Partilhar

Como fazer cachorro emagrecer

Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 23 agosto 2019
Como fazer cachorro emagrecer

Ver fichas de  Cachorros

Tal como nos humanos, a obesidade nos cachorros é um problema cada vez mais frequente. As causas são parecidas com as da obesidade nos humanos: demasiada comida, muitas guloseimas e pouco exercício.

Um quarto dos cachorros com excesso de peso tem graves problemas articulares: por exemplo a artrose, que dificulta aspectos da vida quotidiana como caminhar, sentar, deitar. Para além disso, o excesso de gordura acumulada exerce pressão sobre os pulmões e o diafragma, dificultando a respiração. Todos os problemas relacionados com o sobrepeso, como diabetes e doenças cardiovasculares, têm como consequência uma diminuição da qualidade de vida do cachorro. Ele não se consegue mover tão facilmente nem brincar e desfrutar plenamente da vida dele.

Neste artigo do ExpertoAnimal vamos lhe dar alguns conselhos para que você descubra como fazer cachorro emagrecer, continue lendo:

1. Avaliar a situação

Para saber se o cachorro tem peso a mais, uma prova fácil consiste em tocar nas costelas dele: normalmente as costelas não são visíveis mas você deve ser capaz de senti-las facilmente ao toque. Se não as sente, provavelmente o seu cachorro tem sobrepeso.

Outra opção é pesar o cachorro e comparar com o peso médio da raça: um excesso entre 10 a 20% se considera sobrepeso e mais do que isso já se trata de obesidade.

O ideal é uma visita ao veterinário para estabelecer o peso ideal do cachorro e, assim, ter em mente um objectivo a alcançar. Para além disso, o veterinário poderá determinar se a origem do sobrepeso é alguma doença como por exemplo o hipotiroidismo.

2. Um trabalho de equipa

Depois de avaliada a situação e de ser determinado um objetivo, o mais importante é que toda a família tome a decisão de colocar o cachorro em dieta e todos se mantenham. Caso contrário, os esforços irão ser em vão: se um de vocês continua dando guloseimas enquanto os outros resistem aos olhos suplicantes do cachorro, a dieta não vai funcionar.

Para que você consiga que o seu cachorro emagreça, toda a família tem de ajudar, desde o mais pequenino ao mais velho.

Como fazer cachorro emagrecer - 2. Um trabalho de equipa

3. Dieta para emagrecer cachorro

A alimentação é, logicamente, um dos primeiros parâmetros que você deve modificar: com a ajuda do veterinário, determine a quantidade de comida que o cachorro deve comer por dia.

Se decidir trocas de ração por uma ração "light", terá de fazê-lo de forma progressiva para evitar problemas de digestão: comece misturando uma pequena quantidade da nova ração com a ração antiga e, pouco a pouco, vá aumentando a proporção da nova.

4. A comida: algumas regras

Um cachorro adulto só necessita de uma ou duas refeições diárias, evite deixar a ração sempre à disposição. Também é importante ter horários fixos para as refeições e um local específico para elas.

O cachorro deverá estar sozinho enquanto come: se você tem outros pets, evite dar comida a todos ao mesmo tempo e no mesmo sítio. A presença de outros animais faz com que o cachorro coma mais depressa, por ansiedade e medo que lhe roubem a comida. Evitar que o seu cachorro coma muito rápido é útil para uma melhor digestão e evita estresse desnecessário.

Como fazer cachorro emagrecer - 4. A comida: algumas regras

5. O papel da comida na educação

Você não deve dar guloseimas e petiscos a todo o momento: para educar os nossos cachorros, devemos usar os petiscos como recompensas, uma vez que oferecer em excesso pode contribuir para o sobrepeso dele. Existem outras formas de premiar o cachorro: fazer carinho ou brincar com o brinquedo favorito dele.

Você deve aprender a reconhecer as recompensas às quais o seu cachorro é mais sensível: se a recompensa em forma de guloseima é o que ele prefere e você não lhe quer roubar esse prazer, escolha as opções menos calóricas, ou simplesmente dê pedacinho a pedacinho de ração.

Você deve evitar sempre dar os restos da sua comida: um cachorro não deve pedir comida enquanto você come, é mau não só para a educação como para a saúde dele.

6. Exercício físico

Para a garantir a saúde física e mental, o cachorro precisa fazer exercício diariamente. Para o estimular, você pode ir variando os passeios e as brincadeiras. Fazer exercício físico é uma necessidade do cachorro. Algumas raças requerem menos exercício do que outras, mas de forma geral, o exercício físico é essencial para a saúde e bem-estar de todos os cachorros.

O exercício deve ser feito de forma progressiva para evitar problemas musculares: se você tem um cachorro sedentário que não está habituado a praticar esporte, você deve ir acostumando ele pouco a pouco. Se você tem um filhote de cachorro, não faça passeios largos com ele até que ele tenha um ano, para evitar problemas articulares.

Existem diferentes tipos de exercício para cachorros obesos: jogar a bola ou um pau, experimentar esporte canino como o agility, fazer caminhadas, passeios em bicicleta, dar uma corrida, etc.

Há muitas formas de fazer com que o seu cachorro faça exercício, desde esportes mais suaves aos mais intensos. Além de ajudar o cachorro a emagrecer, a atividade física vai reforçar a sua cumplicidade com ele.

Como fazer cachorro emagrecer - 6. Exercício físico

7. Determinação

Por mais lindo que pareça o seu cachorro quando está pedindo comida, você tem de resistir e isso nem sempre será fácil.

Se você não tiver guloseimas em casa, será mais fácil. Quando preparar a comida para você ou para sua família, não deixe o cachorro andar por perto, feche as portas se for preciso: é provável que o cachorro não goste da mudança de dieta e tente roubar comida ou se encoste a você fazendo carinhas fofas para que você não resista e lhe dê qualquer coisinha.

O sobrepeso dos cachorro se deve, geralmente, ao estilo de vida dos tutores, cada vez mais sedentário. Felizmente, depois de descartar os problemas de saúde possíveis junto do veterinário, o restabelecimento de uma boa qualidade de vida vai permitir que o seu cachorro chegue ao peso ideal, viva mais e com mais saúde.

Se você quer saber mais coisas sobre a obesidade do seu cachorro, leia o nosso artigo com conselhos para prevenir a obesidade em cachorros.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer cachorro emagrecer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário sobre Como fazer cachorro emagrecer

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
LILIAM ANZAI DE SOUZA
boa noite, nossa cadela teve piometra e depois da cirurgia engordou demais, desde nova só faz duas refeicoes por dia, come racao goldem ligth arroz e frango, mas tem que ter uma carne, frango junto.
o que devo fazer ? ela esta com 5 anos
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Lilian! Você já tentou as dicas do artigo?
De qualquer maneira, o mais indicado é buscar um médico veterinário que possa passar uma dieta específica para sua cadela e um plano de exercícios. Vale lembrar que é muito importante que todos os membros da família respeitem esse plano para não atrapalhar no processo de emagrecimento.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!

Como fazer cachorro emagrecer
1 de 4
Como fazer cachorro emagrecer

Voltar ao topo da página