Partilhar
Partilhar em:

Estomatite em gatos - Sintomas e tratamento

Estomatite em gatos - Sintomas e tratamento

Ver fichas de  Gatos

A estomatite em gatos também se conhece como gengivite e trata-se de uma doença infecciosa crônica e de evolução lento, que apesar de necessitar de tratamento e diversos cuidados, passa muitas vezes desapercebida quando está começando a se manifestar.

Trata-se de uma patologia que apresenta uma grande incidência entre os felinos domésticos e embora não se conheça a causa exata, acredita-se que acontece devido a uma alteração no sistema imunológico que pode desencadear-se por infecções do tipo viral. Quer saber mais sobre a estomatite em gatos? Então não deixe de ler este artigo do Perito Animal.

O que é a estomatite em gatos?

A gengivite ou estomatite felina é uma doença infecciosa que também que também ocorre com inflamação, a sua evolução é muito lenta e infelizmente trata-se de uma doença crônica, no entanto, quando mais cedo for detectada, mais fácil será preservar a qualidade de vida do nosso gato.

Esta doença causará de forma progressiva lesões na mucosa da cavidade oral e as consequências das mesmas serão mais graves quando mais tempo passarmos sem nos apercebermos desta situação. Para não passar desapercebida e perceber que o seu gato está doente, deverá passar tempo com ele e revisar a sua boca de forma periódica.

Sintomas da estomatite em gatos

A estomatite inicia-se com uma importante inflamação das gengivas, a partir daqui, evolui lentamente podendo causar os seguintes sintomas:

  • Lesões ulcerosas na cavidade bucal e na língua
  • Salivação excessiva
  • Mau hálito
  • Dificuldade para comer
  • Perda de peso
  • Dor que o gato manifesta quando o gato se recusa a ser tocado ou a que lhe abram a boca
  • Perda de peças dentais

Trata-se de uma doença que à medida que vai avançando vai diminuindo o bem-estar do nosso gato e pode chegar a originar uma sintomatologia incompatível com uma boa qualidade de vida. Se observar no seu gato qualquer destes sintomas é importante que vá ao veterinário com a maior urgência possível.

Tratamento da estomatite em gatos

O veterinário pode realizar exames diagnóstico que geralmente consistem em analisar uma pequena parte do tecido bucal afetado, em caso da estomatite, estes exames terão como resultados lesões ulcerosas e um número elevado de glóbulos brancos e leucócitos.

O tratamento irá variar dependendo de cada gato e o grau de infecção que apresentar, embora seja muito importante que saiba que a estomatite é crônica e não tem cura, portanto, os fármacos que se podem usar serão destinados unicamente para aliviar os sintomas presentes.

Para diminuir a inflamação não se recomenda a utilização de cortisona uma vez que pode trazer mais riscos que benefícios. Em qualquer caso este tratamento deverá ser prescrito e revisado periodicamente pelo veterinário para que se possam fazer os ajustes necessários.

Cuidados do gato com estomatite

Em casa é importante adotar certos cuidados que ajudarão a que o seu gato se encontre o melhor possível:

  • Deverá mudar a alimentação do seu gato e dar-lhe uma ração cuja textura seja agradável e que possa comer sem grande dificuldade.
  • Em muitas ocasiões o seu gato não irá querer comer por si mesmo, por isso é importante que permaneça ao seu lado e o leve ao comedouro, incentivando-o a provar um pouco a comida.
  • Se o seu gato perdeu muito peso e além disso come pouco, talvez seja conveniente dar-lhe algum complemento nutricional, mas sempre sob a supervisão veterinária.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Estomatite em gatos - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Estomatite em gatos - Sintomas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?

Estomatite em gatos - Sintomas e tratamento
1 de 3
Estomatite em gatos - Sintomas e tratamento