Partilhar

Quanto anos vive um cachorro

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 19 maio 2017
Quanto anos vive um cachorro

Ver fichas de  Cachorros

Determinar a idade de um cachorro em anos humanos é uma tarefa complicada, uma vez que não podemos medir da mesma forma dois cachorro diferentes. Outros fatores como as doenças, o cruzar de linhas sanguíneas próximas também acabam por definir esta variável.

Neste artigo do Perito Animal trataremos de explicar como calcular a idade do nosso cão dependendo dos diferentes fatores que existem. Continue lendo e descubra quantos anos vive um cachorro.

Também lhe pode interessar: Quanto vive um elefante

A idade de um cão e a esperança de vida

Sempre se acreditou que um ano humano correspondia a 7 anos de cão mas esta crença tornou-se obsoleta e atualmente existem outras fórmulas mais fiáveis para calcular a idade de um cachorro.

Mas o que é certo é que a idade de um cão não é o único fator que determina a etapa da velhice de um cachorro, além dos anos, dependerá do tamanho de um cão e da sua raça. A esperança de vida de um cachorro gigante, como por exemplo o São Bernardo é de aproximadamente 8 anos, embora possam viver até aos 10. Em cães pequenos, que além disso sejam vira-lata, a esperança de vida pode chegar até aos 20 anos, embora como veremos a seguir existam cães que tenham vivido muito mais.

Em cães de tamanho médio, como por exemplo o Chow Chow, a longevidade média é de uns 14 anos. Podemos nomear dois casos de longevidade: o recorde é de Bluey, um cão pastor australiano que viveu 29 anos entre 1910 e 1939. Mas também é de especial menção o caso de Pusuke, um cão Japonês, cruzado de shiba-inu, que viveu 26 anos e 9 meses.

Resumindo, encontrará na Internet muito informação sobre a esperança de vida de algumas raças, mas na verdade um cão viverá mais ou menos tempo em função da sua dieta, da sua atividade física, a ausência de doenças e muito importante, o carinho que receber da sua família humana.

Quanto anos vive um cachorro - A idade de um cão e a esperança de vida

Porque é que os cães vira-lata têm maior longevidade?

Os cachorro de raça pura ou com pedigree em muitas ocasiões foram cruzados de forma descontrolada, cruzando-se em numerosos casos indivíduos aparentados, isto traduz-se em uma elevada consanguinidade, que traz associada doenças genéticas, como por exemplo, a displasia do quadril.

Por outro lado, nos cachorros vira-lata a variedade genética encontra-se muito aumentada, o que diminui as doenças hereditárias. Apesar de isto influenciar a esperança de vida de um cachorro, assim como o seu tamanho, também é muito importante lembrar que os cuidados adequados podem aumentar a sua vida significativamente.

Quanto anos vive um cachorro - Porque é que os cães vira-lata têm maior longevidade?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto anos vive um cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Quanto anos vive um cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Silvia
Tenho um yorkshare adotado.
Ele tem mto tártaro e muitas verrugas pelo corpo todo.
Teria como saber a idade dele?
Grata
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Silvia! Temos dois artigos que podem te ajudar, um com dicas para tirar o tártaro em cães e outro sobre como saber a idade de um cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/dicas-para-tirar-o-tartaro-em-caes-20106.html
https://www.peritoanimal.com.br/como-saber-a-idade-de-um-cachorro-21702.html
De qualquer forma, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
joao vitor
E verdade que o cachorro tem o dobro da idade de una pessoa humana.
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi João Vitor! Neste artigo ensinamos a calcular a idade humana de um cão: https://www.peritoanimal.com.br/como-calcular-a-idade-humana-de-um-cao-7766.html

Quanto anos vive um cachorro
1 de 3
Quanto anos vive um cachorro

Voltar ao topo da página