Como tirar o cheiro da urina de gato

Como tirar o cheiro da urina de gato

Todo o mundo que tem um amigo felino sabe perfeitamente que a urina deles não é a mais cheirosa do universo. Quando o gato faz xixi onde não devia, podemos sentir um odor forte parecido ao da amônia na urina deles. Além de ter um cheiro muito forte, a urina do gato pode deixar manchas. Nessa hora, como tirar cheiro de xixi de gato? Limpar o xixi dos felinos não é tão fácil quanto parece já que, quando não é bem limpo, o cheiro resiste durante muito tempo.

Como sabemos o incômodo que esse meu cheiro pode causar, o PeritoAnimal preparou este artigo com várias dicas para você saber como tirar o cheiro da urina de gato do ambiente e de diferente superfícies e materiais.

Cheiro de urina de gato faz mal?

A verdade é que existem muitos motivos para o gato fazer xixi fora da caixa de areia, desde a higiene da mesma, até problemas de origem comportamental. É importante descobrir o que está acontecendo com ele e, se necessário consultar um etólogo, médico veterinário especializado em comportamento animal que poderá ajudar a corrigir este desvio no comportamento do felino.

Alguns tutores se questionam se o cheiro da urina de gato faz mal à saúde. Não se preocupe, pois você não vai pegar nenhuma doença só porque o gato urinou fora do lugar. A urina em si não é prejudicial, mas a amônia que ela contém pode ser muito incômoda para o nosso olfato. Pessoas asmáticas podem ter crises caso as concentrações de amônia sejam muito altas.

Contudo, nada que não se resolva com uma boa limpeza do local que o seu felino escolheu urinar.

Como tirar o cheiro da urina de gato do chão

Em primeiro lugar, você vai ter de achar a mancha de xixi! Pode parecer fácil, mas em alguns pisos pode ser bem complicado achar o local afetado. Coloque os óculos e chame os membros da família que enxergam bem, pois é preciso encontrar a mancha seca responsável por todo esse cheiro insuportável. Pode parecer asqueroso, mas use o tato! Muitas vezes a visão não detecta a diferença, mas os seus dedos rapidamente vão sentir a diferença na superfície.

Se você encontrou a manchinha antes dela secar, ótimo! Maiores são as probabilidades de se conseguir livrar do cheiro. Seque a local o quanto antes com um papel absorvente. Depois de secar, passe vinagre pelo local usando um pano ou uma esponja.

Se você pegou o local já com uma mancha seca, vai ser mais complicado, mas não é impossível. Utilize um detergente comercial para o efeito ou prepare a receita caseira que vamos explicar mais à frente.

Tirar o cheiro da urina de gato do piso de madeira não é nada fácil. Você poderá ter de lavar várias vezes e, se continuar manchado, terá de lixar e refazer, não tem outro jeito.

Como limpar urina de gato no sofá

Pode acontecer que o seu gatinho faça xixi no sofá ou até mesmo na cama. É importante que você saiba o que pode estar acontecendo com ele.

Depois de encontrar a mancha de urina no sofá ou na cama, o mais importante é não esfregar. Se você esfregar, a urina vai penetrar nas fibras do tecido. Você deve utilizar uma folha de papel ou toalha para absorver a urina, caso ela ainda esteja úmida. Se a urina já estiver seca, molhe a zona com água fria e depois absorva a umidade com papel ou uma toalha.

Depois de absorvida a urina, é hora de tentar tirar a mancha! Existem vários detergentes enzimáticos que quebram as moléculas da urina dos gatos e ajudam na eliminação do mau cheiro. Você pode encontrar este tipo de detergentes em petshops ou em supermercados. Leia sempre muito bem a embalagem antes de utilizar o produto e teste numa pequena região para garantir que não estraga a superfície em causa. Estes produtos costumam ser muito agressivos. Você deve deixar o detergente agir entre 10 a 15 minutos e depois passar um papel ou uma toalha como fez anteriormente.

O mais importante de tudo é não deixar que o gato volte a urinar nessa zona. Isole esse local, com o que for possível. Se a mancha persistir, repita o processo as vezes que forem necessárias até desaparecer.

Outra opção é você fazer um detergente caseiro que vamos explicar em seguida.

Receita de detergente caseiro para xixi de gato

O processo de utilização deste detergente é exatamente igual ao dos comerciais. Para prepará-lo, você vai precisar de:

  • Vinagre branco
  • Bicarbonato de sódio
  • Água oxigenada de 10 volumes
  • Detergente

Você deve seguir estes passos:

  1. Misture água e vinagre numa proporção de 2:1;
  2. Jogue essa mistura sobre a superfície a ser limpa;
  3. Deixe atuar durante 3 a 5 minutos;
  4. Retire o excesso com um papel;
  5. Espalhe um pouco de bicarbonato de sódio na zona coberta por vinagre, para que ele absorva a urina;
  6. Misture água oxigenada com um pouco de detergente para lavar a louça (uma colher de chá de detergente é suficiente);
  7. Jogue a mistura por cima do bicarbonato e esfregue com um pano;
  8. Retire o excesso com papel ou uma toalha seca;
  9. Depois de secar tudo, aspire para retirar o que sobrou de bicarbonato;
  10. Se o tecido ficou endurecido, coloque um pouco de água morna e deixe secar naturalmente;
  11. Repita as vezes que forem necessárias.

Como limpar urina de gato do colchão

Se por acaso você entrou xixi do gato na sua cama e agora precisa saber como limpar urina de gato do colchão, aqui vão algumas dicas. A primeira delas é absorver a urina, assim como se faz no sofá, caso a mancha ainda esteja úmida, pressione toalhas para absorver o máximo de urina possível. Depois disso, é importante lavar as toalhas imediatamente para que o gato não sinta novamente o cheiro e queira marcar território.

Após esse primeiro passo, a outra dica é colocar o colchão para levar sol. Se o tempo estiver propício, sem nuvens e sem chuva, o colchão pode secar mais rápido. Caso o colchão não possa ser retirado do local, o ideal é cobrir a parte manchada com plástico e colocar toalhas por cima.

Como tirar o cheiro de gato do ambiente

O método mais eficaz de eliminar qualquer mau cheiro é uma higienização correta. Leia o nosso artigo com dicas para a higiene e cuidado do seu gato em casa.

Se o seu gato urina fora do lugar, aplique todos os truques que ensinamos anteriormente. Caso ele faça dentro da caixinha de areia e, mesmo assim, você sente um cheiro que te incomoda, experimente mudar o tipo de areia. Você pode estar utilizando uma que não absorva tão bem! Existem também vários truques para o mau cheiro da areia do gato que podem ajudar.

Se é o próprio gato que está emanado um mau cheiro, ele pode estar doente! Você deve visitar o médico veterinário caso o seu gato não esteja a fazer a higienização própria como de costume. Os gatos são animais muito limpos e quase que obsessivos com a limpeza e higiene deles mesmos. Eles não toleram um pelo fora do lugar nem nenhum tipo de sujeira.

Se o seu gato fez alguma asneira, acabou se sujando muito e não está conseguindo se limpar sozinho, considere dar um banho nele.

Se você tem outros truques ou dicas caseiras de como tirar o mau cheiro da urina de gato, comente em baixo! Você pode ajudar outros tutores a se livrarem desse odor tão incômodo.

 

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tirar o cheiro da urina de gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.