É normal cachorro roer as unhas?

É normal cachorro roer as unhas?

Os comportamentos obsessivos ou destrutivos nos cachorros nunca devem ser ignorados nem vistos como algo normal, pois algo como tédio, que pode parecer tão insignificante, pode chegar a se converter em um problema sério se não se tratar a tempo.

Isto ocorre com certos comportamentos, como quando o seu cachorro rói as unhas. No início pode passar despercebido ou parecer algo casual, mas se se tornar algo frequente, então é o momento de agir. Continue lendo este artigo do PeritoAnimal e saiba se é normal o seu cachorro roer as unhas.

Roer as unhas

Se notar que o seu cachorro morde as unhas com insistência, deve compreender que se trata de um comportamento que não é normal nos cachorros, pelo que indica que algo não está bem.

Em um primeiro momento não é preciso ficar alarmado, mas deve tentar perceber o que motiva este comportamento para saber como o pode resolver. Se não lhe prestar atenção, pode derivar em complicações maiores, como infecções resultado da interação com a saliva, feridas se o seu cachorro arrancar a unha completa, ou detetar de forma tardia alguma doença.

De seguida, vamos lhe mostrar alguns motivos pelos quais o seu cachorro rói as unhas.

Tédio

Os cães precisam de se divertir e distrair, sair para passear e brincar. Se não oferecer ao seu cachorro uma rotina diária de brincadeiras, passeio e exercício, é provável que tente queimar a sua energia de outra forma, seja buscando algum objeto de casa para morder ou destruir, ou adotar o hábito de roer as unhas. Além disso, o estresse e a ansiedade por alguma situação também podem ser manifestados desta forma.

Unhas compridas

É importante que você saiba que cortar as unhas do seu cachorro deve fazer parte da sua rotina de cuidados habitual. As unhas demasiado compridas são um problema, pois o seu cachorro irá se magoar com elas ao arranhar, podendo ficar presas em tapetes, por exemplo, e podem causar-lhe dor ao caminhar.

Uma vez que hoje dia os cachorros passam mais tempo sobre cimento e asfalto do que ao ar livre, as unhas desgastam-se menos, pelo que é necessário fazer uma manutenção regular. O momento ideal para as cortar é quando as ouvir enquanto o cachorro caminha. Se não sabe como o fazer, em qualquer cabeleireiro canino podem cortá-las por si. Além disso, umas unhas compridas são propensas a acumular sujidade e outros resíduos, pelo que o seu cachorro pode mordê-las para tentar limpá-las um pouco.

Desconforto nas patas

Uma alergia, algo preso entre os dedos, sensação de formigamento provocada por um problema nos nervos, etc, são apenas alguns dos incômodos que o seu cachorro pode sofrer nas suas patas. Com isso, o seu cachorro rói as unhas para tentar aliviar estas sensações. É possível inclusive diagnosticar desvios na coluna e hérnias lombares na sequência de uma obsessão por morder as unhas e patas. Nestes casos é fundamental consultar o veterinário para ver o que pode estar acontecendo.

Transtorno obsessivo compulsivo

O aparecimento de uma estereotipia deverá ser confirmado pelo seu veterinário, mas certos fatores provocam este transtorno no seu cachorro. Costuma ser causado pelo estresse, tédio e ansiedade, mas habituar o cachorro a brincar e perseguir coisas que não estão ali (sombras, luzes, fingir que se joga algo) pode desencadear comportamentos obsessivos e repetitivos, como este transtorno. Perante qualquer comportamento incomum, não hesite em consultar o seu veterinário ou etólogo (especialista em comportamento animal).

Se deseja ler mais artigos parecidos a É normal cachorro roer as unhas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.