Dietas caseiras

Por que cachorro não pode comer uva?

 
Mercè Garcia
Por Mercè Garcia, Adestradora canina especializada em mudança de comportamento. 18 junho 2024
Por que cachorro não pode comer uva?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Seja como um extra nas dietas caseiras ou como um prêmio ocasional, muitas pessoas optam por oferecer frutas e vegetais aos seus cães. No entanto, existem alguns alimentos que nunca devem ser oferecidos, pois podem causar intoxicações ou sérios problemas de saúde.

Você quer saber se os cães podem comer uvas ou não? Elas são tóxicas? O que pode acontecer se nosso comer uma uva? Neste artigo do PeritoAnimal, vamos esclarecer todas as suas dúvidas, levando em consideração vários estudos científicos.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer pera?
Índice
  1. Por que os cachorros NÃO podem comer uvas?
  2. Quantas uvas um cachorro pode comer?
  3. Sintomas de intoxicação por uvas em cães
  4. O que fazer se meu cachorro tiver comido uvas?
  5. Existem outros alimentos que os cachorros não podem comer?
  6. Verduras e frutas boas para os cachorros

Por que os cachorros NÃO podem comer uvas?

As uvas são tóxicas para os cães, de modo que as uvas comuns (Vitis vinifera) estão na lista de alimentos que nunca devemos oferecer aos nossos animais de estimação. Apesar de muitos estudos garantirem a toxicidade das uvas [1] [2] [3] [4], a verdade é que o mecanismo tóxico exato ainda é desconhecido e, portanto, continua sendo objeto de estudo. Suspeita-se de uma micotoxina, cuja composição pode variar, o que poderia justificar que alguns cães apresentem mais ou menos nível de toxicidade. No entanto, reforçamos que ainda está em estudo, portanto, a recomendação é não oferecer uvas aos cães.

Não é possível garantir qual é o componente prejudicial (que também pode estar presente em quantidades variáveis), a dose exata que um cão deve consumir ou se existe algum produto externo que nem sempre está presente. Por esse motivo, qualquer quantidade é considerada um problema para a saúde do cão.

Além de causar intoxicação e indigestão, o consumo dessa fruta provoca uma maior concentração de nitrogênio ureico no sangue e/ou creatinina sérica, o que pode resultar em insuficiência renal aguda e/ou insuficiência hepática [1]. Além disso, estão ocorrendo cada vez mais casos de óbitos devido ao consumo de uvas, pois tanto a quantidade ingerida quanto as condições do próprio cão influenciam.

Os cachorros podem comer passas ou beber suco de uva?

NÃO, os cães não podem comer uvas passas, nem beber suco de uva, nem uvas sem sementes. As uvas, em todas as suas versões e variedades, são perigosas para esses animais.

Por que cachorro não pode comer uva? - Por que os cachorros NÃO podem comer uvas?

Quantas uvas um cachorro pode comer?

Dado que não existem resultados conclusivos sobre o mecanismo de toxicidade das uvas, não é possível determinar com precisão se uma única uva é potencialmente prejudicial ou não. Além disso, cada cachorro pode reagir de forma mais ou menos exagerada à mesma quantidade.

Então, qual é a dose tóxica de uvas em cães? A seguir, mostramos alguns resultados após o consumo de uvas em cães: um cão desenvolveu insuficiência renal com apenas 2,8 miligramas por quilo de peso [1], enquanto outro foi eutanasiado após consumir 4,7 gramas por quilo de peso[5]. Por outro lado, entre 4 e 5 uvas causaram falha renal em um dachshund de 8,2 quilogramas[5]. Com base nisso, e considerando que muitos casos foram documentados com resultados muito variáveis, estima-se que cerca de 30 gramas de uva por quilo de peso podem causar danos graves à saúde do cão, inclusive a morte, enquanto a quantidade para uvas passas é de 10 gramas.

Dito isso, quantas uvas um cão pode comer? Nenhuma! Novamente, esses números não são conclusivos e é melhor evitar completamente as uvas, pois acabamos de ver casos reais de cães que perderam a vida por uma quantidade muito menor.

Sintomas de intoxicação por uvas em cães

Os sintomas de uma intoxicação por uvas em cães começam a se manifestar após 6 horas do consumo e nunca depois de 24 horas da ingestão. Os sinais mais comuns são:

  • Vômitos.
  • Diarreia.
  • Anorexia (o cão se recusa a comer).
  • Sensibilidade abdominal.
  • Letargia.
  • Presença de restos de uvas nas fezes.
  • Presença de restos de uvas no vômito.
  • Polidipsia (sede excessiva).
  • Tremores.
  • Sinais neurológicos.
Por que cachorro não pode comer uva? - Sintomas de intoxicação por uvas em cães

O que fazer se meu cachorro tiver comido uvas?

Se você suspeita que seu cão está sofrendo de uma intoxicação por uvas, recomendamos que você vá imediatamente ao veterinário de emergência, que poderá começar a realizar vários testes para confirmar a intoxicação do cão. Inicialmente, o veterinário avaliará se o cão está sofrendo de insuficiência renal, o sinal mais evidente. Além disso, os exames realizados devem mostrar a presença de ureia e creatinina elevadas, oligúria ou anúria, proteinúria, glicosúria, hematúria microscópica e, às vezes, até cristalúria [5]. O prognóstico para cães com oligúria ou anúria é desfavorável. [2].

O tratamento a ser aplicado para uma intoxicação por uvas em cães dependerá dos sintomas apresentados pelo animal. Geralmente, são utilizados eméticos para induzir o vômito e/ou absorventes, como o carvão ativado.

Existem outros alimentos que os cachorros não podem comer?

Existem outras frutas proibidas para cães? Eles podem comer cerejas ou tangerinas? A verdade é que é melhor evitá-las. Existem vários alimentos proibidos para cães que é recomendável não oferecer, como cebola, chocolate ou nozes de macadâmia. Embora em alguns casos não causem morte ou doenças graves, podem sim causar diarreia e desconforto.

Verduras e frutas boas para os cachorros

Agora que você sabe que os cães não podem comer uvas e conhece outros alimentos que nunca deve oferecer ao seu cão, é hora de descobrir novos ingredientes que você pode adicionar à sua dieta. Existem várias verduras e frutas recomendadas para cães, embora para o consumo diário você sempre deva optar pela verdura, já que as frutas contêm muito açúcar.

Entre todas as frutas e verduras, podemos destacar a batata-doce, as batatas cozidas, a abóbora ou a cenoura, populares por seus múltiplos benefícios e usos. Por outro lado, a maçã, o melão ou a melancia são muito saudáveis e ajudarão na hidratação em épocas mais quentes. Portanto, se você quiser compartilhar a chegada do ano novo com seu cão, não lhe dê uvas e substitua-as por alimentos que sejam adequados, como os mencionados.

Por que cachorro não pode comer uva? - Verduras e frutas boas para os cachorros

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que cachorro não pode comer uva?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Referências
  1. Eubig P., Brady M., Gwaltney-Brant S., Khan S., Mazzaferro E., Morrow C. (2005) Acute Renal Failure in Dogs After the Ingestion of Grapes or Raisins: A Retrospective Evaluation of 43 Dogs Journal of Veterinary Internal Medicine Volume 19, Issue 5 September 2005 Pages 663–674
  2. Gwaltney-Brant S., Holding JK., Donaldson CW., Eubig PA., Khan SA. (2001) Renal failure associated with ingestion of grapes or raisins in dogs. Journal of Veterinary Internal Medicine 2001 May 15;218(10):1555-6.
  3. Sutton N. M., Bates N., Campbell A., (2009) Factors influencing outcome of Vitis vinifera (grapes, raisins, currants and sultanas) intoxication in dogs. Veterinary Record 2009 Vol.164 No.14 pp.430-431 ref.6
  4. Campbell A., Grapes, raisins and sultanas, and other foods toxic to dogs VPIS (London), Medical toxicology unit, avonley road, London, SE14 5ER
Bibliografia
  • Pet Posion Helpline. Grapes. Disponible en: https://www.petpoisonhelpline.com/poison/grapes/
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Por que cachorro não pode comer uva?