Cuidados básicos

Tudo sobre chihuahua

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 julho 2023
Tudo sobre chihuahua
Chihuahua

Ficha do animal: Chihuahua

Os chihuahuas são cachorros muito pequenos que não chegam a atingir os 3 quilos. Possuem uma esperança média de vida entre os 15 e os 20 anos, sendo animais de grande longevidade. É uma raça muito amada em todo o mundo pois se adapta facilmente à vida em cidades, entre muitas outras qualidades.

Se já tem ou está pensando em compartilhar sua vida com um destes alegres e carinhosos companheiros, fique atento a esse artigo do PeritoAnimal com os cuidados, alimentação, comportamento, enfim tudo sobre Chihuahua

Índice

  1. Como alimentar a raça Chihuahua
  2. Chihuahuas sentem frio?
  3. Cachorro Chihuahua precisa fazer atividade física
  4. Educação e comportamento do Chihuahua
  5. Cuidados com Chihuahua
  6. Doenças comuns em Chihuahuas

Como alimentar a raça Chihuahua

Por ser o menor cachorro do mundo, é fundamental ter atenção às quantidades de comida que ele ingere. As porções devem ser pequenas, pois você deve ter em conta o tamanho do estômago e distribuir as refeições diárias em dois momentos. Se você tem dúvida com relação a quantidade de comida veja mais detalhes sobre a quantidade de comida recomendada para um chihuahua.

O melhor tipo de alimento é uma ração que se adapte corretamente às necessidades do seu pet. Hoje em dia existem rações criadas especialmente para esta raça, algumas marcas que já oferecem este produto, por exemplo Royal Canin e Eukanuba. Você também pode oferecer ao seu cachorro uma alimentação caseira, como a dieta BARF.

Chihuahuas sentem frio?

Essa raça de cachorro de porte pequeno é originária do clima tropical, sendo esse o motivo pelo qual sua pelagem não possua grande densidade e comprimento, contudo existem Chihuahuas de pelo longo. Por este motivo e pelo seu tamanho reduzido, são uma raça que tende a sentir frio.

Se vive em um local de clima quente e proporcionar sombra, abrigo e água fresca ao cachorro, não tem que se preocupar em regular a sua temperatura corporal, o que acontece de forma natural. No entanto, se vive em regiões muito frias e com temperaturas baixas é essencial verificar se o seu companheiro está com frio. Para saber isto de forma segura basta tocar no cachorro. Algumas pessoas procuram se guiar pelos tremores do cachorro, o que nem sempre é algo fiável. Pois, além do frio, esta raça possui tendência para tremer por diversas razões, como estresse, medo, ansiedade ou até mesmo alegria e emoção.

Neste caso, deve proporcionar mantas e locais quentes dentro de casa onde ele possa se aconchegar. Na rua, deve protegê-lo com uma peça de roupa especial para cachorros, sem necessidade de exagerar. Também deve garantir que as suas patinhas não congelam, usando sapatos para cachorros do seu tamanho, especiais para a neve. Você pode também simplesmente carregá-lo nos seus braços, o que é mais simples.

Cachorro Chihuahua precisa fazer atividade física

Pode parecer que, por serem tão pequenos, os chihuahuas não precisem de uma grande quantidade de atividade física. Contudo, eles são cachorros muito ativos e nervosos, por isso é aconselhável que não acumulem energia.

Você deve proporcionar, no mínimo, dois passeios por dia de forma que o cachorro consiga brincar com outros cachorros e se exercite o suficiente, também é essencial que você brinque com ele dentro de casa fazendo algumas sessões de jogos de inteligência, por exemplo.

Tenha em conta que, comparados com cachorros de tamanho maior, os Chihuahuas possuem menos resistência. Isso significa que, em caso de atividade física prolongada, você deve deixar o cachorro descansar sempre que ele precise. Quando passear o seu companheiro deixe que ele conduza o ritmo da caminhada.

Educação e comportamento do Chihuahua

Estes cachorrinhos são muito astutos e afetuosos com os seus tutores e companheiros. Por serem tão inteligentes e observadores, tomam medidas para que as coisas funcionam à sua maneira. Podemos dizer que são como "filhos rebeldes".

Assim, é fácil verificar que muitos são exemplares dessa raça de cachorro excessivamente mimados, tendem a ter um comportamento ciumento e manipulador com o tutor. Através desse comportamento, conseguem mais comida, mais atenção e mais demonstrações de carinho. Além disso, esta é uma raça com pouco medo de outros cachorros, apesar das diferença de tamanho, por esse motivo deve educá-lo para que ele tenha uma boa socialização com outros cachorros e animais, evitando assim potenciais brigas que ele possa se machucar.

É necessário cuidar da educação desde temas básicos como onde fazer as suas necessidades, até assuntos como aprender a compartilhar coisas com outros cachorros, sem que a sua vontade seja sempre feita. É essencial colocar limites e premiá-lo quando corresponde ao esperado.

Cuidados com Chihuahua

Para garantir o bom estado de saúde do seu peludo, você deve ficar atento a alguns cuidados com Chihuahua que são essenciais para o bem-estar do animal, como:

Pelagem

É muito importante manter o seu pet em boas condições de higiene. No caso dos Chihuahuas, um banho por mês deve ser suficiente pois tomar muitos banho não é bom para nenhum cachorro. Deve ter em conta o tipo de pelo do seu companheiro para escolher um shampoo adequado, sempre próprio para cachorros. O produto pode ser especial para pelos curtos ou para pelos compridos, para pelagem branca ou escura.

A temperatura da água nunca deve exceder os 27 º C e é preferível que se sequem apenas com toalhas e correndo pela casa, uma vez que se divertirem muito com isso. Caso você tenha um Chihuahua de pelo longo você deve escovar o pelo do seu pet periodicamente para evitar nós que evoluem para problemas de pele. Além disso, não hesite em cortar quando for necessário. Também deve ter atenção às orelhas dos cachorros com pelo longo, para que nunca fiquem úmidas e que sempre estejam bem limpas. Quando necessário, corte esta pelagem para prevenir otites indesejadas.

Olhos

Como você pode notar, os seus olhos dos Chihuahuas são relativamente grandes em proporção ao resto do rosto e da cabeça. Isto faz com que tenham olhos um pouco expostos, sempre lacrimejando. A região dos olhos fica sempre úmida, dificilmente ressecando.

Este lacrimejar constante faz com que o pelo à volta escureça e fique sujo, por isso é essencial manter sempre limpo e sem remelas. Para isso, você pode usar soro fisiológico, infusão de tomilho ou camomila e gaze estéril ao redor do seu dedo para limpar suavemente o contorno e os olhos do seu cachorro. Desta forma, poderá manter o pelo limpo e os olhos saudáveis, livres de conjuntivites e outras complicações.

Dentes

Os cachorros de pequeno porte possuem uma qualidade de dentição pobre comparada com cachorros de porte médio ou grande. Desta forma, os seus dentes estragam-se muito antes do normal em cachorros. É normal que, desde jovens, os Chihuahuas tenham tártaro nos dentes, complicando a saúde oral com mau hálito e queda de dentes.

É muito importante ajudá-los a manter uma boca saudável, pode parecer complicado mas na realidade não é. Você deve proporcionar-lhe prêmios comestíveis especiais para o cuidado com a boca e brinquedos próprios para ajudar a limpar os dentes com o simples ato de brincar. Alguns destes objetos contêm produtos que os ajudam a eliminar o tártaro e a manter um hálito fresco, sendo que os brinquedos com cabos e cordas ajudam a limpar e escovar os dentes, como o uso de fio dental em humanos.

Caso isso não seja suficiente, você pode escovar os dentes do cachorro com uma escova pequena e umas gotas de clorexidina (semelhante ao nosso enxaguante bucal) especial para cachorros que você pode encontrar no veterinário. Se, ainda assim, a boca do seu companheiro continuar em más condições você deve recorrer ao veterinário para que ele realize uma limpeza profissional, evitando assim possíveis doenças e queda de dentes.

Doenças comuns em Chihuahuas

Existem certas doenças que esta raça de cachorro tende a desenvolver, como por exemplo:

  • Dentição dupla ou retenção dos dentes de leite;
  • Paladar partido ou fissurado;
  • Área do crânio ligeiramente aberta que não se fecha adequadamente durante o crescimento;
  • Criptorquidia, retenção ou falta de testículos;
  • Epilepsia;
  • Glaucoma secundário;
  • Hipoglicémia;
  • Obesidade;
  • Hernia discal;
  • Luxação de articulações;
  • Rouquidão ou problemas na traquéia que provoca uma ligeira asfixia parecida com uma tosse passageira;
  • Hidrocefalia;
  • Gemofilia A;
  • Problemas de coração: principalmente insuficiência mitral.

Perante todas estas doenças e ainda mais algumas que podem afetar estes cachorros, é muito importante manter visitas regulares ao veterinário, tentando que seja sempre o mesmo profissional. Dessa forma, ele irá conhecer os problemas específicos do seu cachorro podendo adaptar soluções específicas para ele.

Para saber mais sobre o menor cachorro do mundo, confira nosso artigo com 10 curiosidades sobre Chihuahuas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tudo sobre chihuahua, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Vídeos relacionados com Tudo sobre chihuahua

1 de 3
Vídeos relacionados com Tudo sobre chihuahua
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Livia
Gostei da matéria, principalmente sobre como limpar a região dos olhos; meu chihuahua filhote tem pelo claro e está ficando manchado ao redor dos olhos... vou tentar o soro fisiológico ou chá de camomila.
A sua avaliação:
Isa
Bom dia queria saber como habituar o cachorrinho a fazer as suas necessidades numa caixa com arreia obrigado
A sua avaliação:
Nathalia
Minha chiuaua tem 2 anos e não está se alimentando direito, ela até emagreceu por conta disso, não sei mais oq fazer
A sua avaliação:
debora
meu chihuahua tem apenas 3 meses e uma das orelhinhas está caída, a dona do canil disse que poderia ser a imunidade ou a troca de ambiente. Não sei o que fazer..
Alexandra Camilo
Olá tenho um Chihuahua com um ano e começou andar com a cabeça um pouco de lado já fez exame e está a tomar antibiótico 6 dias e continua murchinho em certas alturas. O veterinário disse que não consegue perceber se é uma hérnia cervical ou uma otite. O que faço ?
Luísa Savala
Oi Alexandra! Sem ver o seu cachorro não conseguimos dar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque uma segunda opinião veterinária para saber qual o diagnóstico e tratamento adequado para seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Vania alves
Bom dia tenho uma chihuahua ela tem 8 meses ja dei todas ad vacinas e levo regularmente ao vetérinario, ela por 2 x deu uma crise ñ sei se foi eplepscia ela fica com a boca toda espumando as patinhas esticadas e duras entorta a cabecinha😢 o que pode ser isso !!! E tem algo que eu faça quando ela da essas crises ela deu uma a 2 meses atraz e hj deu denovo fiquei segurando ela se rebatendo depois levantou tonta caindo batendo nas coisas e logo em seguida começou a brincar
Luísa Savala
Oi Vania! O mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário e explicar o que aconteceu para que ele possa fazer um diagnóstico com precisão.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
francisca costa
Obrigado;estava a presisar saber se eles podiao viver na neve muito obrigado
Tudo sobre chihuahua