Dietas caseiras

Gato pode comer tomate?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 7 novembro 2024
Gato pode comer tomate?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O tomate é o fruto da tomateira, uma planta da família das solanáceas. Embora seu cultivo tenha se iniciado no Peru, atualmente o tomate é uma das hortaliças mais amplamente distribuídas no mundo, fazendo parte da gastronomia de quase todos os países.

Mas, e quanto aos nossos gatos? Será que eles podem comer tomate? Se você quer descobrir, não perca o seguinte artigo do PeritoAnimal, em que explicaremos se os gatos podem ou não consumir tomate.

Também lhe pode interessar: Gato pode comer batata?
Índice
  1. O tomate faz mal para os gatos?
  2. Benefícios do tomate para os gatos
  3. Como dar tomate ao meu gato?
  4. Quantidade de tomate para gatos
  5. Contraindicações do tomate para gatos
  6. Efeitos colaterais do tomate para gatos

O tomate faz mal para os gatos?

A tomateira é uma planta da família das solanáceas. Como outras espécies dessa família, é uma planta venenosa. Os caules e folhas contêm compostos tóxicos, como solanina, tomatina e algumas glicoproteínas. Nos gatos, esses compostos podem causar um quadro de intoxicação, caracterizado por hipersalivação, inapetência, desconforto gastrointestinal, fraqueza, midríase (dilatação das pupilas) e bradicardia (redução da frequência cardíaca).

Os frutos imaturos da tomateira, ou seja, os tomates verdes, também contêm esses compostos tóxicos. No entanto, à medida que amadurecem, esses compostos são eliminados, de forma que os frutos maduros apresentam uma quantidade insignificante dessas toxinas.

Considerando isso e levando em conta os inúmeros benefícios nutricionais que os tomates podem oferecer, podemos concluir que eles fazem parte da lista de alimentos seguros para os gatos, desde que estejam maduros. De fato, o tomate é um ingrediente frequentemente utilizado em rações para gatos. Portanto, os tomates verdes são tóxicos, mas os tomates vermelhos e maduros são seguros e benéficos para os felinos.

Gatos podem comer tomate frito?

Não, os gatos não devem comer tomate frito, pois esse método de cocção não é recomendado para eles devido ao alto teor calórico. Na seção sobre como oferecer tomate ao gato, explicaremos as melhores maneiras de incluir esse fruto em sua dieta.

Gato pode comer tomate? - O tomate faz mal para os gatos?

Benefícios do tomate para os gatos

O tomate é uma hortaliça que pode oferecer diversos benefícios nutricionais quando introduzido corretamente na dieta dos gatos. A seguir, destacamos os mais relevantes:

  • É um alimento de baixo valor calórico, pois fornece apenas 22 kcal a cada 100 gramas. Isso permite incluir o fruto na alimentação dos gatos sem aumentar significativamente o valor energético da dieta, o que é especialmente recomendado para felinos com tendência ao sobrepeso.

  • Elevado teor de água. A água é o componente mais abundante no tomate, representando 93% de sua composição. O consumo desse fruto ajuda a manter o organismo hidratado, o que é especialmente benéfico para os gatos, pois eles costumam ingerir pouca água. Se o seu gato tem essa dificuldade, confira nosso artigo sobre Como fazer meu gato beber água.

  • Fonte de vitaminas e minerais. O tomate contém vitamina A (principalmente na forma de carotenoides pró-vitamina A) e vitamina C. Entre os minerais, destacam-se o ferro e o selênio.

  • Possui grande poder antioxidante. As vitaminas A, C e o selênio contribuem para esse efeito, mas o que realmente faz a diferença em relação ao poder antioxidante é a presença do licopeno, um caroteno ou pigmento vegetal que, além de ser responsável pela cor vermelha do tomate, possui grande poder antioxidante, protegendo as células do estresse oxidativo.

Como dar tomate ao meu gato?

Agora que você sabe que o tomate maduro é bom para os gatos, se após conhecer os benefícios desse alimento você decidir incluí-lo na dieta do seu gato, saiba que pode fazê-lo de duas maneiras:

  • Se o seu gato consome ração comercial (seja ração seca ou úmida), você pode oferecer o tomate como um agrado, desde que ele goste do sabor e da textura.

  • Se o seu gato segue uma dieta caseira, você pode incluir o tomate como mais um ingrediente em sua refeição. Por exemplo, se você se pergunta se os gatos podem comer sardinha com tomate, a resposta é sim, desde que o prato seja totalmente caseiro, sem sal ou especiarias adicionadas. Confira também nosso artigo sobre se Gato pode comer peixe?.

Independentemente de você utilizar o tomate como um agrado ou incluí-lo na refeição habitual do seu gato, é importante levar em conta algumas considerações antes de oferecê-lo:

  1. Devem ser selecionados tomates bem maduros (ou seja, vermelhos), pois, como já mencionamos, os tomates verdes são tóxicos para os gatos.
  2. É necessário retirar o caule e o pedúnculo (rabo do tomate), pois essas partes também contêm substâncias tóxicas para os felinos.
  3. Antes de prepará-los, os tomates devem ser lavados com bastante água para remover resíduos de sujeira, contaminantes ou pesticidas que possam estar aderidos à sua casca.
  4. Após serem lavados, podem ser oferecidos crus ou cozidos, já que ambas as formas são adequadas para os gatos. Recomenda-se cortá-los em pequenos cubos para facilitar o consumo.

Quanto aos métodos de cocção, prefira aqueles que preservem ao máximo as propriedades do tomate e que não aumentem o valor calórico. Assim, sugerimos cozinhá-lo fervido, escaldado, grelhado, no micro-ondas ou assado no forno, sempre sem especiarias e nem sal.

Gato pode comer tomate? - Como dar tomate ao meu gato?

Quantidade de tomate para gatos

Se você decidiu incluir o tomate na dieta do seu gato como um agrado, pode oferecer de 4 a 5 cubinhos, uma ou duas vezes por semana.

Se, por outro lado, você optou por introduzir o tomate na refeição diária do seu gato, será necessário calcular a quantidade adequada com base nas necessidades nutricionais dele, que variam conforme seu peso, idade, estado fisiológico e nível de atividade. Se você costuma alimentar seu gato com uma dieta caseira, recomendamos buscar orientação de um profissional especializado em nutrição animal, pois somente assim será possível garantir que a alimentação do seu pet seja equilibrada e atenda às suas necessidades nutricionais. Neste outro artigo, você encontrará informações sobre O que os gatos comem.

Contraindicações do tomate para gatos

Embora, como vimos, os gatos possam consumir tomate maduro, há certas situações em que sua oferta pode ser prejudicial:

Efeitos colaterais do tomate para gatos

Como mencionamos, os tomates verdes, assim como os caules e as folhas da tomateira, contêm substâncias tóxicas (solanina, tomatina e algumas glicoproteínas) que podem causar um quadro de intoxicação em gatos. Os sintomas associados a essa intoxicação incluem:

  • Hipersalivação.
  • Inapetência.
  • Mal-estar gastrointestinal.
  • Fraqueza.
  • Midríase (dilatação das pupilas).
  • Bradicardia (diminuição da frequência cardíaca).

Por esse motivo, é fundamental manter os tomates verdes e as plantas de tomateira fora do alcance dos gatos. Caso seu gato tenha ingerido tomates verdes ou partes tóxicas da planta e apresente sintomas de intoxicação, leve-o imediatamente ao veterinário.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato pode comer tomate?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • American Society for the Prevention of Cruelty to Animals. Tomato Plant. Lycopersicon spp. Disponible en: https://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/toxic-and-non-toxic-plants/tomato-plant
  • Federación Española de Nutrición. Tomate. Lycopersicom esculentum mill. Disponible en: fen.org.es/MercadoAlimentosFEN/pdfs/tomate.pdf
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Gato pode comer tomate?