Doenças comuns do porquinho da Índia

Doenças comuns do porquinho da Índia

Os porquinhos-da-índia são uns dos pets mais apreciados no Brasil. Estes animais para além de muito fofinhos e tranquilos, também são ótimos para esconder que algo de errado está passando com eles. Este fato é facilmente explicado por eles serem presas e, em ambiente selvagem, se demonstrarem que algo de errado se passa com eles, seria muito chamativo para um predador.

É muito importante que você reconheça o comportamento e estado normal do seu porquinho-da-Índia, para facilmente reconhecer quando algo está fora da normalidade.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar para você quais são as doenças mais comuns do porquinho-da-índia e o que fazer. Ou seja, você verá os problemas mais comuns que surgem na clínica veterinária de animais exóticos, que atende estes animais.

Doenças que os porquinhos-da-índia podem ter

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que os porquinhos-da-índia, tal como todos os outros animais, podem ter problemas de todos os tipos, afetando qualquer sistema corporal deles. A chave para a prevenção de qualquer problema é, sem dúvida, oferecer os melhores cuidados para o seu porquinho.

Para além de um correto alojamento, a base de uma boa saúde é a alimentação do seu porquinho-da-índia, que deve ser adequada à idade e estado de saúde dele.

Sobrecrescimento dentário no porquinho-da-índia

Um dos problemas mais comuns dos porquinhos-da-índia são os dentes excessivamente grandes. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, os porquinhos-da-índia não possuem apenas os 4 dentes da frente. Na realidade, os porquinhos da Índia têm 20 dentes!

Os molares dos porquinhos-da-índia só conseguem ser observados através de um otoscópio, por exemplo, porque as bochechas dos porquinhos são muito gordas, o que torna quase impossível observar os dentes deles a olho nú.

Existem três tipos de problemas principais com os dentes dos porquinhos-da-índia:

  • Destes quebrados
  • Sobrecrescimento das raízes
  • Má oclusão dentária

Dentes quebrados: Podem ter origem numa dieta pobre em vitamina C ou devido a um acidente. Você deve sempre pegar no seu porquinho-da-índia corretamente, para evitar este tipo de acidentes.

Sobrecrescimento das raízes: Os dentes dos porquinhos-da-índia nunca param de crescer. Muitas vezes, existe um sobrecrescimento das próprias raízes dos dentes que podem inclusive crescer ao ponto de pressionar os olhos do porquinho.

Má oclusão dentária: Neste tipo de problema, os dentes do porquinho-da-índia não estão crescendo todos do mesmo modo, o que faz com que uns cresçam exageradamente, podendo também crescer ao ponto do porquinho-da-índia não conseguir comer.

Os problemas dentários dos porquinhos não são facilmente detectáveis, a não ser que o problema esteja localizado nos dentes incisivos (os da frente), sendo que o mais comum é que o problema esteja nos dentes molares que você não consegue observar. Por esse motivo, é importante que você esteja atento aos sintomas de que o porquinho está com um problema dentário:

  • Um ou os dois olhos mais saídos do que o normal
  • Come menos
  • Secreções no nariz ou nos olhos
  • Perda de peso
  • Porquinho se babando
  • Pega nos alimentos e deixa cair
  • Não come feno
  • Come mais devagar do que antigamente
  • Dentes da frente desalinhados

Se o seu porquinho tem um ou mais sinais dos que referimos, é provável que ele tenha um problema dentário. Você deve consultar o seu médico veterinário de animais exóticos para confirmarem o diagnóstico e definirem um tratamento.

Como desgastar os dentes do porquinho-da-índia?

A melhor maneira de evitar que o porquinho tenha problemas dentários é oferecer para ele feno fresco, de boa qualidade e deve estar sempre à disposição. Para além disso, alimentos ricos em vitamina C ajudam a melhorar a saúde geral do seu porquinho e a evitar o escorbuto, doença de que lhe vamos falar mais à frente, que também pode causar problemas dentários.

Sarna em porquinho-da-índia

A sarna é um problema muito comum em porquinhos-da-índia. O ácaro específico desta espécie é o Trixacarus caviae que se esconde entre os pelos do porquinho provocando muita coceira e inclusive dor. A maior parte das vezes ela é assintomática, isto é, você não vê os sintomas, mesmo os ácaros estando lá.

As zonas favoritas deste parasita são o pescoço, coxas e abdômen. É comum os tutores observarem feridas e zonas vermelhas como consequência da coceira que a infestação por este ácaro provoca.

Estes são os sinais clínicos mais comuns de que o seu porquinho da índia tem sarna:

  • coceira
  • zonas de pele irritadas e vermelhas
  • porquinho mais agressivo e menos sociável

O porquinho-da-índia pode transmitir sarna para os humanos?

Não, a sarna do porquinhos-da-índia não é transmissível aos seres humanos. Porém, é altamente transmissível entre porquinhos. Se o seu porquinho tem sarna, você deve desinfectar corretamente todos os objetos com os quais ele teve contato.

Micose em porquinho-da-índia

A micose ou dermatofitose no porquinho da Índia é uma infeção causada por fungos. O fungo no porquinho da índia mais comum é o Trichophyton mentapgrophytes. É um tipo de doença comum em porquinhos jovens alojados em ambientes com fracas condições de higiene. Porquinhos com a imunidade em baixo também estão mais predispostos a esta doença, assim como porquinhas grávidas e porquinhos-da-índia idosos.

Os principais sintomas da micose em porquinhos-da-índia, são:

  • Lesões na pele com aspecto seco
  • Zonas de pelos com aspeto colado
  • Coceira intensa
  • Zonas de pele vermelha

A principal forma de prevenção desta doença é uma correta higienização da gaiola e do ambiente onde vive o porquinho da Índia. O período de incubação destes fungos é de 7 a 14 dias e ele liberta esporos que podem ficar no ambiente, inativos, durante vários anos! Por isso, nunca descuide da limpeza da gaiola do seu porquinho.

Imagem: cveterinariaalonsomartinez.es

Problemas respiratórios em porquinhos-da-índia

Os problemas respiratórios também são bastante frequentes nos porquinhos-da-índia. Você deve evitar que o porquinho esteja em contacto com fumaças da cozinha, tabaco, ambientadores etc.

Além disso, alguns tipos de substratos potenciam altamente o risco do porquinho sofrer de problemas respiratórios, nomeadamente areia de gato, aparas de madeira etc. Você deve e evitar todo o tipo de substratos que tenham muito pó e que o porquinho possa inalar.

Estes são os sinais clínicos mais comuns de que o porquinho tem um problema respiratório:

  • Falta de apetite
  • Dificuldade em respirar
  • Espirros
  • Tosse
  • Ruídos aos respirar
  • Secreções nasais ou oculares
  • Olhos semi-cerrados
  • Pelos arrepiados
  • Postura encurvada
  • Letargia

Pododermatites

A pododermatite é uma inflamação das patas do porquinho da Índia. Este problema é muito doloroso para o porquinho da Índia e, infelizmente, muito comum em animais mantidos em cativeiro.

A causa mais comum para este tipo de problema é a utilização de um substrato inadequado no fundo da gaiola. Os porquinhos da Índia não estão anatomicamente preparados para caminhas sobre um solo liso e duro. Eles precisam caminhar numa superfície ligeiramente suave, como seria a terra em ambiente selvagem. O ideal será utilizar pellets próprios para porquinhos da Índia, que têm um bom poder de absorção de urina e se desfazem em contato com a ela. Outro fator que potencia o aparecimento deste problema é a falta de higiene, ou um substrato que não absorva bem e as patas do porquinho estejam constantemente úmidas.

Escorbuto

Os porquinhos-da-índia, tal como os humanos, precisam ingerir vitamina C pois não produzem a sua própria. Quando existe um déficit nesta vitamina, eles desenvolvem uma doença que se chama escorbuto.

A maioria das rações próprias para porquinhos-da-índia vêm suplementadas com esta vitamina. Por isso é tão importante comprar uma ração específica para esta espécie. Além disso, uma dose diária de verduras frescas, vai garantir o aporte necessário desta vitamina.

Os sintomas desta doença variam conforme a idade do animal. Porquinhos-da-índia jovens podem ter problemas nas articulações e inclusive paralisia das patas traseiras. Animais adultos têm sintomas menos específicos como anorexia, letargia, secreções nasais e orais e podem desenvolver outras doenças secundárias como pododermatite e má oclusão dentária.

Meu porquinho-da-índia está doente. O que eu faço?

Se o seu porquinho-da-índia apresenta qualquer um dos sintomas de doença que referimos anteriormente, você deve consultar um médico veterinário assim que possível. O melhor é escolher um veterinário especialista em animais exóticos, já que nem todos os veterinários têm conhecimentos sobre esta espécie.

É importante que você observe diariamente os sinais e a linguagem corporal do seu porquinho. Muitas vezes, uma pequena alteração no comportamento dele pode revelar que algo de errado está passando. Quanto mais cedo for diagnosticado o problema, melhor é o prognóstico. Por esse motivo, visitas regulares ao seu médico veterinário de confiança são tão importantes!

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doenças comuns do porquinho da Índia, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • Keeble, E. Meredith, A. (2009) BSAVA Manual of Rodents and Ferrets. British Small Animal Veterinary Association.
  • Quesenberry, K. Carpenter, J. W. (2012) Ferrets, Rabbits and Rodents: Clinical Medicine and Surgery. Elsevier