Problemas de comportamento

Ciúmes entre cães e gatos, como lidar?

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 1 setembro 2023
Ciúmes entre cães e gatos, como lidar?

Nuestras tiernas mascotas se emocionan y también son capaces de sentir celos al igual que los humanos. Si ya tienes un perro o un gato en tu hogar y esperas la llegada de una mascota de distinta especie debes tener en cuenta ciertas consideraciones que te ayudarán a que tengan una mejor convivencia.

Aquí te brindamos nuestros consejos para evitar los celos entre gatos y perros. Sigue los consejos de ExpertoAnimal para lograr la mejor convivencia entre ambos.

Também lhe pode interessar: Gatos sentem ciúmes?

Índice

  1. Gatos sentem ciúmes?
  2. Cachorros sentem ciúmes?
  3. Ciúmes entre cães e gatos, como lidar?
  4. O primeiro passo é a socialização
  5. Evite as disputas por comida
  6. Ofereça os mesmos cuidados e a mesma atenção

Gatos sentem ciúmes?

A ideia de que um gato sente ciúmes gera discussões, pois o ciúme é um sentimento associado ao ser humano. Porém, considerando a adaptação emocional em animais sociais, o gato doméstico mostra sinais que lembram ciúmes. Ele estabelece figuras de referência, que podem ser humanos ou outros animais, buscando segurança e interação.

Um estudo da Universidade de Kyoto, no Japão, investigou se gatos domésticos demonstram ciúmes. Observando 52 gatos em interação com um gato de pelúcia (potencial rival) e objeto não social, o estudo não confirmou ciúmes definitivos, mas indicou bases cognitivas e influência ambiental no apego ao tutor. Embora sintomas não sejam claros, busca de atenção, foco na relação entre tutor e rival, interrupção dessa relação e sinais de desconforto podem indicar ciúmes.

Explicamos mais detalhes sobre os ciúmes em gatos neste outro artigo.

Cachorros sentem ciúmes?

Os cachorros, além de sonharem durante o sono profundo, possuem estruturas de pensamento que levantam questionamentos sobre suas emoções. Eles podem sentir empatia e demonstram emoções reconhecíveis, incluindo choro, tristeza, alegria, inquietação e, sim, ciúmes. Acreditando que isso preserve seu relacionamento com os tutores, estudos indicam que cães podem experimentar ciúmes, especialmente quando competem por atenção. No entanto, suas motivações e emoções não são idênticas às humanas.

Não todos os cães manifestam ciúmes, pois a personalidade, treinamento e ambiente influenciam as respostas emocionais. Para prevenir conflitos, é vital fornecer atenção equilibrada a todos, oferecer educação e treinamento para lidar com as emoções. Estudos da Universidade de San Diego confirmaram que cachorros sentem ciúmes, demonstrando tal comportamento quando seus tutores interagiam com pelúcias caninas, mostrando a complexidade das emoções caninas.

Ciúmes entre cães e gatos, como lidar?

Lidar com ciúmes entre cães e gatos requer paciência, introdução gradual e atenção equilibrada. Há alguns passos fundamentais para trabalhar este sentimento entre eles:

  • Primeiro, permita que os animais se cheirem e se acostumem com o cheiro um do outro, começando com portas fechadas e gradativamente permitindo que se vejam.
  • Assegure que cada animal tenha seu espaço, comida e água separados, para evitar disputas por recursos.
  • Dê atenção individual e positiva a ambos, reforçando uma associação positiva com a presença do outro.
  • Intervenha suavemente se houver comportamentos agressivos, distraia com brincadeiras e evite punições.

Com o tempo, muitos cães e gatos podem desenvolver laços e conviver harmoniosamente, mas a supervisão inicial é fundamental para estabelecer uma relação saudável entre eles. A seguir daremos mais algumas dicas de forma detalhada para melhorar a relação e reduzir os ciúmes entre cães e gatos.

O primeiro passo é a socialização

Você convive com um cachorro sociável? No PeritoAnimal, sempre incentivamos a socialização dos animais de estimação com pessoas e animais de todos os tipos, ou seja, torná-los capazes de participar e desfrutar da companhia daqueles ao seu redor.

Independentemente se o animal com o qual vive com você é um cachorro ou um gato, você deve fazer o possível para que ele desenvolva um comportamento social e amigável antes de adotar um novo animal de estimação.

Peça aos seus amigos e familiares que, caso tenham animais de estimação, também os tragam para visitas. É fundamental que o animal comece a se acostumar com a presença de outros animais.

Quando o novo animal de estimação chegar, é importante que eles se conheçam, ou seja, que se cheirem e interajam. Embora nos primeiros dias seja importante que você esteja presente, progressivamente você pode dar a eles mais espaço e tempo sozinhos à medida que se conhecem melhor. No entanto, enfatizamos que é importante que você esteja presente nos primeiros momentos, antes de deixá-los completamente sozinhos no mesmo espaço.

Ciúmes entre cães e gatos, como lidar? - O primeiro passo é a socialização

Evite as disputas por comida

Um motivo de disputa entre animais pode surgir por causa da comida, mas felizmente isso pode ser evitado de maneira bastante simples.

É importante que cada animal de estimação tenha seus próprios utensílios de alimentação e, se possível, que eles não comam no mesmo espaço. Se cada animal tiver seu próprio comedouro e bebedouro separados, e também comerem em áreas diferentes da casa, a comida não será motivo de ciúmes ou brigas.

Ciúmes entre cães e gatos, como lidar? - Evite as disputas por comida

Ofereça os mesmos cuidados e a mesma atenção

É verdade que os gatos têm uma natureza muito diferente da dos cachorros. São mais independentes e precisam de menos carinho, mas não nos enganemos: os gatos também precisam de muito afeto.

Um exemplo claro pode ser observado no uso do sofá. Geralmente, os cachorros gostam mais de se deitar ao lado de seus tutores do que os gatos. No entanto, você deve estar ciente de que, se permitir que o cachorro suba no sofá, será necessário permitir o mesmo comportamento ao gato.

É claro que essas diferenças inerentes a cada espécie devem ser respeitadas, mas você também deve entender que sua disposição para cuidar e dar afeto deve ser a mesma para o cachorro e para o gato. Caso contrário, essas diferenciações poderiam iniciar um conflito por ciúmes.

Ciúmes entre cães e gatos, como lidar? - Ofereça os mesmos cuidados e a mesma atenção

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ciúmes entre cães e gatos, como lidar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Ciúmes entre cães e gatos, como lidar?