Fungos nos gatos - Sintomas e tratamento

Fungos nos gatos - Sintomas e tratamento

Os gatos são animais fortes, com uma grande expetativa de vida e independentes, mas tal como acontece com os seres humanos, eles também são suscetíveis a contrair múltiplas doenças, algumas delas causadas por microrganismos como vírus, bactérias ou fungos.

Apesar da natureza independente dos felinos, como donos devemos supervisionar o seu estado de saúde para poder agir quando o nosso pet manifesta alguma alteração. Estar atentos aos sintomas que possa expressar ou revisar com frequência as suas patas será uma boa forma de os detetar.

Para saber mais sobre as doenças que podem afetar o seu gato, neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe os sintomas e tratamento dos fungos nos gatos.

Os fungos nos gatos

São vários os tipos de fungos que podem infetar o seu gato e em qualquer caso vão originar uma condição tópica, uma vez que os fungos que originam a infecção colonizam e se reproduzem nas camadas superficiais e mortas do pelo, pele e unhas, causando grandes sintomas, como vamos explicar de seguida.

Em 90% dos casos, a micose nos gatos é causada pelo fungo Microsporum Canis. Trata-se de uma situação muito contagiosa, não apenas para os animais que estão junto do gato, como também para os humanos, por isso é muito importante conhecer os sintomas da infestação por fungos, também conhecida como micose.

Sintomas de fungos nos gatos

Se o organismo do seu gato estiver sendo atacado por fungos, deverá começar a perceber no seu pet os seguintes sintomas e manifestações próprias desta doença:

  • Lesões circulares na cabeça, orelhas e patas;
  • Zonas sem pelo nas áreas onde ocorreu alguma lesão;
  • A pele descama e mostra sintomas de inflamação;
  • O gato pode apresentar lesões nas unhas;
  • A coceira é constante.

Diagnóstico dos fungos nos gatos

Se vir no seu gato algum dos sintomas que mencionamos antes, deve ir de imediato ao veterinário, uma vez que o primeiro passo a seguir é confirmar o diagnóstico, dado que os sintomas caraterísticos da micose em gatos também se podem dever a outras condições. Um dos exemplos de doenças fúngicas comuns nos gatos é a esporotricose.

Além de realizar uma exploração física completa, o veterinário poderá observar ao microscópio o pelo danificado, utilizar uma lâmpada de luz ultravioleta ou realizar uma cultura fúngica não apenas com o objetivo de confirmar a presença de fungos, mas também para determinar que estirpe fúngica está causando a condição.

Tratamento dos fungos nos gatos

O veterinário é a única pessoa capacitada para prescrever um tratamento farmacológico ao seu gato, no caso de fungos irá se recorrer a princípios ativos antifúngicos, como por exemplo o ketoconazol, que pode ser administrado através de diferentes vias:

  • Tratamento tópico: Geralmente utiliza-se sempre que existir micose felina, o tratamento tópico será realizado não apenas com a aplicação de loções ou pomadas, mas o veterinário também pode indicar um produto de higiene corporal com componentes antifúngicos para dar banho ao gato de forma periódica.
  • Tratamento por via oral: Os fármacos antifúngicos podem ter diversas reações adversas, por isso o tratamento por via oral será apenas utilizado naqueles casos mais graves ou quando não houver resposta terapêutica ao tratamento tópico.

Os tratamentos antifúngicos precisam de um tempo de aplicação prolongado para acabar por completo com a condição, por isso é muito importante que o dono se comprometa a realizar um adequado cumprimento terapêutico.

Outros conselhos para tratar os fungos nos gatos

  • Utilize luvas para mexer no gato, lave suas mãos de forma exaustiva e periódica.
  • Realize uma limpeza do ambiente completa, passando o aspirador para destruir os esporos dos fungos.
  • Livre-se de todos os acessórios possíveis, pois nestas superfícies também podemos encontrar fungos.
  • A infecção por fungos afeta em maior grau aqueles gatos que não têm um sistema imunológico competente, para aumentar as defesas do seu pet pode recorrer à homeopatia para gatos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Fungos nos gatos - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.