menu
Partilhar

Gestação de coelho: como nascem

 
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 24 dezembro 2020
Gestação de coelho: como nascem

Ver fichas de  Coelhos

Os coelhos são um dos animais de estimação mais comuns em nossas casas, atrás dos gatos e dos cachorros. Mas você sabe como é a reprodução do coelho? Ou o tempo de gestação do coelho?

A frase "se reproduzir como coelhos" ficou popularmente conhecida como sinônimo de uma grande procriação. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal vamos te contar todos os detalhes sobre como os coelhinhos nascem, quantos filhotes e com que idade podem começar uma vida independente neste artigo gestação de coelho: como nascem. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Gestação de gatas

Com quantos meses o coelho pode cruzar?

Os coelhos são animais muito precoces no que diz respeito à reprodução, pois podem ter descendentes em idades muito precoces. Especificamente, um coelho é fértil e pode cruzar a partir dos 4-5 meses de idade. Entre as fêmeas, o mais comum é que se tornem férteis aos 5-6 meses.

Essa média é geral, pois de uma raça para outra, a idade de maturidade sexual varia sensivelmente. No entanto, se você quer saber com quantos meses o coelho pode cruzar, recomenda-se esperar até 8-9 meses, mesmo que eles já sejam capazes de se reproduzirem antes disso. Essa recomendação é importante porque nesse momento o organismo dos coelhos já está completamente desenvolvido, evitando assim complicações na gestação de coelho e no parto.

Neste outro artigo você conhecerá 15 curiosidades sobre o coelho.

Gestação de coelho: como nascem - Com quantos meses o coelho pode cruzar?

Quantos filhotes um coelho pode ter?

Em cada gravidez, a mesma coelha pode ter ninhadas muito diferentes, pois estas podem ser compostas de 1 a 5 filhotes. No entanto, já foram registradas ninhadas incrivelmente numerosas, de até 15 filhotes.

Também cabe destacar que em algumas raças, especialmente nas raças de médio porte, é frequente que as ninhadas tenham entre 5 e 8 filhotes de coelho por parto. O que geralmente acontece é que, quanto maior é a ninhada, maior a taxa de mortalidade entre as crias. Muitos dos filhotes de coelho morrem praticamente ao nascer.

Como saber se uma coelha está grávida

Essa tarefa não é das mais simples, principalmente se a coelha estiver grávida de apenas um ou dois filhotes. Você pode pesá-la - seu peso aumentará levemente. Uma das maneiras de descobrir se a coelha está grávida é apalpando-a. No entanto, isso não é recomendado após 14 dias de gestação, pois você poderá provocar algum dano aos filhotes. Por isso, o melhor a ser feito é levá-la a um veterinário, que poderá inclusive fazer um ultrassom se achar necessário.

Outra maneira de descobrir a gravidez de uma coelha é observando se ela fez algum tipo de ninho. É um bom indício de que ela espera filhotes em breve, apesar de ser comum que as coelhas tenham gravidez psicólogica e façam ninhos sem estarem grávidas.

Talvez possa te interessar este outro artigo do PeritoAnimal sobre vacinas para coelhos.

Gestação de coelho: como nascem - Quantos filhotes um coelho pode ter?

Parto de uma coelha

Agora que você já sabe com quantos meses o coelho pode cruzar e quantos filhotes nascem do coelha, saiba também que o tempo de gestação da coelha é de 30 a 32 dias. Após este período, é chegada a hora do parto e do nascimento. Neste momento, a mãe irá ao seu ninho, à sua toca ou um lugar isolado, para ter suas crias em um lugar que se sinta segura e protegida.

A coelha prepara um ninho com os materiais que tenha disponível, usando em muitos casos seu próprio pelo como cobertor. Quando começa o trabalho de parto, a coelha se retira para o ninho, onde permanece durante todo o parto e é ali onde ela começa a amamentar seus filhotes praticamente assim que eles saem para o mundo exterior.

Quanto tempo dura o parto de uma coelha?

O parto de uma coelha é extraordinariamente rápido, pois estima-se que o tempo médio de parto é de apenas meia hora. Este parto geralmente ocorre sem complicações, nas primeiras horas da noite ou ao amanhecer, quando o animal pode estar mais tranquilo e a escuridão o protege dos perigos e dos predadores.

Você também pode se interessar por este artigo sobre comida para coelho filhote.

Gestação de coelho: como nascem - Parto de uma coelha

Quando separar os filhotes de coelhos?

Se pelo motivo que for, precisarmos separar os filhotes da sua mãe, essa separação só deve ser feita quando for oportuno. Para que os filhotes possam ser separados de sua mãe sem que isso crie um grave problema para os pequenos, a separação deve ser feita quando os filhotes pararem de mamar. Desta forma, já não necessitam da contribuição do leite materno, algo fundamental para o correto desenvolvimento do seu organismo.

Em geral, é possível ter como referência a idade de 28 dias a partir do nascimento para separar a mãe dos coelhos filhotes. No entanto, vale destacar que este tempo deve ser maior em caso de ninhadas muito grandes, pois quando há uma prole muito grande, a oferta de leite para cada filhote é menor e, com isso, o desenvolvimento pode ser mais tardio do que o habitual.

Gestação de coelho: como nascem - Quando separar os filhotes de coelhos?

Como os coelhos nascem? Explicação para crianças

Criamos este texte para te ajudar a explicar sobre a gestação de coelho e como nascem para crianças:

Quando a mamãe e o papai coelhos decidem ter coelhinhos, a mamãe terá que carregá-los em sua barriga até que os coelhinhos estejam prontos para sair. Quando nascem, são muito pequenos e delicados, por isso, não podem ser pegos ou brincar com eles até que tenham crescido, ou podemos machucá-los sem querer.

A mamãe coelho terá entre 1 e 5 coelhinhos, que ela mesma vai cuidar bem, alimentando-os com seu próprio leite. Este leite é muito importante para seus bebês, por isso não podemos separar os filhotes de sua mamãe até que deixem de mamar.

Se a sua coelha teve coelhinhos, você tem que ajudá-la dando-lhe de comer, disponibilizando água limpa, mimando-a e protegendo-a, além de deixá-la em um lugar tranquilo e quente. Assim, quando os coelhinhos crescerem, vocês poderão brincar todos juntos!

Agora que você já sabe tudo sobre a gestação de coelho, veja neste artigo as frutas e legumes para coelhos. No seguinte vídeo, explicamos como você pode ganhar a confiança de um coelho:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gestação de coelho: como nascem, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Bibliografia
  • Avariño, M. 2000. Manejo reproductivo en cunicultura. I Jornadas Internacionais de Cunicultura. APEZ Norte. Vila Real (Portugal). 24 y 25 de noviembre de 2000. Pp.:135-144.
  • ASNAC. (s.f.). El primer mes de vida de un gazapo. Disponível em: <https://www.asnac.es/est%C3%A1ndares-de-razas/articulos-especificos-sobre-cria/el-primer-mes-de-vida-de-tu-gazapo/>. Acesso em 22 de dezembro de 2020.
  • E.T.S. de Ingeniería Agronómica, Alimentaria y de Biosistemas (UPM). (s.f.). Parámetros productivos y de crecimiento de los gazapos de conejas primíparas tras reducir su consumo de pienso durante la gestación. Archivo Digital UPM. Disponível em: <http://oa.upm.es/55311/>. Acesso em 22 de dezembro de 2020.
  • Vicente, J. S. Y Viudes de Casstro, M. P. 2000. Manejo reproductivo en el conejo. I Jornadas Internacionais de Cunicultura. APEZ Norte. Vila Real (Portugal). 24 y 25 de noviembre de 2000. Pp.:115-127.
  • UMCOMO. Como saber se minha coelha está grávida. Disponível em: <https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-saber-se-minha-coelha-esta-gravida-24513.html>. Acesso em 22 de dezembro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Gestação de coelho: como nascem
1 de 5
Gestação de coelho: como nascem

Voltar ao topo da página