Problemas intestinais

Meu gato come e vomita - Causas e o que fazer

Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 2 agosto 2022
Meu gato come e vomita - Causas e o que fazer
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Quando o vômito do gato é preocupante? Com certeza que, como tutores de gatos, vimos alguma vez nosso felino vomitar. Um vômito esporádico não tem por que ser preocupante, mas não devemos entender como normal que um gato vomite todas as semanas ou inclusive com maior frequência.

Os vômitos podem ter várias causas e neste artigo do PeritoAnimal nos concentraremos nas que explicam por que um gato come e vomita. Em qualquer caso, os vômitos frequentes sempre devem ser motivo de consulta veterinária.

Também lhe pode interessar: Meu gato está vomitando, o que fazer?

Índice

  1. Meu gato vomita ou regurgita?
  2. Por que meu gato come e vomita a ração?
  3. Meu gato come e vomita a comida sem digerir - Síndrome de retenção gástrica
  4. O gato come e vomita devido à gastrite
  5. Vômitos em gatos depois de comer excessivamente

Meu gato vomita ou regurgita?

Antes de explicar por que um gato come e vomita, devemos saber diferenciar vômito e regurgitação, já que é um dado que nosso veterinário levará em conta. Regurgitar implica uma expulsão sem esforço, enquanto que para vomitar o gato realiza movimentos fortes com seu abdome, estira seu pescoço e emite sons correspondentes às arcadas, após ter ocorrido a expulsão do líquido ou alimento.

Os vômitos podem ser agudos, quando se repetem com frequência em um curto espaço de tempo, ou crônicos, que serão os que são produzidos de forma esporádica, mas sem repetir durante semanas. Tanto as regurgitações como os vômitos vão requerer uma consulta com o veterinário. Os vômitos podem ser causados por inflamações intestinais, tumores, bolas de pelos, úlceras, corpos estranhos, mas também, por doenças sistêmicas. Daí a importância de se ter um diagnóstico veterinário correto, para isso se realizam exames como os de sangue ou as ecografias ou radiografias abdominais.

Por que meu gato come e vomita a ração?

Em primeiro lugar, devemos distinguir se o vômito é de ração ou de pelos, já que os gatos, devido à sua atividade diária de limpeza, ingerem uma grande quantidade de pelo e, em algumas ocasiões, são expulsos por meio do vômito. Uma dieta rica em fibra, escovações regulares e o consumo ocasional de malte podem evitar que as bolas de pelo sejam um problema. De todas as formas, se as bolas se formam por uma limpeza excessiva, pode estar atrás de um problema de estresse ou de coceira.

Se o gato come e vomita a comida sem digerir, temos que prestar atenção se isso ocorre imediatamente após de ter comido ou se passou um tempo, pois a explicação porque nosso gato vomite depois da comida será diferente:

  • Vomitar imediatamente depois de comer ou no prazo de meia hora pode indicar um caso de gastrite tanto aguda como crônica.
  • Vomitar o alimento horas depois de comer se deverá a alguma obstrução, um funcionamento lento do sistema digestivo ou pancreatite.

Meu gato come e vomita a comida sem digerir - Síndrome de retenção gástrica

Este problema vai fazer com que o gato vomite a ração inteira não digerida muito tempo depois de comer, mesmo que alguns gatos vomitem somente suco gástrico. Nestes casos o estômago não é capaz de funcionar em um ritmo normal, não se esvazia adequadamente e isso explica o porquê o gato vomita depois de comer.

Pode acontecer por uma lesão ou transtorno motor primário ou secundário. A presença de bolas de pelos pode desencadear esta síndrome. Além de investigar e tratar a causa, se você se pergunta o que fazer se teu gato vomita depois de comer, deve saber que se recomenda que estes gatos se alimentem com uma dieta rica em fibra, já que facilitam a digestão. Mesmo assim, nos casos mais graves pode chegar a precisar de intervenção cirúrgica.

Meu gato come e vomita - Causas e o que fazer - Meu gato come e vomita a comida sem digerir - Síndrome de retenção gástrica

O gato come e vomita devido à gastrite

Nesta sessão incluímos a doença inflamatória intestinal crônica, muito frequente em felinos e que poderia explicar por que um gato come e vomita, mesmo que devemos saber que na gastrite os vômitos nem sempre têm relação com o momento da ingestão. Por isso, é possível observar que o gato vomita a comida digerida.

Existem numerosas causas da gastrite, o que se faz necessário o diagnóstico do veterinário para iniciar um tratamento adequado. Para mais informações, não perca nosso artigo "Gastrite em gatos - Sintomas, causas e tratamento".

A gastrite pode ser de forma aguda ou crônica. Uma vez que o gato vai se recuperando a recomendação é que se alimente com a ração em pequenas porções.

Vômitos em gatos depois de comer excessivamente

Por fim, em alguns casos a explicação do porquê alguns gatos comem e vomitam em seguida está no fato de que comem muito rápido, muita comida em pouco tempo, de forma que sobrecarregam seu estômago e normalmente vomitam a ração sem digerir.

O que fazer se seu gato vomita a comida sem digerir por esse motivo? Pode solucionar dando menor quantidade de comida em mais vezes ao dia. Você também pode utilizar tigelas interativas, que os obrigam a comer mais devagar. É preciso ter um cuidado especial porque, devido à ansiedade que demonstram pela comida, podem acabar tendo problemas de sobrepeso. Consulte nosso artigo sobre "Por que meu gato está obcecado pela comida" para prevenir.

Agora que você já sabe os diferentes motivos que explicam por que um gato come e vomita, não perca este outro artigo no qual falamos sobre as melhores marcas e damos receitas para fazer ração úmida para gatos.

Meu gato come e vomita - Causas e o que fazer - Vômitos em gatos depois de comer excessivamente

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato come e vomita - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Ana
Boa tarde
Tenho um gatinho que tem prisão de ventre, já usei algumas medicações,melhora,depois volta a ficar com o intestino preso.
Vi em uma reportagem que o Psyllium é ótimo para o caso,poço usar sem receio.
Pergunto ,porque dei linhaça e intoxiquei o meu bichinho.
Posso usar sem receio?
Grata por tudo
Deus os abençoe sempre...
1 de 3
Meu gato come e vomita - Causas e o que fazer