Cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido

Cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido

A desnutrição pode definir-se como um déficit generalizado de nutrientes e as suas causas podem ser várias, como uma infestação por parasitas intestinais ou um síndrome de má absorção de nutrientes, no entanto, a maior parte dos casos de desnutrição acontece em cães abandonados.

Acolher em casa um cachorro abandonado é uma das ações mais gratificantes que podemos realizar e é sabido pela experiência de vários tutores que estes animais manifestam posteriormente um agradecimento infinito.

No entanto deve saber que um cachorro em estado de desnutrição apresenta uma situação muito grave e que requer toda a sua atenção, por isso neste artigo do PeritoAnimal falamos sobre os cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido.

Sintomas de um cachorro desnutrido

O traço mais característico de um cachorro desnutrido é a sua extrema magreza. Podemos observar uma quantidade nula de gordura e massa muscular, e consequentemente, as estruturas ósseas podem ser observadas facilmente.

No entanto, também existem outros sintomas que um cachorro desnutrido pode apresentar:

  • Vômitos e diarreia
  • Pelo sem brilho
  • Pele escamosa e áreas corporais sem pelo
  • Letargia e debilidade

Vá ao veterinário

A atenção veterinária é prioritária quando estamos tratando um cachorro desnutrido, uma vez que alguns casos são tão graves que deve recorrer-se à re-hidratação e inclusivamente a nutrição parenteral, ou seja, via intravenosa.

O veterinário também irá determinar a existência de outras doenças que possivelmente tenham sido causadas pela desnutrição e estabelecerá se existe algum déficit nutricional específico que predomine sobre outros, o qual deverá ser tido em conta para o posterior tratamento dietético.

A alimentação do cachorro desnutrido

Um cão desnutrido precisa de uma alimentação adequada para recuperar o peso e a saúde. Por isso, sua alimentação deve ser baseada em alimentos ricos em nutrientes e fáceis de digerir. É importante destacar que alimentar um cachorro desnutrido com comida em exagero é um erro grave, uma vez que o sistema digestivo não está preparado para um excesso de comida e isso poderá derivar em uma ampla gama de sintomatologia gastrointestinal.

A Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais recomenda utilizar uma ração de alta gama para filhotes, independentemente de estarmos tratando um cachorro adulto, uma vez que este tipo de ração é mais rico em calorias e nutrientes e é absolutamente necessário no tratamento de um cachorro desnutrido. Durante os primeiros dias de tratamento convém misturar a ração seca com ração úmida, desta forma aumenta-se o conteúdo de água mas também de gordura.

As rações de comida devem ser moderadas mas frequentes, sendo que o ideal é que o cachorro faça 4 refeições de alimento diariamente. Também será prioritário que tenha sempre à sua disposição água limpa e fresca.

Também é importante considerar o uso de suplementos, se isso for recomendado pelo veterinário, pois eles podem ajudar a aumentar a ingestão calórica e nutricional do cão desnutrido.

Aqui estão alguns alimentos que um cão desnutrido pode comer:

  • Ração comercial para cães de alta qualidade: escolha uma ração com alta quantidade de proteína e gordura.
  • Alimentos úmidos ou enlatados para cães: são mais palatáveis para um cão desnutrido.
  • Carnes magras: como frango sem pele, carne bovina magra, peixe cozido sem espinhas e carne de peru.
  • Legumes e frutas cozidos: como cenouras, abobrinha, abóbora, batata doce, maçã e banana.
  • Arroz e massas integrais: são uma boa fonte de carboidratos e fibras.

É importante lembrar que a alimentação de um cão desnutrido deve ser introduzida gradualmente, começando com pequenas quantidades de alimentos em cada refeição e aumentando gradualmente a quantidade ao longo do tempo. É recomendável buscar orientação de um veterinário para determinar a dieta mais adequada para o peludo.

Outros cuidados de um cachorro desnutrido

Devido à baixa porcentagem de gordura corporal de um cão desnutrido, o mesmo terá grandes dificuldades para manter a sua temperatura corporal, assim sendo, irá precisar de muita ajuda. Isto implica que deve ter um espaço quente e confortável tal como uma cama com várias mantas à sua disposição.

É importante que o cachorro desnutrido possa absorver facilmente todos os nutrientes que está recebendo. Para melhorar a função do aparelho digestivo uma das melhores opções é começar um tratamento com probióticos para cães.

Pesar o cachorro regularmente e observar seu comportamento e aparência geral também é essencial para acompanhar o progresso.

Lembre-se de que alimentar um cão desnutrido requer paciência e cuidado, e é importante seguir as orientações de um veterinário para garantir que o processo seja seguro e eficaz.

Faça visitas periódicas ao veterinário

Não só é importante que o cachorro conte inicialmente com uma avaliação veterinário, como também será imprescindível que até que o cachorro recupere um peso corporal ótimo possa ir de forma periódica ao veterinário.

O propósito destas visitas periódicas é a supervisão do tratamento nutricional e a adaptação do mesmo naqueles casos em que a resposta do animal não seja a mais adequada para a sua recuperação depois de lhe terem sido dados os cuidados e alimentação necessários.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Bibliografia
  • Dogs monthly. 4 things to consider when feeding your undernourished dogs. Disponível em: <https://dogsmonthly.co.uk/2017/02/20/4-things-consider-feeding-undernourished-dogs/>. Acesso em 17 de abril de 2023.