse momento.

Exploração olfativa

Já mencionamos que a castração pode alterar o odor da gata ao parar de produzir hormônios reprodutivos, mas não apenas isso pode afetar a relação entre os felinos. Após a cirurgia, a gata pode emitir diferentes odores simplesmente por ter de estar em um local diferente e em contato com pessoas e animais diferentes dos habituais. Esses novos odores estimulam o macho a explorar seu território, um comportamento que pode ser induzido pelo instinto de ocultar o novo odor ou de reestabelecer seu domínio. Por sua vez, até que um odor de grupo seja restabelecido, o gato pode bufar para a gata castrada.

O que fazer?

Neste caso, também é recomendado o uso de feromônios sintéticos para promover um ambiente relaxado e ajudar a criar novamente esse odor conjunto. O catnip também é uma excelente opção. Da mesma forma, mantê-los separados e realizar técnicas de introdução controlada, como a troca mútua de odores, antes de permitir que interajam diretamente, é uma das estratégias mais eficazes.

Além disso, é importante permitir que o gato macho explore, cheire e aceite gradualmente os odores da gata. Lembre-se de que a castração/esterilização, embora comumente associada a uma diminuição de comportamentos agressivos em gatos, nem sempre é assim com os tipos de agressão. A origem dos conflitos entre gatos machos e fêmeas esterilizadas pode ser devido a uma variedade de fatores, incluindo dinâmicas territoriais, estresse, percepções de ameaça ou confrontos sociais. Uma análise aprofundada desses elementos pode ajudar a desenvolver um plano de manejo personalizado, visando mitigar episódios de agressão e promover um ambiente em que ambos os gatos possam conviver pacificamente.

Castrei minha gata e agora meu gato bufa para ela, por quê? - Exploração olfativa

Mudanças na dinâmica social

A esterilização ou castração da gata pode implicar mudanças na dinâmica social que ambos tinham antes da intervenção cirúrgica. Os gatos podem estabelecer dinâmicas sociais muito complexas, e considerando o quão suscetíveis são às mudanças, pode ser totalmente normal que o macho reaja de forma agressiva à nova situação. Sua estabilidade emocional foi alterada e é assim que ele responde por instinto.

O que fazer?

Novamente, introduzir a gata recém-esterilizada gradualmente ajudará a que voltem a se adaptar às suas novas dinâmicas sociais sem necessidade de recorrer à agressividade. Recomendamos que leia nosso artigo sobre como fazer dois gatos se darem bem para mais informações!

Estresse ou mudanças no ambiente

As mudanças no ambiente doméstico, como a chegada da gata com um colar elizabetano ou uma mudança na disposição dos móveis para evitar qualquer tipo de risco ou dano na ferida, podem provocar estresse no gato macho e desencadear um comportamento agressivo como consequência disso. Em caso de infecção, aqui explicamos como fazer curativo em gato castrado.

Novamente, os gatos são muito suscetíveis a mudanças e muitos deles podem agir dessa maneira com algo tão simples quanto a introdução de um elemento que antes não estava presente: o colar elizabetano. Por sua vez, se o gato macho já foi castrado anteriormente, usou um colar semelhante e isso causou trauma a ele, pode relacioná-lo novamente com estímulos muito negativos, etc.

O que fazer?

Pode ser útil introduzir lentamente novos elementos e fornecer lugares seguros para ambos os gatos. Portanto, antecipe-se e permita que ambos cheirem o colar elizabetano dias e até semanas antes da cirurgia, elogiando-os em todos os momentos para que o associem a estímulos positivos.

Por outro lado, é muito importante que os gatos tenham uma rotina e se sintam confortáveis em um ambiente que os estimule. Recomendamos deixar seu felino brincar com muita frequência e também promover o enriquecimento ambiental para gatos.

Castrei minha gata e agora meu gato bufa para ela, por quê? - Estresse ou mudanças no ambiente

Problemas de saúde

Em alguns casos, problemas de saúde podem contribuir para o comportamento agressivo, então certifique-se de que ambos os gatos estejam bem. Isso significa que é possível que seu gato macho esteja sofrendo de um problema de saúde e, por isso, está bufando para sua gata recém-esterilizada. Diante de qualquer comportamento suspeito, consulte um veterinário.

Mudanças na urina, apatia, alterações no apetite ou comportamentos agressivos são sinais que podem indicar que seu gato não está bem. Neste outro artigo, damos mais detalhes sobre "como saber se meu gato está doente".

O que fazer?

Buscar ajuda veterinária o mais rápido possível é a melhor opção diante da suspeita de um problema de saúde, tanto para identificá-lo precocemente quanto para evitar uma possível briga entre os gatos. Portanto, se você esterilizou sua gata e agora seu gato está bufando para ela e, além disso, apresenta outros comportamentos que fogem do patrão, não hesite em buscar ajuda especializada.

Todas as causas que vimos destacam a importância de um aconselhamento veterinário abrangente e, quando necessário, da participação de especialistas em comportamento felino. Identificar as raízes do problema e implementar estratégias de manejo, como a introdução gradual, o reforço positivo e um ambiente enriquecido, podem ajudar a restabelecer o equilíbrio na unidade familiar felina. Nessa perspectiva, a introdução de feromônios felinos sintéticos, como mencionamos anteriormente, pode ser um complemento útil, ajudando a criar um ambiente mais relaxado e propício para uma convivência harmoniosa entre seus felinos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Castrei minha gata e agora meu gato bufa para ela, por quê?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Castrei minha gata e agora meu gato bufa para ela, por quê?