Doenças infecciosas

A mastite em cadelas - Sintomas e tratamento

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 2 novembro 2020
A mastite em cadelas - Sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A mastite canina é uma das doenças mais comuns que afetam as cadelas lactantes, que tenham dado à luz recentemente e, pode inclusive ocorrer em cadelas que não estejam grávidas.

Por este motivo, se temos uma cadela como membro da família é importante conhecer os sintomas que causam esta condição, o tratamento e os cuidados que devemos oferecer à cadelinha para minimizar os incômodos desta doença.

Neste artigo do PeritoAnimal te explicaremos mais sobre a mastite em cadelas para que você saber os sintomas, tratamentos e como deve agir se a sua cadela estiver sofrendo com esta doença. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Cadela com mama inchada: causas e tratamentos

Índice

  1. O que é a mastite em cadelas
  2. Os sintomas da mastite canina
  3. Tratamento da mastite nas cadelas
  4. Prevenção da mastite canina

O que é a mastite em cadelas

A mastite é uma infecção das mamas que normalmente ocorre durante a gravidez e a lactação da cadela ou quando acontece uma gravidez psicológica. A causa principal da doença é a diminuição das defesas que a mãe sofre depois do parto dos seus filhotes e pode ocorrer em uma ou mais mamas.

Esta falta de defesas faz com que germes chamados de estafilococos se instalem no leite materno e daí passem para as mamas causando uma dolorosa infecção na cadela.

Em muitos casos, quando os filhotes mamam, eles empurram instintivamente as mamas com as patas para extrair o leite, arranhando assim o mamilo da sua mãe com suas unhas afiadas. É nesse momento que pode ocorrer uma mastite, que se não for tratada corretamente pode acabar afetando também os filhotes. O leite torna-se tóxico para eles, podendo acabar inclusive com sua vida.

A mastite em cadelas - Sintomas e tratamento - O que é a mastite em cadelas

Os sintomas da mastite canina

Saber identificar os sintomas da mastite na nossa cadela é fundamental para diagnosticar a doença e iniciar o tratamento o quanto antes, aliviar o seu mal-estar e salvar a vida dos pequenos recém-nascidos.

Se você suspeita que a cadela pode estar sofrendo de mastite, preste atenção ao primeiro dos sintomas desta grave doença: a falta de apetite na cadela afetada. Esta falta de apetite pode provocar, ainda, a consequente perda de peso na cadela, deixando-a também triste e apática, condições que poderiam ser confundidas com os sintomas típicos de uma depressão. Para evitar esta confusão, você deve prestar especial atenção a outros sintomas:

  • Vômitos
  • Diarreias
  • Mal-estar
  • Aumento do ritmo cardíaco
  • Temperatura alta
  • Febre
  • Apatia
  • Dor nos mamilos
  • Irritabilidade

Embora todos estes sintomas em conjunto sejam uma prova de que a nossa cadela sofre de mastite canina, sem dúvida que a dor nos mamilos é a indicação mais clara e, por sua vez, a mais perigosa, uma vez que a cadela pode deixar de alimentar os filhotes.

Além disso, outra consequência grave é a toxicidade do leite da progenitora, que pode originar intoxicação dos filhotes, o aparecimento de tumores nas mamas e inclusive a morte dos filhotes recém nascidos.

Tipos de mastite canina

A mastite canina pode ser classificada em dois grupos: a clínica e a subclínica. O primeiro é subdividido em três fases: a mastite aguda, a crônica e a gangrenosa. [2]

Mastite aguda - Nela, as glândulas mamárias ficam visivelmente maiores, inchadas, mais quentes e dolorosas para a cadela. Além disso, a secreção da glândula é marrom, podendo conter pequenas quantidades de pus e sangue e, consequentemente, os filhotes podem apresentar a síndrome do leite tóxico por causa da infecção bacteriana do leite materno. É comum ocorrer, ainda, febre, apatia e perda de apetite.

Mastite gangrenosa - Normalmente é uma consequência de uma mastite aguda que não foi tratada. Nesta situação, as glândulas mamárias podem se tornar ulceradas e necrosadas. Nesta fase há produção de puz e formação de abcessos e as glândulas mamárias sofrem alterações de cor, ficando um pouco mais escuras, frias e com um mau-cheiro forte. É uma mastite bastante agressiva.

Mastite crônica - Ainda há poucos estudos sobre a mastite crônica em cadelas, mas ela pode ser resultado de casos agudos menos graves da doença ou, ainda, estar relacionada à neoplasia mamária - um processo patológico que pode gerar tumores benignos ou malignos no animal. Nestes casos, a mama pode ficar levemente inflamada ou inchada e também representa um risco aos filhotes, podendo causar a morte deles por intoxicação ou impedir seu crescimento satisfatoriamente, pois o leite perde uma série de propriedades e torna-se menos nutritivo.

Por sua vez, a mastite subclínica é imperceptível, pois não há sinais da doença. Esta forma da mastite canina é bastante comum, e o principal indicativo são o lento crescimento dos filhotes e o ganho de peso abaixo do esperado. Neste tipo da doença, não há alterações nas mamas, o que dificulta a detecção do problema.

A mastite em cadelas - Sintomas e tratamento - Os sintomas da mastite canina

Tratamento da mastite nas cadelas

Se você tem a mínima suspeita de que a sua cadela está sofrendo de mastite canina, a primeira coisa que deve fazer é levá-la ao seu veterinário de confiança para que lhe realizem um exame físico, uma análise de sangue e um cultivo bacteriano.

O tratamento a seguir é a administração de antibióticos para combater a infecção e a aplicação de compressas de água quente que melhorem o estado das mamas.

Não receber um tratamento veterinário adequado pode resultar em um caso extremo de remoção das mamas afetadas e de alimentação artificial para os filhotes, que é um processo difícil para o tutor, pois envolve muito tempo e esforço.

A mastite em cadelas - Sintomas e tratamento - Tratamento da mastite nas cadelas

Prevenção da mastite canina

Devemos ter bastante claro do ponto de vista ético que utilizar a nossa cadela para procriar de maneiras seguidas é uma má prática. Doenças como a mastite ou outras refletem que este processo deve ser levado a cabo por pessoas qualificadas e centros aprovados como no caso dos criadores. Além disso, a quantidade desproporcionada de cachorros (incluindo filhotes) em milhões de refúgios de todo o mundo faz com que a criação e venda irregular em uma casa seja um ato insensível, irresponsável e ainda pode gerar multas de acordo com a legislação de cada estado.

No Paraná, por exemplo, a Lei Municipal de maus-tratos número 10.712 estabelece que a pessoa que atua com a reprodução, criação e venda sem alvará autorizado para exercício da atividade pode ter os animais apreendidos e ser multada em R$ 2 mil para cada cachoro ou gato.[1]

Para prevenir adequadamente o aparecimento da mastite canina devido a infecções, parasitas ou bactérias é importante limpar as mamas da cadela com gazes úmidas com regularidade. Confira os mamilos da progenitora diariamente e corte com cuidado as unhas dos filhotes para evitar arranhões nesta zona tão delicada.

A mastite em cadelas - Sintomas e tratamento - Prevenção da mastite canina

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a A mastite em cadelas - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Referências
  1. RIC MAIS. Mundo Animal. CRIAÇÃO E VENDA IRREGULAR DE ANIMAIS GERAM MULTA DE R$ 2 MIL. Disponível em: <https://ricmais.com.br/noticias/criacao-e-venda-irregular-de-animais-geram-multa-de-r-2-mil/>. Acesso em 15 de outubro de 2020.
  2. DA SILVA, Bruna Fernandes et al. Mastite Canina: Uma Revisão. Disponível em: <http://scientia-amazonia.org/wp-content/uploads/2018/12/v.-8-n.1-MV1-MV7-2019.pdf>. Acesso em 15 de outubro de 2020.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Maria Ceila Alves dos Santos
Olá!!Tenho uma Rotwailler , aproximadamente 2 anos e meio, está amamentando 8 filhotes.Porém, está com mastite , muito fraquinha pq não está se alimentando.
Não sei mais o que fazer pra ela conseguir recuperar o peso.Está tomando antibióticos.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Leideday
Minha cadela buldogue inglês de 1 ano está com mastite, já leve ela na veterinária e está tomando remédios. Um pra secar o leite e outros 2 pra tratar a mastite identificada no retorno da consulta.
O problema é que um dos remédios é muito caro e tenho que comprar a caixa de 10 comprimidos a cada 5 dias. Me ajude com.outa medição por favor.
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Lariça
Então. Vi que indicam compensa quente. Porém, a compra quente aumenta a producao de leite , o ideal seria compressa fria não?!
A sua avaliação:
Fani Vieira Andrade
Olá, tenho um casal de labradores. No último cio ela teve 11 filhotes, uma loucura. Agora ela está com um peito muito inchado e comeu a sangrar.O que pode ser??
A sua avaliação:
Taciana
Olá doutora minha cadela está com mastite o mamilos dela durinho eu já coloquei uma pomada mais não adiantou oque vc sugiri pra mim comprar?
Rosiene Puello
Gostaria de saber de um remedio para dar para minha cadela que esta com um tumor por causa de leite empedradio.
Maria Cristina B. Azevedo
Tenho uma cadela Poodle de 12 anos com boa saúde e ativa, mas vem apresentando inchaço nas mamas com liberação de leite. Favor nos orientar nas providências necessárias.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! Existem diferentes possíveis causas para o que está acontecendo com a sua cadela. Sem examinar e fazer as devidas provas, não é possível fazer um correto diagnóstico. Você deve consultar o seu médico veterinário de confiança.
Nataline
A minha cachorra deu cria de um cachorrinho da com 19 dias e do lado do mamilo dela no meio da barriga tinha um ferimento bem fundo tava um buraco e do lado uma mancha branca e no outro dia fui ver como tava ferimento dela a mancha branca também virou outro bucaro td inflamado o veterinário receitou pra ela iodo e oxigenada pra passar no local e chemetril em comprimido e dexamatazona em comprimido só que ele não falou o que era e ela só amamenta quando a cachorrinha chora ela quase nao fica muito com cachorrinha por sentir um puco de dor porque a cachorrinha ponha a pata lá sabe o que pode ser ?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Nataline! Sem fazer o exame físico é impossível dizer qual é o diagnóstico. O ideal é contactar diretamente o veterinário que está acompanhando o caso.
karina knebel
Minha cachorra é uma Vira lata de 6 anos, o problema é que não consegui castrar devido o cio dela ter entrado muito cedo, na verdade ela estava tendo cios de 4 en 4 meses e desta vez ela teve uma ninhada de 14 bebes, e quando eu vi ela já estava no cio com menos de 3 meses de criada, eu ainda nem havia doado todos os filhotes, ela teve esta cria em 04 de novembro 9 bebes mas só 7 nasceram vivos, , e hoje percebi que ela esta com um teta bem empedrada, mas alem disso ela não tem nenhum outro sintomas, esta se alimentando bem e não esta apática, mas já percebi que á uns 4 dias ela tem amamentado cada vez menos os filhotes, eu as vezes que faço ela deitar com eles. e outra mania que ela esta tendo, ela fica espalhando os bebes pelo quintal. sempre tenho que estar de olho, ela deixa dois aqui dois ali e assim vai. Estou sem condições de arcar cm um tratamento agora, eu e meu marido estamos desempregados e apenas fazendo bicos de vez em quando. existe algo que possa fazer para ajudar a minha cachorra?
Dês de já agradeço a atenção.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Karina! Ela precisa mesmo ser vista por um veterinário para poder tratar essa situação que parece ser uma mastite. Existe alguma associação de animais na vossa zona a quem possam pedir ajuda?
Karina
Muito Obrigada Mariana, mas eu fiz compressas e massageei o local, ainda não estava inflamado, na verdade essa minha cachorra é danada ela teve duas crias em menos de 6 meses, e na cria passada ela brigou com outra cachorra que entrou no meu quintal e levou uma mordida feia no peito, e percebi que era o mesmo peito, agora já desinchou e ela esta amamentando normalmente. Eu preciso castrar ela, mas ela é terrível, os cio dela vem muito rápido, e como ela era da rua ela é mestre em escapar, e quando vejo já está prenha e eu tive medo de castrar no começo da gestação. Mas vou ver se consigo castrar mesmo antes de desmame, pois da ultima vez ela desmamou com um mês os bebês e com menos de 3 meses de ter dado a cria entrou no cio. Desta vez vou tentar castrar logo eles completam 1 mês dia 04/12...(Existe alguma associação de animais na vossa zona a quem possam pedir ajuda?) Infelizmente não. Aqui vejo muitos veterinários mas poucos com essa disposição de ajudar.
A sua avaliação:
ana caroline morais da silva
muito bom gostei do artigo me ajudou muito!
1 de 5
A mastite em cadelas - Sintomas e tratamento