Dietas caseiras

Sopa de frango é bom para cachorros?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. Atualizado: 16 outubro 2023
Sopa de frango é bom para cachorros?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O frango é um ingrediente estrela dentro da dieta dos cães. Ele fornece proteínas de alto valor biológico e seu teor de gordura é consideravelmente menor do que o de outras carnes. Mas, e a sopa de frango? Ela é igualmente benéfica para os nossos cães? Se você quiser descobrir, não perca o seguinte artigo do PeritoAnimal no qual explicaremos se o caldo de frango é bom para os cachorros e ainda ensinamos uma receita que o seu cãozinho vai amar.

Se você quiser conhecer outros alimentos e petiscos naturais que são bons para o seu cachorro, dê uma olhada neste artigo repleto de receitas incríveis.

Também lhe pode interessar: Como preparar fígado de frango para cachorro
Índice
  1. Posso dar caldo de frango para o meu cachorro?
  2. Benefícios do caldo de frango para cães
  3. Como fazer caldo de frango para cães?
  4. Qual a quantidade ideal de caldo de frango para os cães?

Posso dar caldo de frango para o meu cachorro?

De fato, o caldo de frango é um alimento adequado para os cães, visto que não contém nenhum componente que seja tóxico para o seu organismo e, além disso, fornece benefícios importantes, como uma hidratação adequada.

Os caldos para cães, incluindo o de frango, podem ser usados para diferentes finalidades:

  • Eles podem servir para que os cães bebam uma quantidade extra de líquidos;
  • Podem se misturar com a comida habitual (seja uma ração comercial ou uma refeição caseira) para torná-la mais apetitosa;
  • Ou, simplesmente, podem ser oferecidos como um prêmio ou recompensa.

No entanto, é importante destacar que o caldo de frango que oferecemos aos nossos cães deve ser sempre caseiro. Os caldos comerciais costumam conter elevados níveis de sal, condimentos e aditivos, que podem ser prejudiciais à saúde de nossos cães. Por isso, se decidirmos oferecer este alimento, é importante que o preparemos sempre de forma caseira. Nas próximas seções explicaremos como você pode prepará-lo passo a passo.

Benefícios do caldo de frango para cães

Para que serve o caldo de frango para os cães? Incluir o caldo de frango na dieta dos cães pode fornecer uma série de benefícios para esses animais:

  • Aumenta a hidratação: isso é especialmente interessante para cães que possuem tendência a beber pouca água, sobretudo nas épocas de calor. Também é útil para aumentar o consumo de líquidos em cães com problemas renais ou com cálculos urinários, os quais precisam de uma hidratação extra. Usar caldo de frango para cães doentes também é uma boa estratégia se você quer estimular o apetite deles e manter a hidratação. Por exemplo, o caldo de frango para cães com diarreia é bom, justamente, porque ajuda a repor a hidratação perdida.
  • Facilita a mastigação: os cães com a idade avançada costumam apresentar problemas dentais (como falta de dentes, doença periodontal, etc.) que frequentemente provocam problemas de mastigação. Nestes cães, é especialmente recomendável misturar a ração com o caldo (principalmente quando se trata de ração seca), para amolecer o alimento e facilitar sua mastigação.
  • Estimula o apetite: a comida úmida é sempre mais palatável que a comida seca, pois possui mais aroma e sabor. Por isso, umedecer a refeição normal com caldo de frango pode ser uma boa estratégia para estimular o apetite em cães com anorexia, especialmente quando se mistura com caldo quente.
  • Fornece vitaminas (como vitamina A, vitamina B6 e vitamina C) e minerais (como cálcio, magnésio e ferro).

Como fazer caldo de frango para cães?

Agora que sabemos quais são os benefícios deste alimento, vamos explicar passo a passo como preparar o caldo de frango para cães:

  1. Coloque em uma panela os ossos carnudos de frango (você pode usar carcaças, coxas, sobrecoxas, etc.) e cubra-os com água.
  2. Descasque um par de cenouras, corte-as em pedaços grandes e adicione à panela.
  3. Não é necessário adicionar sal à preparação.
  4. Deixe o caldo cozinhar em fogo baixo durante duas horas se estiver usando uma panela comum, ou por uma hora se estiver usando uma panela de pressão.
  5. Lembre-se de remover a espuma do caldo com uma escumadeira para eliminar as impurezas provenientes dos ossos.
  6. Passado o tempo de cozimento, coe o conteúdo para separar o caldo dos ossos. Se quiser aproveitar a carne dos ossos carnudos, você pode separá-la dos ossos e adicioná-la ao caldo. Da mesma forma, você pode aproveitar a cenoura, cortando-a em pedaços menores e adicionando ao caldo. Em nenhum caso ofereça os ossos de frango cozidos, pois eles podem lascar e causar sérios problemas.

Como dar caldo de frango para um cão?

Uma vez que esteja frio ou em temperatura ambiente, você pode oferecer o caldo de frango ao seu cão das seguintes formas:

  • Diretamente, especialmente se você decidiu deixar a carne e a cenoura.
  • Misturando-o com a porção diária de comida dele. Assim, você pode misturar a ração com o caldo de frango para cães doentes e saudáveis, sem nenhum tipo de problema. No entanto, não é recomendável misturar a carne e a cenoura com a ração, apenas a parte líquida.
Sopa de frango é bom para cachorros? - Como fazer caldo de frango para cães?

Qual a quantidade ideal de caldo de frango para os cães?

O caldo de frango tem um baixo valor energético. Ele fornece apenas entre 5 e 10 kcal a cada 100 ml, devido ao fato de que mais de 95% do alimento é água. Como fornece pouquíssimas calorias, você não precisa se preocupar muito com a quantidade de caldo de frango que oferece ao seu cão. Desde que você ofereça este alimento de uma forma racional, não representará nenhum perigo para o seu cão.

Se você usa o caldo para amolecer a ração, você pode adicionar a quantidade que julgar necessária para conseguir uma textura que seja agradável para o seu cão e que ele possa mastigar com facilidade. Caso utilize o caldo de frango para manter um cão doente hidratado ou com pouco apetite, você pode introduzir o caldo em uma seringa (sem agulha) e ir administrando-o pouco a pouco. Em nenhum caso force a ingestão deste ou de qualquer outro líquido, pois poderia causar uma pneumonia por aspiração.

Agora que você já sabe como que o caldo de frango é bom para os cães e como prepará-lo, conte-nos, o seu cachorro gosta deste alimento? Como você o utiliza?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sopa de frango é bom para cachorros?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Sopa de frango é bom para cachorros?