Partilhar

Reprodução de coelhos: características e curiosidades

 
Por Maria Besteiros. 19 dezembro 2020
Reprodução de coelhos: características e curiosidades

Ver fichas de  Coelhos

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre como é a reprodução de coelhos: características e curiosidades. Veremos por que eles são considerados popularmente uma espécies muito prolífica, embora tanto em vida livre quanto em cativeiro são inúmeras as dificuldades que devem superar na hora de conseguir e manter seus descendentes. Por outro lado é aconselhável a esterilização de coelhos em cativeiro, quer seja machos ou fêmeas, para evitar problemas de saúde, de comportamento e superpopulação.

Siga lendo e descubra todas as curiosidades sobre a reprodução dos coelhos,com que frequência se reproduzem, como copulam e muito mais.

Também lhe pode interessar: Reprodução das borboletas

A reprodução de coelhos

Popularmente se utiliza a expressão "se reproduzem como coelhos" em referência a ter uma grande quantidade de filhos. Este mito nos indica uma das curiosidade dos coelhos: sua capacidade reprodutiva. Tanto os machos quanto as fêmeas iniciam precocemente sua maturidade sexual, podendo copular durante dias a cada poucos minutos. As coelhas apresentam ovulação induzida, ou seja, desencadeada pelo acasalamento, praticamente durante todo o ano. Além disso, podem ser fecundadas assim que dão a luz, sem que a amamentação, que realizam normalmente uma vez ao dia durante 3-5 minutos, consiga inibir uma nova gestação.

Os machos também são sexualmente ativos durante todo o ano, desenvolvendo condutas como a marcação de território com urina, monta de objetos ou extremidades, agressividade, inquietação, mordidas e destruição. Cabe destacar que as coelhas podem apresentar um quadro parecido.

Em vista sobre como é a reprodução dos coelhos, é normal que sejam vistos como animais muito prolíficos, mas também é preciso considerar que suas ninhadas apresentam uma elevada mortalidade e que nem todas as cópulas terminam em fecundação, para não falar das dificuldades que enfrentam em seu habitat natural e o estresse que podem sofrer em cativeiro. Tudo isso repercute em suas crias, de forma que deve haver diferenciação entre a capacidade reprodutiva teórica e efetiva.

E já que estamos falando de reprodução de coelhos, todos os anos, na Páscoa, é a mesma coisa em relação a uma dúvida simples: coelho bota ovo?. Fizemos um artigo que explica qual a relação deste peludo com o ovo e seus significados.

Reprodução de coelhos: características e curiosidades - A reprodução de coelhos

Com quantos meses o coelho pode se reproduzir

Entre as características dos coelhos, chama a atenção a precocidade de sua maturidade sexual. Assim, com quantos meses o coelho pode cruzar? A partir dos 4-6 meses de vida. E tanto as fêmeas como os coelhos machos costumam estar em condições de reprodução durante um período de 8 a 10 anos.

Em cativeiro se recomenda a esterilização, já que os coelhos que não passam pelo procedimento podem mostrar reações de agressividade e apresentar problemas de saúde.

As coelhas, por exemplo, têm uma elevadíssima probabilidade de contrair tumores uterinos. Além disso, a cria descontrolada no lar piora as condições dos animais ao aumentar seu número além da capacidade do ambiente. Isso gera estresse, enfrentamento e, em geral, impede uma boa qualidade de vida. Também tem que se considerar que deveríamos buscar lares responsáveis para os coelhos, pois se não os esterilizamos, continuarão se reproduzindo.

Quando castrar um coelho?

É importante que peçamos ajuda a um veterinário especializado nestes animais na hora de realizar uma esterilização, já que os coelhos não são gatos pequenos, por isso requerem um conhecimento específico tanto da técnica como dos fármacos que podem ser administrados, assim como do seu manejo. Portanto, podemos esterilizar os coelhos nas seguintes situações:

  • Coelhos machos: quando descem os seus testículos, por volta dos 4-5 meses
  • Coelhos fêmeas: ao redor dos seis meses
Reprodução de coelhos: características e curiosidades - Com quantos meses o coelho pode se reproduzir

O cio nos coelhos: comportamento sexual

Como já apontamos, os comportamento do coelho vai apresentar modificações durante o cio que, nesta espécie, é praticamente contínuo. Assim, nos machos veremos os seguintes sinais do coelho no cio:

  • Marcação de território com urina
  • Tentativa de copular com objetos, mãos ou pés de seu cuidador
  • Agressividade
  • Nervosismo
  • Mordidas
  • Destruições de objetos e móveis

Por sua vez, nas fêmeas podemos observar os seguintes sinais de um coelho no cio:

  • Mudanças de comportamento similares aos machos: marcação com urina, inquietação, agressividade ou tentativa de montar.
  • A vulva se torna mais visível e adquire uma cor vermelho-púrpura.

Neste outro artigo você encontrará 15 curiosidades sobre os coelhos que podem te interessar. E no vídeo abaixo você vê um passo a passo sobre como cuidar do coelho:

Como é o acasalamento dos coelhos?

Como acontece em todas as espécies, o momento do acasalamento em coelhos segue um ritual comum em todos os exemplares. Por isso, nesta seção explicaremos quais são os passos do cortejo e do acasalamento, essenciais para entender como é a reprodução de coelhos:

  1. Logo que o macho e a fêmea se vêem, ele iniciará a aproximação.
  2. Ele vai cheirá-la, especialmente na região anogenital. A fêmea pode fazer o mesmo.
  3. O farejamento se realiza com os animais quietos ou se movimentando em círculos.
  4. O macho correrá em repetidas ocasiões ao seu redor, emitindo um barulho. Logo que puder, marcará a fêmea passando o queixo sobre ela. Também pode urinar.
  5. Se a coelha está receptiva, se deitará para favorecer a monta. Caso contrário, pode se mostrar agressiva e escapar.
  6. O coelho a montará durante alguns segundos com rápidos movimentos de pélvis.
  7. Para isso, segura os lados da fêmea com sua patas dianteiras e a morde na região do pesoço.
  8. Em um último movimento ejaculará, gritará e se deixará cair ao lado da fêmea.
  9. A cópula estimula a ovulação e em algumas horas se produzirá a fecundação.
  10. Se os coelhos são deixados juntos, podem repetir a monta.
Reprodução de coelhos: características e curiosidades - Como é o acasalamento dos coelhos?

Quantas vezes por dia um coelho pode copular?

Ao explicar como é a reprodução dos coelhos, dissemos que o macho é capaz de copular a cada poucos minutossempre que encontre uma fêmea receptiva. Esta, por sua vez, pode aceitar o macho também continuamente, inclusive recém parida e enquanto amamenta. Portanto, não se pode falar de um número concreto de cópulas diárias.

O que devemos saber é que o macho não vai emitir sêmem em todas as montas e quanto mais cópulas efetue menor a probabilidade de emissão. Este tipo de cópula pode desencadear na coelha uma pseudogestação, ou seja, seu corpo vai reagir como se tivesse acontecido a fecundação para gerar coelhos filhotes.

Reprodução de coelhos: características e curiosidades - Quantas vezes por dia um coelho pode copular?

Tempo de gestação do coelho

Agora que sabemos como funciona a reprodução de coelhos, falaremos sobre o tempo de gestação do coelho, que dura em média 30-32 dias. Após esse período, a coelha pode parir de 1 a 5 láparos - nome que recebem os coelhos filhotes.

A fêmea, quando grávida, busca um ninho para parir a sua ninhada. Uma vez que as crias tenham nascido, ela as alimenta com leite materno por cerca de um mês, embora com 18 de dias de vida os láparos já comecem a ingerir sólidos. Convém recordar que a fêmea pode voltar a se reproduzir assim que parir e que os coelhos filhotes serão sexualmente maduros por volta dos 4-6 meses. Por este motivo a esterilização é tão importante.

Neste outro artigo você confere as principais doenças em coelhos.

Reprodução de coelhos: características e curiosidades - Tempo de gestação do coelho

Outras curiosidades sobre os coelhos

Se você é uma pessoa apaixonada por estes pequenos animais e quer descobrir mais curiosidades sobre coelhos filhotes, coelhos adultos e sobre como criar coelhos, você pode ler estes outros artigos do PeritoAnimal:

E se você é tutor de um lindo coelhinho, talvez te interesse o seguinte vídeo no qual você verá como saber se seu coelho te ama:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Reprodução de coelhos: características e curiosidades, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Gestação.

Bibliografia
  • HEKER, Maísa Melo. Estimulação tátil em coelhos do grupo genético Botucatu e seus efeitos no desempenho, temperamento e reprodução. 2013. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/96522/heker_mm_me_jabo.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 16 de dezembro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Reprodução de coelhos: características e curiosidades
1 de 6
Reprodução de coelhos: características e curiosidades

Voltar ao topo da página