Gestação

Hamster come os filhotes - porquê e como evitar?

Hamster come os filhotes - porquê e como evitar?
Hamsters

Ver fichas de  Hamsters

Poucos roedores são tão fofinhos como o hamster. Por isso, não é de estranhar que há décadas que este roedor é um dos pets mais comuns, principalmente em casas com crianças.

O hamster como pet é uma excelente companhia e que requer cuidados específicos (como qualquer outro animal de companhia). Em troca, ele te dará companhia e te proporcionará bons momento, embora nem sempre assim o seja.

Com certeza já ouviu falar em algum caso de que a pregenitora come as suas crias. Embora esste comportamento canibal não seja único desta espécie, é muito comum que o hamster coma seus filhotes. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos te dar algumas dicas de como evitar e vamos te explicar porquê o hamster come os filhotes.

Também lhe pode interessar: Como saber se a hamster está grávida?

Índice

  1. O canibalismo animal
  2. Porque a hamster come seus filhotes?
  3. Como evitar que o hamster coma seus filhotes

O canibalismo animal

A maioria dos animais, com excepção do ser humano, se comportam por instintos e a forma de atuar deles deixa ainda mais claro como funciona a natureza.

O fenómeno de canibalismo animal, pricipalmente quando se trata entre progenitora e crias, tem sido alvo de muitos estudos científicos devido às inquietudes que esta questão nos pode causar.

Todos os estudos realizados não serviram para estabelecer uma causa clara mas mesmo assim são de grande utilidade para elaborar diferentes teorias que tenta explicar os motivos deste comportamento.

Hamster come os filhotes - porquê e como evitar? - O canibalismo animal

Porque a hamster come seus filhotes?

A progenitora, hamster, nem sempre come as crias dela depois do parto. Porém, podemos afimar que este fenômeno é habitual. As investigações científicas concluem que este comportento pode ocorrer por diferentes motivos:

  • O filhote nasceu com alguma anomalia e a mãe quer assegurar que apenas as crias mais sofres sobrevivem.
  • A progenitora observa as crias tão frágeis e pequenas que as considera incapazes de sobreviver.
  • Uma ninhada muito grande pode originar muito estresse para a hamster que decide eliminar 2 ou 3 crias para se sentir mais capacitada para cuidar da ninhada.
  • A presença do hamster macho na jaula também pode causar muito estresse na progenitora, levando-a a ingerir a cria.
  • Se algum filhote nasce longe do ninho, a mãe pode não o reconhecer como sendo seu próprio, o filhote e optar por comê-lo porque o considera apenas uma boa fonte de alimento.
  • A mãe se sente fraca e utiliza alguma das crias para obter todos os nutrientes necessários.
Hamster come os filhotes - porquê e como evitar? - Porque a hamster come seus filhotes?

Como evitar que o hamster coma seus filhotes

Se você está vivendo com uma hamster fêmea em gestação, você deve saber que nem sempre é possível evitar que ela coma algum dos filhotes depois do parto, não obstante, se você aplica as medidas necessária que te vamos explicar, irá minimizar o risco de que aconteça este comportamento:

  • Quando os filhotes nascerem, retire o macho da jaula.
  • A progenitora e as crias devem estar num local muito tranquilo, onde nem você nem outras pessoas passem perto da jaula.
  • Toque na jaula exclusivamente para lhes proporcionar alimento.
  • Não toque nas crias até que elas tenham no mínimo 14 dias, se elas tiverem o seu cheiro as mãe pode rejeitá-las e comê-las.
  • Você deve alimentar a hamster com proteína suficiente. Para isso, você pode lhe dar um ovo cozido.
  • A progenitora deve sempre ter alimento disponível.
Hamster come os filhotes - porquê e como evitar? - Como evitar que o hamster coma seus filhotes

Se deseja ler mais artigos parecidos a Hamster come os filhotes - porquê e como evitar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Carol
Oi gente, tenho uma dúvida..
Comprei dois hamsters um macho e uma fêmea, eles eram filhotes ainda, e ao visto estavam convivendo bem na jaula juntos. E esses dias quando fui ver como estavam, o macho matou a fêmea ( comeu uma parte da cabeça dela) fiquei muito assustada e confusa, por que isso aconteceu?
A sua avaliação:
Surya
Achei estranho quando soube que os hamsters come suas crias. Mais é extinto né ? Mais pode ser um bom jeito de evitar que a mãe coma seus filhotes. Gosto desse site e do canal ! Tenho uma hamster cinzinha com a carinha meio branquinha ou alaranjada, ela nasceu com um problema na orelhinha, que é meio torta ou abaixada, (pequena), mais ela é super fofinha. O moço que doou disse que ele afastou ela e o irmãozinho dela da mae pq eles tinham problemas. o irmão dela eu nao sei, pq eu fiquei com a femiazinha que é a mya. depois que eu peguei eu vi a orelhinha dela, e achei um charminho
A sua avaliação:
Bianca
Já é a segunda vez q minha hamster fica gorda, aparentando esta buchuda, e no dia seguinte bem magrinha e ,o local onde geralmente dorme (faz o ninho), com sangue ao redor. Vou procurar algum vestígio de filhote e nada. Não sei se ela comeu, ou se ela n tava gravida realmente, to preocupada se for algo grave. Tanto como uma doença e até mesmo ela ficar grávida e n poder ter os filhotes e engravidar de novo o q a deixa mais franca. A raça dela é Anã russa, e dizem q n tem problema do macho ficar com ela na gaiola durante o parto. Tenho um macho e a fêmea na mesma gaiola.
Denise
O macho come os filhotes?
sim...Por que ele vai começar a querer casalar com a femea
e para mim lembrar disso eu escrevi em um caderno
Surya
Acho que sim
Larissa
Minha hamster teve 5 filhotes, 2 ela comeu quando tinham nascido, ficou com 3 durante 20 dias, dei embora 2 ela ficou com um, e ja estava meio grandes, hoje meu namorado mandou mandou mensagem dizendo que ela comeu o único filhote que tinha ficado
Alice
.,. Ela comeu todos!!?
giovana
eu tenho um casal de hamster anão russo, a femea é super dócil e quieta, já o macho é briguento e de lua( nao sei se isso é possivel), a uestao é que, qnd a femea esta no cio, ele fica eletrico, mas o estranho é ue ele nao quer acasalar, ja tentei juntar e tals, fazendo tudo de acordo, mas ele ataca ela, quando ela sai do ciclo, ou qnd esta no fina, ele muda completamente, ficando dócil com ela, até dá comida pra ela..., achei era mentira mas qnd vi.... enfim, depois de uns 3 dias começa o inferno d novo.... nao sei o fazer. Me ajude
Mariana
Na gaiola estão um casal e suas duas filhas. Uma das filhas teve sete filhotes. No dia seguinte já não estavam mais. Como saber quem comeu os filhotes?
gustavo
minha hamster ficou fraca de um dia pro outro e em menos de 2 dias morreu, e ninguem consegue identificar o problema, o que pode ter acontecido para que não ocorra com meu outro hamster ?
Luísa Savala
Oi Gustavo! Sem ter visto sua hamster não conseguimos dar nenhum diagnóstico.
Esse artigo pode te ajudar com algumas dicas dos cuidados e alimentação de um hamster: https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-e-alimentacao-do-hamster-7885.html
A equipe do PeritoAnimal lamenta muito a perda e te deseja muita força!
1 de 4
Hamster come os filhotes - porquê e como evitar?