menu
Partilhar

Cachorro pode comer azeitona?

 
Por Cristina Pascual, Veterinária. 10 dezembro 2021
Cachorro pode comer azeitona?

Ver fichas de  Cachorros

As azeitonas são alimentos de grande valor nutricional, ricos em ácidos graxos monoinsaturados, fibras, vitaminas e minerais, e não contêm nenhum componente tóxico para os cães. É por isso que, sim, pode dar azeitona para cachorro e você pode oferecê-las ao cão como um petisco ocasional. Entretanto, é importante que você leve em conta algumas considerações para evitar que o consumo inadequado cause problemas ao canino.

Se você estiver se perguntando se cachorro pode comer azeitona, recomendamos que leia o seguinte artigo do PeritoAnimal, no qual explicamos como você pode dar azeitonas ao pet com segurança.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer acelga?

Benefícios da azeitona para cachorros

As azeitonas são o fruto da oliveira (Olea europaea), uma árvore típica dos países de clima mediterrâneo. São frutos carnudos, de tamanho variável, que contêm uma semente ou caroço no seu interior. Dependendo de sua cor, são classificadas em azeitonas verdes (aquelas que são colhidas antes da maturação) e azeitonas pretas (aquelas que são colhidas quando completamente maduras ou pouco antes).

As azeitonas são um alimento de grande valor nutricional, especialmente as azeitonas pretas devido ao maior tempo que permanecem na árvore. Os aspectos mais importantes de sua composição nutricional estão listados abaixo:

  • São frutos gordurosos: com alto teor de ácidos graxos monoinsaturados (principalmente ácido oléico). O ácido oleico é um ácido graxo monoinsaturado da família ômega 9 que proporciona inúmeros benefícios à saúde. Por exemplo, ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares. Possui também propriedades anti-inflamatórias e anti-tumorais. Se você quiser saber mais informações sobre anti-inflamatórios naturais para cães, não hesite em ler este artigo.
  • São uma boa fonte de fibra: necessária para regular o trânsito intestinal, a consistência das fezes e manter uma microbiota intestinal benéfica. Recomendamos este outro post sobre fibra para cães.
  • São uma importante fonte de vitamina E: o que ajuda a proteger as células contra o estresse oxidativo.
  • Eles são ricos em cálcio: um nutriente essencial que contribui para a formação de uma boa estrutura óssea e o bom funcionamento do sistema nervoso, muscular e hormonal. Neste artigo falamos sobre os alimentos com cálcio para cachorro.

Cachorro pode comer azeitona?

Se neste ponto você está se perguntando se cachorro pode comer azeitona pretas ou se os cães podem comer azeitonas verdes, a resposta é sim. Como acabamos de explicar, as azeitonas são alimentos de alto valor nutritivo que, além disso, não contêm nenhum componente tóxico para cães.

Portanto, os cães podem comer azeitonas: tanto azeitonas pretas como azeitonas verdes. Entretanto, é importante qualificar a resposta, pois o consumo inadequado pode causar problemas para o canino. Se você decidir dar azeitonas para o cachorro, você deve certificar-se de que elas estejam sem caroço e não recheadas com nenhum ingrediente (como alho, cebola, anchova ou pimentão). Elas também devem ser dadas com moderação, pois contêm quantidades muito altas de sódio. Você pode dar uma ou duas azeitonas como um petisco ocasional, mas não como algo rotineiro.

Cachorro pode comer azeitona sem caroço?

Como já mencionamos, as azeitonas são frutos que contêm uma semente ou caroço dentro. Se você decidir dar azeitonas ao cachorro como um petisco esporádico, você deve se certificar de que elas sejam azeitonas sem caroço.

Os caroços oferecem um grande risco de asfixia para os cães, pois, sendo animais muito vorazes, é provável que eles engulam as azeitonas sem mastigar e os caroços acabem obstruindo suas vias respiratórias. Por outro lado, se eles decidirem mastigá-los, podem ocorrer problemas dentários ou lesões na mucosa bucal, devido à sua dureza. Além disso, durante a digestão, as bordas afiadas das cavidades da azeitona podem ferir a mucosa gastrointestinal, causando úlceras e processos inflamatórios no trato digestivo.

Portanto, embora os cachorros possam comer azeitonas pretas e verdes, é importante certificar-se de que elas estejam livres de caroços antes de oferecê-las.

O que acontece se o cachorro comer azeitona?

Se seu companheiro peludo come azeitonas esporadicamente, não há razão para se preocupar com quaisquer consequências negativas. Na verdade, é um alimento rico em ácidos graxos monoinsaturados, fibras, vitaminas e minerais, que proporcionam inúmeros benefícios à saúde.

Entretanto, em cães com um sistema digestivo particularmente sensível a mudanças nos alimentos ou que sofrem de patologias digestivas crônicas (tais como doença inflamatória intestinal, alergias ou intolerâncias), a ingestão de azeitonas pode causar processos digestivos com vômitos, diarreia ou dores abdominais. Nesses casos, devemos evitar oferecer azeitonas ou qualquer outro alimento que não faça parte de sua dieta habitual.

Se você quiser saber mais informações sobre problemas digestivos em cães, veja este artigo que recomendamos.

Por outro lado, é preciso lembrar que as azeitonas são normalmente conservadas em salmoura, portanto, têm um alto teor de sódio. Normalmente, a necessidade de sódio na dieta dos cães adultos é baixa, entre 0,12-0,61% expressa em matéria seca. Se seu cão comesse acidentalmente mais azeitonas do que isso, seus níveis de sódio no sangue subiriam e ele excretaria mais água e sódio na urina para tentar compensar. Caso isto ocorra, é importante que você forneça ao seu cão água livremente para evitar desequilíbrio hídrico-eletrolítico. Isto também deve ser comunicado ao seu veterinário, pois pode ter repercussões sobre a pressão arterial, especialmente em cães com doenças cardíacas ou renais.

Finalmente, lembre-se de que se você decidir dar azeitonas para o cachorro, elas não devem ter caroçoso ou ser recheadas com nenhum ingrediente. Já mencionamos os riscos apresentados pelas azeitonas em cães (asfixia, lesões dentais, úlceras gastrointestinais, etc.), e também devemos lembrar que muitos dos ingredientes com os quais as azeitonas são normalmente recheadas podem ser muito tóxicos para os cães. Por exemplo, a cebola e o alho causam danos oxidativos aos eritrócitos, levando à anemia hemolítica.

Como dar azeitonas a um cachorro?

Em resumo, se você for oferecer azeitonas ao seu cão, lembre-se destes três pontos-chave:

  • Faça isso apenas ocasionalmente: como um petisco.
  • Certifique-se de que elas não contenham caroços.
  • Certifique-se de que elas não estejam recheadas com nenhum ingrediente.

Agora que você já viu que cachorro pode comer azeitona e a maneira de oferecer a ele, deixamos aqui um vídeo sobre alimentos tóxicos e proibidos para cachorros:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer azeitona?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Carrillo, C. (2011). Efecto del ácido oleico, un ácido graso monoinsaturado. Universidad de Burgos.
  • Federación Española de Nutrición. Aceituna. Disponible en: https://www.fen.org.es/MercadoAlimentosFEN/pdfs/aceituna.pdf
  • Federación Europea de Fabricantes de Alimentos para Animales de Compañía. (2017). Guías nutricionales para alimentos completos y complementarios para perros.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Cachorro pode comer azeitona?
Cachorro pode comer azeitona?

Voltar ao topo da página