Dietas caseiras

Gato pode comer azeitona?

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 12 janeiro 2024
Gato pode comer azeitona?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Muitos tutores podem ter dúvidas se os gatos podem ou não comer azeitonas. A resposta é que sim, os gatos comer azeitonas já que não são tóxicas para eles. Muitos gatinhos se interessam por azeitonas porquê contém isoprenóides com uma estrutura parecida a dos químicos presentes no catnip ou nas gramas de gato.

No entanto, apesar dessa curiosidade e dos benefícios que podem trazer para a saúde dos felinos, as azeitonas devem usadas como um petisco e nunca devemos oferecer a eles todos os dias, mas de vez em quando e em pequenas quantidades.

Se quiser saber mais sobre o consumo de azeitona por gatos, continue lendo este artigo do PeritoAnimal no qual explicamos se os gatos podem comer azeitonas ou não.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer azeitona?

Índice

  1. As azeitonas são boas para os gatos ou não?
  2. Benefícios das azeitonas para gatos
  3. Por que os gatos gostam de azeitonas?
  4. Qual quantidade de azeitonas ideal para gatos?
  5. Como dar azeitonas ao meu gato?
  6. Efectos secundarios de las aceitunas para gatos
  7. Contra-indicações de azeitonas para gatos

As azeitonas são boas para os gatos ou não?

Então os gatos podem comer azeitonas de todos os tipos? Sim! Para os mais curiosos, os gatos podem comer azeitonas verdes e pretas. Qualquer variedade de azeitona pode ser consumida pelo nosso companheiro felino. Isso não significa que as azeitonas devam ocupar um lugar central na dieta do gato e muito menos dá-las diariamente, mas sim serem oferecidas de vez em quando e sempre como “recompensa” ou petisco.

Isto se deve à natureza alimentar do gato, que necessita de proteínas e gorduras de origem animal em grandes quantidades, deixando muito pouca proporção de sua dieta diária para outros tipos de alimentos, como as azeitonas.

Também é importante ressaltar que o consumo frequente ou a oferta de uma quantidade significativa de azeitonas ao seu pequeno felino pode causar indigestão, já que seu corpo não está projetado para digerir esses alimentos dessa forma. Mais tarde nos aprofundaremos neste aspecto dos efeitos colaterais das azeitonas para gatos.

Aqui você encontra mais informações sobre “Benefícios do azeite de oliva para os gatos”.

Benefícios das azeitonas para gatos

A azeitona é um alimento muito rico em nutrientes que fazem bem à saúde de um organismo como o do gato. Este produto é rico em ácidos graxos benéficos, como o ácido oleico, que irão melhorar a qualidade da pelagem do seu pequeno felino, deixando-a lustrosa e brilhante.

O seu teor de gordura benéfico também favorecerá o trânsito intestinal dos nossos gatos e evitará, em certa medida, que o pelo ingerido durante a escovação se acumule e provoque uma obstrução intestinal.

Além disso, graças ao seu conteúdo nestas gorduras, também promoverão a saúde das articulações devido a uma “dose extra” de gordura. Seu conteúdo de vitamina A e C também proporciona benefícios e promove a manutenção dos tecidos. O cheiro e sabor da azeitona também proporcionam calma e relaxamento aos pequenos felinos, auxiliando em seus momentos de estresse.

Imagen: Noots Pets

Gato pode comer azeitona? - Benefícios das azeitonas para gatos

Por que os gatos gostam de azeitonas?

A título de curiosidade, as azeitonas costumam enlouquecer os pequenos gatos devido à sua composição; em que incluem estruturas chamadas isoprenóides, muito semelhantes às substâncias naturais contidas na erva-dos-gatos ou no catnip que os gatos tanto adoram.

Estes compostos ativam os receptores de feromônios dos nossos pequenos gatos no órgão vomeronasal, excitando-os, causando uma espécie de “onda” de energia, não afetando a sua saúde, mas sim fazendo-os querer esfregar-se com eles, brincar com eles e mordê-los. Muitos gatos também dilatam as pupilas e ficam distraídos, mas também existem gatos pequenos que não apresentam esses comportamentos e podem simplesmente gostar deles ou não.

Qual quantidade de azeitonas ideal para gatos?

Os gatos devem comer azeitonas em pequenas quantidades porque, embora possam ingeri-las, não são um alimento ideal para eles devido à sua composição nutricional e ao teor de sódio. Mesmo assim, seu consumo esporádico pode oferecer os benefícios que proporciona à saúde de qualquer organismo. A quantidade máxima que você deve oferecer ao seu pequeno felino não mais que a 3/4 de uma azeitona duas vezes por semana para um gato adulto padrão com peso saudável.

Pode ser que você se interesse em dar uma olhada no seguinte artigo sobre “Alimentos proibidos para gatos” para saber mais sobre o que os gatos não podem comer.

Gato pode comer azeitona? - Qual quantidade de azeitonas ideal para gatos?

Como dar azeitonas ao meu gato?

A forma correta de oferecer azeitonas aos nossos pequenos gatos é cortá-las em pequenos pedaços para que não se engasguem ou se assustem com a consistência da comida. Também é importante que os ossos sejam retirados, caso os tenham, pois podem causar asfixia.

Lembramos de não oferecê-los mais de duas vezes por semana e nunca mais de 3/4 de azeitona para não aborrecer o seu felino e evitar aumentar as calorias diárias do seu gato com algo que realmente não é ideal para a sua natureza dietética e nutricional. requisitos.

Efectos secundarios de las aceitunas para gatos

É raro que as azeitonas causem qualquer tipo de reação alérgica, mas o consumo excessivo ou descontrolado pode causar dores de estômago, vômitos e diarreia nos nossos pequenos felinos.

Isso pode ser mais comum se, em vez de azeitonas sem recheio, forem oferecidas azeitonas com queijo, salsichas ou jalapenos, pois há maior chance de sofrerem algum tipo de alergia ou sensibilidade. Devido ao seu teor de sódio, pode predispor os gatos a problemas renais.

Contra-indicações de azeitonas para gatos

A principal contra-indicação para o consumo de azeitonas por um gato é a hipersensibilidade a elas ou a qualquer ingrediente se forem recheadas ou se for um gato com doença renal, pois seu teor de sódio só piora a saúde dos rins.

Também não devem ser consumidos por gatos que sofram de algum problema gastrointestinal que provoque sintomas como vômitos ou diarreia ou por gatos com doenças digestivas crónicas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato pode comer azeitona?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Gato pode comer azeitona?