Curiosidades do mundo animal

Animais com carapaça - Exemplos e imagens

 
Animais com carapaça - Exemplos e imagens

Ao pensar em animais com carapaças, a primeira coisa que vem à mente são as tartarugas. No entanto, muitas outras espécies possuem estruturas morfológicas desse tipo, projetadas para protegê-las dos predadores e permitir sua sobrevivência. Você conhece outras espécies com tal característica? Neste artigo do PeritoAnimal te apresentamos esta lista com suas características, curiosidades, exemplos e fotos. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Animais com exoesqueleto - Nomes e exemplos

Índice

  1. O que é uma carapaça?
  2. Para que serve a carapaça dos animais?
  3. Lista de animais com carapaça
  4. Outros animais com carapaça

O que é uma carapaça?

A carapaça é uma estrutura que cobre o corpo de alguns animais, vertebrados ou invertebrados. Essa carapaça funciona como um "escudo" que protege o animal de acordo com suas necessidades.

As tartarugas são os animais com carapaça mais conhecidos, mas os camarões, os moluscos da classe Bivalvia, entre outras espécies, também possuem essas estruturas. Devido à variedade de animais que as apresenta, as carapaças podem ser rígidas e quase indestrutíveis ou flexíveis e membranosas. Da mesma forma, algumas cobrem quase completamente o corpo do animal, envolvendo-o em forma de placas seccionais.

Em termos gerais, isso responde à pergunta sobre o que é uma carapaça, mas qual é a sua função? Continue lendo para descobrir a resposta!

Para que serve a carapaça dos animais?

A carapaça, concha ou casco cumpre diversas funções no mundo animal:

  • Oferece abrigo diante das intempéries do tempo;
  • Protege contra os predadores;
  • Protege os órgãos internos;
  • Permite uma melhor adaptação ao habitat da espécie.

Além disso, a carapaça pode mudar ou não. As tartarugas, por exemplo, têm um casco que cresce com elas e só deixa livres as pernas, cauda e cabeça. Outras espécies, como caranguejos e lagostas, têm uma estrutura rígida que cobre todo o corpo, incluindo pernas, olhos e boca. Além disso, os caranguejos mudam de carapaça à medida que crescem. Durante a muda, eles ficam vulneráveis ao ataque de um predador e a concha vazia pode ser usada por outras espécies.

Por outro lado, em moluscos, a carapaça é chamada de concha. Essa concha é composta de um tecido mineral secretado pelo próprio molusco, através de uma estrutura chamada manto. Graças a ele, a concha é formada e protege o corpo mole do molusco.

Confira a seguir a nossa lista, com alguns exemplos e fotos de animais com carapaça.

Animais com carapaça - Exemplos e imagens - Para que serve a carapaça dos animais?

Lista de animais com carapaça

A seguir, confira alguns exemplos com fotos de animais com carapaça:

1. Tartaruga mediterrânea

A tartaruga mediterrânea (Testudo hermanni), assim como outras espécies de Testudines, apresenta um corpo amplo e curto e possui uma carapaça constituída por escamas ósseas rígidas. É um dos tipos de tartarugas de terra. A parte superior costuma ser arredonda e se chama carapaça, enquanto a parte inferior, mais lisa e plana, é chamada de plastrão.

Nesta espécie, a carapaça tem uma coloração amarela e preta que serve para identificá-la. Além da função de proteção, a carapaça também é um meio de termorregulação, pois a tartaruga a expõe ao sol para se aquecer.

Animais com carapaça - Exemplos e imagens -

2. Tartaruga-da-orelha-vermelha

A tartaruga-da-orelha-vermelha (Trachemys scripta) é uma espécie de tartaruga que vive em água doce. Está distribuída nos pântanos e lagoas encontrados na América do Norte e no México, embora atualmente possa ser encontrada em cativeiro em quase todo o mundo, por ser uma das espécies mais utilizadas como animal de estimação.

As tartarugas marinhas e jabutis terrestres têm algumas diferenças, incluindo a carapaça. As tartarugas marinhas precisam oferecer menos resistência às correntes de água para nadar mais rápido, por esse motivo, possuem uma carapaça lisa e plana, com pouca rugosidade.

Por sua vez, a carapaça dos jabutis terrestres apresenta maior dureza e irregularidades na parte superior, como forma de adicionar proteção extra aos predadores, pois dificulta a tarefa de pegá-los ou mordê-los. Essas diferenças também servem para distinguir algumas espécies de outras.

Animais com carapaça - Exemplos e imagens -

3. Caramujo-gigante-africano

O terceiro na lista de animais com carapaça é o caramujo-gigante-africano (Achatina fulica), um animal com concha e antenas. É um molusco gastrópode originário da África, embora atualmente seja possível encontrá-lo em outras partes do mundo, onde é considerado uma espécie invasora. É um dos tipos de caracóis terrestres mais extravagante, pelo seu grande tamanho. A concha tem forma espiralada e protege os órgãos internos, além de servir como abrigo diante de predadores porque o caracol consegue se esconder dentro dela.

Conheça os diferentes tipos de caramujos aqui.

Animais com carapaça - Exemplos e imagens -

4. Ostra-gigante

A ostra-gigante (Tridacna gigas) pertence a um grupo de moluscos marinhos das quais existem quase 13.000 espécies diferentes. A concha tem duas valvas ou partes, unidas por uma dobradiça. Além disso, na ostra-gigante, essas valvas têm uma borda ondulada. Elas vivem presas aos recifes de coral e não têm cabeça, tentáculos ou mandíbula.

Animais com carapaça - Exemplos e imagens -
Imagem: Reprodução/ Flickr Mal B

5. Náutilo-comum

É um molusco cefalópode considerado um fóssil vivo, devido à antiguidade da espécie. Tem uma concha desenvolvida e dura, que pode medir entre alguns milímetros e 30 centímetros, através da qual aparecem tentáculos finos. O náutilo (Nautilus pompilius) vive no fundo do mar e se alimenta de peixes ou carniça.

Descubra mais características e curiosidades de cefalópodes.

Animais com carapaça - Exemplos e imagens -

6. Caranguejo-da-flórida

O caranguejo-da-flórida (Menippe mercenaria) é mais um dos exemplos de animais com carapaça. É um crustáceo decápode que se distribui pelas costas da América Central e em parte da América do Norte. O exoesqueleto dos caranguejos é uma carapaça formada a partir de quinino e carbonato de cálcio, componentes que lhe conferem sua dureza característica. Além da carapaça, os caranguejos possuem braçadeiras formadas pelos mesmos componentes. O exoesqueleto passa por mudas à medida em que crescem.

Animais com carapaça - Exemplos e imagens -

7. Lagosta-de-recife

A lagosta-de-recife (Enoplometopus holthuisi) é uma espécie da mesma família que os caranguejos. É caracterizada por uma carapaça dura que, em algumas variedades, pode ser espinhosa ou lisa. Além disso, a lagosta é outro animal com carapaça e antenas. Elas geralmente vivem nos recifes, entre cerca de 20 e 80 metros de profundidade, onde se alimentam de carniça e peixe.

Animais com carapaça - Exemplos e imagens -

8. Escaravelho-sagrado

O escaravelho-sagrado (Scarabaeus sacer) é mais um dos exemplos nessa lista de animais com carapaça. É um inseto que habita o mediterrâneo, onde vive em áreas pantanosas e perto da areia. Como outros coleópteros, possui um exoesqueleto rígido. Esse exoesqueleto é composto de várias placas, chamadas esclerites e elas cobrem quase todo o corpo. Graças à estrutura das placas, os besouros são flexíveis mas com um corpo resistente a predadores e aos efeitos do clima.

Animais com carapaça - Exemplos e imagens -

9. Camarão-limpador-do-Pacífico

Os camarões-limpadores-do-Pacífico (Lysmata amboinensis) são crustáceos decápodes que vivem nos recifes localizados nos oceanos Pacífico e Índico. Eles medem até 6 centímetros, tem 10 pernas e um corpo secional com uma carapaça frágil. Esta carapaça parte da testa e de lá cobre, com placas divididas, o tórax, o abdômen e a cauda.

Animais com carapaça - Exemplos e imagens -

10. Carrapato-americano-de-cachorro

O carrapato-americano-de-cachorro (Dermacentor variabilis) é um inseto ectoparasita da família dos ácaros e mais um dos exemplos de animais que tem carapaça. Eles frequentemente parasitam mamíferos como cachorros, gatos e cavalos e é difícil se livrar deles. A razão? Possuem um exoesqueleto rígido que protege seus órgãos internos. Como nos besouros, sua carapaça é seccional, cobrindo o tórax e o abdômen nos machos e também a área da cabeça nas fêmeas.

Animais com carapaça - Exemplos e imagens -

Outros animais com carapaça

Agora você já conhece 10 animais com carapaça com suas respectivas fotos, trazemos outras espécies que possuem essa estrutura. Estas são algumas delas:

  • Camarão-mantis (Squilla mantis);
  • Lagosta-gregaria (Munida gregaria);
  • Navalheira (Necora puber);
  • Lavagante (Homarus gammarus);
  • Camarão-patagônico (Pleoticus muelleri);
  • Barata-gigante (Blaberus craniifer);
  • Pulga-de-gato (Ctenocephalides felis);
  • Bicho-de-conta (Armadillidium vulgare);
  • Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus);
  • Barata-dubia (Blaptica dubia);
  • Jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria);
  • Caranguejola (Cancer pagurus);
  • Ameijôa- amarela (Amarilladesma mactroides);
  • Caranguejo-patagônico (Lithodes santolla);
  • Lagostim (Nephrops norvegicus);
  • Quitón (Chiton articulatus);
  • Gastrópode-de-pé-escamoso (Chrysomallon squamiferum);
  • Peixe-vaca (Lactoria cornuta);
  • Santola (Maia squinado);
  • Mexilhão-mediterrâneo (Mytilus galloprovincialis).

Para saber mais informações os animais que vivem em cavernas ou tocas, não perca este outro artigo.

Animais com carapaça - Exemplos e imagens - Outros animais com carapaça

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais com carapaça - Exemplos e imagens, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Sigwart, J., Chen, C. & Thomas, E.A. 2019. Chrysomallon squamiferum. The IUCN Red List of Threatened Species 2019: e.T103636217A103636261. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2019-2.RLTS.T103636217A103636261.en. Acesso em 25 de agosto de 2023.
  • Lorea, F.; Hernández, V.; Morales, J. (2011). La biodiversidad en Veracruz. México, Universidad Veracruzana/ Instituto de Ecología.
  • Arévalo, C. (2000). Biología de reptiles. México, Universidad de Guadalajara.
  • González de la Vega, J. P. (1989). Anfibios y reptiles de la provincia de Huelva. México.
  • Cervigón, F.; Cipriani, R.; Fischer, W. y otros. (1992). Guía de campo de las especies comerciales marinas y de aguas salobres de la costa septentrional de Sur América. Roma, CCE/FAO/NORAD.
  • Chan, T.Y. & Wahle, R. 2011. Enoplometopus holthuisi. The IUCN Red List of Threatened Species 2011: e.T185024A8352072. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2011-1.RLTS.T185024A8352072.en. Acesso em 25 de agosto de 2023
  • van Dijk, P.P., Corti, C., Mellado, V.P. & Cheylan, M. 2004. Testudo hermanni. The IUCN Red List of Threatened Species 2004: e.T21648A9306057. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2004.RLTS.T21648A9306057.en. Acesso em 25 de agosto de 2023
  • van Dijk, P.P., Harding, J. & Hammerson, G.A. 2011. Trachemys scripta (errata version published in 2016). The IUCN Red List of Threatened Species 2011: e.T22028A97429935. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2011-1.RLTS.T22028A9347395.en. Acesso em 25 de agosto de 2023
  • Wells, S. 1996. Tridacna gigas. The IUCN Red List of Threatened Species 1996: e.T22137A9362283. http://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.1996.RLTS.T22137A9362283.en. Acesso em 25 de agosto de 2023

Vídeos relacionados com Animais com carapaça - Exemplos e imagens

1 de 3
Vídeos relacionados com Animais com carapaça - Exemplos e imagens
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/ Flickr Mal B
1 de 13
Animais com carapaça - Exemplos e imagens