Precisa cobrir cachorro para dormir?



Ver fichas de Cachorros
Nossos cães são parte da família, e se nós nos cobrimos durante o sono, por que eles não poderiam? Essa é uma dúvida comum, especialmente nos meses mais frios do inverno. No entanto, a maioria dos cães tem uma pelagem que os protege do frio, tornando desnecessário cobri-los, desde que a temperatura ambiente da casa seja adequada.
Por outro lado, se o cão pertence a uma raça de pelo curto, se a casa estiver fria ou se o aquecimento não estiver funcionando, a temperatura ambiente pode cair o suficiente para que ele sinta frio. Nesses casos, cobri-lo pode ser uma boa ideia para garantir que durma confortavelmente. Se quiser saber mais sobre os benefícios de cobrir um cão para dormir ou não recomendamos que continue lendo este artigo do PeritoAnimal.
Os cães devem ser cobertos para dormir ou não?
Se você se pergunta se é necessário cobrir os cães para dormir, a resposta é: depende. Alguns fatores influenciam a decisão sobre cobrir ou não os cães durante o sono:
Quantidade de pelo: o pelo protege contra o frio, mas sua densidade varia conforme a raça, o que faz com que alguns cães sintam mais frio do que outros. Se você quer saber como os cães se protegem do frio, as raças mais adaptadas a temperaturas baixas são o malamute do alaska, o São Bernardo e o husky siberiano, pois são naturalmente preparados para suportar climas extremamente frios. Esses cães produzem uma grande quantidade de subpelo durante a muda. Por outro lado, raças como o crestado chinês, o yorkshire, o chihuahua e o buldogue francês são mais sensíveis e vulneráveis ao frio devido à escassez de pelo, à ausência de muda e à sua genética.
Idade: filhotes e cães idosos são mais sensíveis ao frio do que os adultos, por isso é recomendado cobrir aqueles de pelo curto, das raças mais sensíveis e dos grupos etários mais vulneráveis.
Portanto, se você tem receio de que seu cão passe frio ao dormir em temperaturas baixas, pode cobri-lo sem problemas. Ele certamente se sentirá mais confortável e perceberá seu carinho ao tentar proporcionar mais aconchego. Isso vale para todas as raças, mas é ainda mais importante para os cães mais vulneráveis ou que demonstram sinais de frio.

Como posso saber se meu cachorro sente frio enquanto dorme?
Não é muito difícil perceber que nosso companheiro canino está sentindo frio ao dormir, pois seu corpo responde com tremores ou encolhimentos, assim como acontece conosco. Por curiosidade, aqui estão algumas informações sobre "Posições de cachorros dormindo - o que significam?". No entanto, esses não são os únicos sinais que podem indicar que o cão está sentindo frio ao dormir:
- Dorme mais do que o normal.
- Está mais cansado.
- Respiração e movimentos mais lentos.
- Pele ressecada.
Tudo isso pode indicar que o frio durante o sono está prejudicando seu descanso. Se você tem um husky ou um Alaskan malamute, provavelmente não precisa se preocupar com o frio à noite. No entanto, no caso de um cão de crista chinês ou um chihuahua, as chances de sentir frio são muito maiores, e eles possivelmente precisarão ser cobertos ou agasalhados durante a noite para que possam descansar.
Como cobrir meu cachorro?
A maneira adequada de cobrir os cães é, uma vez que estejam deitados no local que escolheram para dormir ou em sua própria cama, colocar a manta diretamente sobre eles, cobrindo todo o corpo do animal, exceto a cabeça, para que possam respirar corretamente. Não é preciso se preocupar caso sintam calor em algum momento, pois eles mesmos irão se descobrir.

Qual é o melhor lugar para os cães dormirem?
Diferentemente dos nossos pequenos felinos, os cães não precisam de locais tão protegidos, altos e seguros como os gatos. Geralmente, ficam satisfeitos com uma cama para cães, um sofá ou uma superfície macia e quente, situada em um espaço tranquilo dentro de casa, longe de ruídos excessivos e do constante movimento de pessoas. Se desejarmos, também podemos cobri-los para que não sintam tanto frio e possam descansar adequadamente.
Nossos cães também podem dormir no exterior, embora isso não seja o mais recomendado, especialmente durante os meses mais frios do ano, pois as temperaturas podem ser muito baixas, fazendo com que nossos companheiros caninos sofram com o frio excessivo e, consequentemente, não consigam descansar como deveriam.
Caso durmam ao ar livre, é essencial que tenham uma casinha de cachorro bem preparada com mantas ou uma cama quente em seu interior, ajudando a reduzir a sensação de frio que podem sentir.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Precisa cobrir cachorro para dormir?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cuidados básicos.