Dicas para tirar manchas de lágrimas em cães

Dicas para tirar manchas de lágrimas em cães

Detetou manchas marrons ou avermelhadas debaixo dos olhos do seu cachorro? A epífora acontece quando o olho do cachorro chora em excesso, isto costuma ser consequência de obstruções dos condutos, devido a dietas pobres ou a uma alergia.

O ferro, o magnésio e outros minerais entram em contato com o ar e, quando o cachorro chora oxidam, criando uma sombra escura que dá uma aparência triste ao nosso animal de estimação. Além disso, como consequência direta do pelo úmido podem aparecer fungos e bactérias que escurecem ainda mais as manchas. Por esse motivo, no PeritoAnimal vamos lhe dar várias dicas para tirar manchas de lágrimas em cães.

Quais são as causas das manchas de lágrimas

Antes de começar a utilizar algum produto deve se certificar que não se trata de um problema de saúde, por este motivo, aconselhamos você a consultar o seu veterinário de confiança, que é quem lhe explicará os motivos pelos quais o seu cachorro chora e encontrará consigo uma solução:

  • Obstrução do canal nasolacrimal - Acontece em cachorros pequenos com um físico forte como o Pug, embora também possa aparecer em raças de tamanho maior como o Boxer. O veterinário realizará uma limpeza de forma regular para impedir que isso aconteça.
  • Alergias - Se o problema acontecer desde a introdução de um novo alimento, deverá verificar se o seu cachorro sofre de algum tipo de alergia. Às vezes, a soja ou o milho provocarão reações não desejadas que descartará consultando o seu veterinário para que realize os exames pertinentes.
  • Carências nutricionais - Sabe realmente o que o seu cachorro precisa? Informe-se sobre a alimentação do cachorro para analisar se o produto que oferece ao seu cão tem todas as vitaminas e proteínas que precisa.

Lembre-se que o aparecimento de manchas escuras debaixo dos olhos é comum em cachorros de idade avançada, em cachorros de raças pequenas como os Chihuahuas ou os Shih-Tzu além daquelas que são de cor branca.

Produtos para eliminar manchas de lágrimas do cachorro

Encontrará à venda uma infinidade de produtos, mais ou menos eficientes, para tratar as manchas de lágrimas do seu cachorro.

A sua composição baseia-se em um antioxidante químico que elimina pouco a pouco a escuridão ao redor do seu olhar. É imprescindível que siga as indicações do produto e que no momento da aplicação tenha cuidado para não entrar em contato com os seus olhos.

Para o aplicar, será suficiente uma gaze fina, diferente para cada olho, e depois deverá esfregar com cuidado. Depois deverá retirar com um pano úmido ou papel. Tenha em conta que dependendo da gravidade do casa, poderá fazê-lo uma ou duas vezes por dia.

Remédios naturais para eliminar manchas de lágrimas do cachorro

Além dos produtos que existem à venda, você mesmo pode favorecer o desaparecimento das indesejáveis manchas que sujam o pelo do seu cachorro. De seguida, oferecemos-lhe uma pequena lista de remédios naturais:

  • Água de baixa mineralização - Se oferecer ao seu animal de companhia uma água que contenha menos minerais, irá favorecer o desaparecimento das manchas de lágrimas nos olhos.
  • Higiene - Observe com frequência os olhos do seu cachorro para se certificar que não entra nenhum pelo ou objeto indesejado. Além disso, deverá se certificar de secar os lacrimais e limpar com frequência o seu ambiente e brinquedos para evitar a proliferação de bactérias.
  • Vinagre de maçã - Adicione uma colher de sopa na água do cachorro, desta forma estará criando um meio ácido.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para tirar manchas de lágrimas em cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Acessórios e cosméticos.