Hamster come os filhotes - porquê e como evitar?

Hamster come os filhotes - porquê e como evitar?

Poucos roedores são tão fofinhos como o hamster. Por isso, não é de estranhar que há décadas que este roedor é um dos pets mais comuns, principalmente em casas com crianças.

O hamster como pet é uma excelente companhia e que requer cuidados específicos (como qualquer outro animal de companhia). Em troca, ele te dará companhia e te proporcionará bons momento, embora nem sempre assim o seja.

Com certeza já ouviu falar em algum caso de que a pregenitora come as suas crias. Embora esste comportamento canibal não seja único desta espécie, é muito comum que o hamster coma seus filhotes. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos te dar algumas dicas de como evitar e vamos te explicar porquê o hamster come os filhotes.

O canibalismo animal

A maioria dos animais, com excepção do ser humano, se comportam por instintos e a forma de atuar deles deixa ainda mais claro como funciona a natureza.

O fenómeno de canibalismo animal, pricipalmente quando se trata entre progenitora e crias, tem sido alvo de muitos estudos científicos devido às inquietudes que esta questão nos pode causar.

Todos os estudos realizados não serviram para estabelecer uma causa clara mas mesmo assim são de grande utilidade para elaborar diferentes teorias que tenta explicar os motivos deste comportamento.

Porque a hamster come seus filhotes?

A progenitora, hamster, nem sempre come as crias dela depois do parto. Porém, podemos afimar que este fenômeno é habitual. As investigações científicas concluem que este comportento pode ocorrer por diferentes motivos:

  • O filhote nasceu com alguma anomalia e a mãe quer assegurar que apenas as crias mais sofres sobrevivem.
  • A progenitora observa as crias tão frágeis e pequenas que as considera incapazes de sobreviver.
  • Uma ninhada muito grande pode originar muito estresse para a hamster que decide eliminar 2 ou 3 crias para se sentir mais capacitada para cuidar da ninhada.
  • A presença do hamster macho na jaula também pode causar muito estresse na progenitora, levando-a a ingerir a cria.
  • Se algum filhote nasce longe do ninho, a mãe pode não o reconhecer como sendo seu próprio, o filhote e optar por comê-lo porque o considera apenas uma boa fonte de alimento.
  • A mãe se sente fraca e utiliza alguma das crias para obter todos os nutrientes necessários.

Como evitar que o hamster coma seus filhotes

Se você está vivendo com uma hamster fêmea em gestação, você deve saber que nem sempre é possível evitar que ela coma algum dos filhotes depois do parto, não obstante, se você aplica as medidas necessária que te vamos explicar, irá minimizar o risco de que aconteça este comportamento:

  • Quando os filhotes nascerem, retire o macho da jaula.
  • A progenitora e as crias devem estar num local muito tranquilo, onde nem você nem outras pessoas passem perto da jaula.
  • Toque na jaula exclusivamente para lhes proporcionar alimento.
  • Não toque nas crias até que elas tenham no mínimo 14 dias, se elas tiverem o seu cheiro as mãe pode rejeitá-las e comê-las.
  • Você deve alimentar a hamster com proteína suficiente. Para isso, você pode lhe dar um ovo cozido.
  • A progenitora deve sempre ter alimento disponível.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Hamster come os filhotes - porquê e como evitar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.