menu
Partilhar

Como cuidar de um gato surdo

 
Como cuidar de um gato surdo

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais domésticos muito independentes, tanto que em muitas ocasiões seu instinto os leva a não atenderem ao nosso chamado, mas isso não significa que tenham algum problema auditivo.

No entanto, os gatos também são suscetíveis à surdez e, embora isso suponha uma deficiência, também é perfeitamente compatível com uma boa qualidade de vida.

Se você quer cuidar do melhor modo possível do seu gato, neste artigo do PeritoAnimal mostramos como cuidar de um gato surdo com várias dicas. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um gato cego

A surdez em gatos

Se o gato sofre de surdez congênita, ou seja, desde seu nascimento, é devido ao gene alelo-w, que atua como gene dominante nos gatos com pelagem completamente branca e que também está relacionado com a cor azul dos olhos. No entanto, isso não significa que todos os gatos brancos com olhos azuis sejam surdos. A surdez também pode ser causada por uma infecção de ouvido, um corpo estranho alojado na cavidade auditiva ou a degeneração típica da velhice.

Identificar se estamos diante de um gato surdo, assim como determinar o grau de surdez, não é algo simples, portanto, é importante ir ao veterinário, para que ele possa determinar com certeza o estado de audição de nosso animal de estimação.

Neste outro artigo do PeritoAnimal detalhamos o passo a passo sobre como saber se o gato é surdo.

Como cuidar de um gato surdo - A surdez em gatos

Como se comunicar com um gato surdo

O gato surdo também precisa de toda a nossa atenção e presença, e nós, como bons tutores, devemos continuar a nos comunicar com ele, mas obviamente não podemos mais fazer isso verbalmente. É necessário então iniciar uma comunicação através de gestos e ensinar os comandos básicos através deles.

Isso pode parecer complexo a princípio, mas não é tanto assim. Para isso, basta repetir o mesmo gesto (breve e claro) nas mesmas situações. Quando tivermos a oportunidade de repetir um gesto várias vezes, veremos que nosso animal de estimação vai compreendê-lo sem dificuldade alguma.

Outro aspecto importante sobre como se comunicar com um gato surdo com a comunicação não verbal está na expressão facial. Embora seu gato não possa ouvir, você deve falar com um tom firme e garantir que ele possa ver seu rosto. Com o tempo, o felino interpretará perfeitamente o que você quer dizer quando sorri e também que você está zangado ou zangada quando franze a testa, por exemplo.

Como cuidar de um gato surdo - Como se comunicar com um gato surdo

A importância da vibração para um gato surdo

Se o seu gato não ouve, como você vai chamá-lo pelo nome e esperar que ele atenda ao seu chamado? Não é útil gritar porque de fato isso pode acabar causando transtornos no comportamento do seu felino.

Uma boa maneira de responder ao seu chamado é entrar na casa pisando fortemente no chão, isso causará uma vibração perfeitamente perceptível para seu gato, que avisará que você o está chamando para ficar com ele.

Se isso não for útil e o gato tiver um comportamento muito alterado devido à perda de audição, podemos utilizar coleiras vibratórias que emitam pequenas e inofensivas vibrações ao seu gato.

Por outro lado, se você é um tutor ou tutora de primeira viagem, deixamos aqui um artigo com 15 coisas que você não deve fazer com seu gato que serão bastante úteis.

Tome cuidado com o exterior

Para um gato que conserve totalmente suas capacidades e sentidos, o exterior continua sendo um lugar que envolve perigos e riscos, ainda mais quando estamos lidando com um gato surdo. Então, como cuidar de um gato surdo que quer ir para a rua continuamente?

A perda de audição torna o ambiente externo muito perigoso para nosso gato, portanto, é uma prioridade que mantenhamos as saídas para o exterior fechadas e que tomemos cuidado para que nosso gato não escape. Obviamente, dentro do nosso lar devemos oferecer um ambiente ideal que não dê origem ao tédio nem ao estresse.

No entanto, se você quiser deixá-lo desfrutar do contato com a natureza, aconselhamos que você ensine seu gato a passear com guia para lhe oferecer uma boa experiência sem risco nenhum.

Como cuidar de um gato surdo - Tome cuidado com o exterior

Melhore os sentidos do seu gato

Um gato surdo demonstra um maior desenvolvimento nos sentidos da visão e do olfato, e obviamente devemos aproveitar este fato:

  • Brinque com seu gato através da estimulação visual, por exemplo, utilizando brinquedos com cores vivas e chamativas. Descubra no PeritoAnimal os melhores brinquedos para gatos para inspirá-lo. Os brinquedos de inteligência, como o kong, são altamente recomendados para estimular mentalmente seu gato.
  • Recomendamos também que você utilize sempre o mesmo perfume ou colônia, deste modo, seu gato reconhecerá perfeitamente seu odor em todos os lugares da casa onde você esteve.

Neste outro artigo, falamos sobre os cuidados com um gato albino.

Companhia e afeto

Todos os gatos precisam de nosso carinho e tempo, mas especialmente um gato surdo, que deve se sentir amado principalmente por meio do tato, portanto, as carícias são uma parte essencial sobre como cuidar de um gato surdo. Devemos acariciar nosso amigo felino diariamente, mesmo soprando levemente para que a vibração chegue até ele e interprete como um gesto de carinho. Escovar o pelo diariamente pode ser de grande ajuda para que ele se sinta confortável e amado, ampliando a conexão entre vocês dois.

Também podemos pensar em ter a companhia de outro animal de estimação, mas neste caso devemos trabalhar muito para conseguir uma convivência adequada, pois no caso de não se darem bem, isso seria um fator estressante para o gato.

Agora que você já viu como cuidar de um gato surdo com as principais dicas, talvez possa te interessar nosso outro artigo sobre os cuidados necessários com os gatos brancos.

Também temos este artigo sobre como cuidar de um gato cego que pode ser muito importante para te ajudar a ofecer uma ótima qualidade de vida para ele.

Como cuidar de um gato surdo - Companhia e afeto

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um gato surdo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Bibliografia
  • VCA. Teaching and Training a Deaf Cat. Disponível em: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/teaching-and-training-a-deaf-cat>. Acesso em 26 de abril de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como cuidar de um gato surdo
1 de 5
Como cuidar de um gato surdo

Voltar ao topo da página