Cuidados extra

Como melhorar o canto do canário belga

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 24 março 2020
Como melhorar o canto do canário belga

Os canários domésticos (Serinus canaria domestica) são animais lindos conhecidos pelo seu canto inconfundível. Cada canário é singular, único e tem uma personalidade própria. Tudo isso se traduz em que cada exemplar de canário vai cantar e compor diferentes canções para seus espetadores. Mas, se o seu canário canta pouco, existem maneiras de melhorar o canto do canário belga. Neste post do PeritoAnimal explicamos e também comentamos temas como remédio para canário belga soltar o canto e comida para canário belga cantar.

Também lhe pode interessar: Fazer um canário cantar em 5 passos

Índice

  1. Por que meu canário belga não canta?
  2. Cuidados para o canto do canário belga
  3. Comida para canário belga cantar
  4. Como melhorar o canto do canário belga
  5. Remédio para canário belga soltar o canto

Por que meu canário belga não canta?

Existem diversos motivos que explicam o fato de que o canto do seu canário belga não soe tão bonito. Para encontrar uma solução, portanto, é preciso identificar a causa:

  • Sexo: embora algumas fêmeas cantem, são os machos que emitem as melodias mais bonitas. Se você tem uma fêmea de canário belga, você nunca vai ouvir o mesmo tipo de canções;
  • Idade: geralmente são os pais que ensinam seus filhotes a cantar, porém, é um processo gradual que pode levar até sete meses;
  • Muda de penas: o processo de muda dos canários dura geralmente cerca de 2-3 meses e é um período completamente natural. É normal que neste momento eles parem de cantar. Neste caso devemos lhe oferecer mais vitaminas e melhores cuidados;
  • Stress ou medo: a presença de predadores, como cães e gatos, pode deixar o canário belga com medo. Da mesma forma, um ambiente excessivamente reduzido pode causar stress. Nestes casos precisamos melhorar as suas condições para outras melhores;
  • Doenças: existem várias patologias que podem fazer com que um canário pare de cantar ou cante mal. Se ele cantou muito recentemente e parou de fazer isso, ele pode ter-se forçado excessivamente. Neste caso, será conveniente mais tempo para a calma e a tranquilidade. Um check-up veterinário para excluir parasitas, como pulgas ou ácaros, também pode ser aconselhável.
  • Outros: há muitas razões, como tomar banho quando está frio, mudanças de temperatura ou uma localização inadequada. Prestar atenção ao nosso canário belga e oferecer-lhe bons cuidados é fundamental.
Como melhorar o canto do canário belga - Por que meu canário belga não canta?

Cuidados para o canto do canário belga

O canário belga precisa de cuidados especiais: devemos identificar se em algum momento estão sofrendo de uma doença, se têm água fresca em abundância, comida, se conseguem mexer-se, etc. O bem-estar do seu canário irá repercutir diretamente no canto dele, assim como na sua saúde e na sua expectativa de vida.

Os cuidados básicos de um canário belga devem ser:

  • Gaiola espaçosa com suportes de madeira;
  • Limpeza da gaiola de 2 a 3 vezes por semana;
  • Recipiente com comida e outro com água;
  • Osso de siba ou cálcio;
  • Barrinhas de alimentação extra;
  • Fruta e verdura;
  • Cobrir dura a noite;
  • Respeitar os seus horários de descanso e deixá-lo em um local tranquilo.

Também é importante saber que se ele se encontra acompanhando de uma fêmea irá se distrair com mais facilidade e isso diminuirá a atividade diária de canto, já que ele passará longos momentos prestando-lhe atenção. O canário é uma ave que não tem problemas em viver sozinho, embora se não lhe dedicarmos tempo pode ficar consideravelmente deprimido.

Como melhorar o canto do canário belga - Cuidados para o canto do canário belga

Comida para canário belga cantar

Devemos proporcionar uma dieta variada e de qualidade, combinando-a com fruta e legumes 2 a 3 vezes por semana e osso de siba ou cálcio. Além disso, podemos utilizar suplementos vitamínicos ou misturas especiais como os famosos "Super canto" (comuns em muitas lojas) produtos que, devido às suas contribuições, ajudam a saúde do canário e incentivam este hábito.

Como melhorar o canto do canário belga

Os canários aprendem a cantar desde que são pintinhos e, a grande maioria consegue se lembrar, ainda que separado dos seus progenitores desde cedo, as notas e estilos musicais. Se a intenção é criar um canário de concurso será imprescindível educá-lo canário e ensiná-lo desde a fase de juventude. Para isso, será fundamental ter um canário mestre ou utilizar gravações destes, disponíveis na internet.

Entenda que você não vai conseguir mudar o canto do seu canário mas pode melhorá-lo um pouco e inclusive potenciá-lo. Uma vez na etapa adulta, as bases já estão na mente do seu pássaro e será impossível reeducá-lo.

Uma vez que o nosso canário se tenha iniciado no canto, devemos manter alguns hábitos para continuar estimulando o ritmo ativo deste como por exemplo deixar que escute diariamente cantos de outros canários.

  • As frutas e as verduras extra que possamos dar ao nosso canário serão um presente para ele. Se as dermos depois de uma bonita sessão de canto estaremos incentivando positivamente este hábito;
  • Uma alimentação adequada do seu canário será fundamental para que este cante corretamente;
  • Refresque-o no verão seja colocando-o em uma piscina pequena ou com um spray. Se optar por usar um spray pode misturar água e um pouco de vinagre de maçã, algo que melhorará o seu pelo e sua saúde.
  • O tamanho da gaiola conta com algumas contradições. Se for muito grande vai entreter-se mais a voar e a saltar e, por essa razão cantará menos, pelo contrário, se for demasiado pequena vai sofrer de ansiedade. Os profissionais da criação de canários recomendam o uso de uma gaiola de tamanho intermédio e dispor de voadeiras para que possam se exercitar em horas concretas do dia.
  • Localize a gaiola em um lugar tranquilo e calmo. Sem correntes de ar e alguns raios de sol será a localização perfeito para que desenvolva esta qualidade tão venerada por nós.
  • Também podemos utilizar os suplementos vitamínicos ou misturas especiais, produtos que por seus componentes ajudam na saúde do canário e a incentivar este hábito.
Como melhorar o canto do canário belga - Como melhorar o canto do canário belga

Remédio para canário belga soltar o canto

O limão é um dos remédios caseiros indicados para afonia e ao mesmo tempo melhorar o sistema imunológico do canário, pelas doses de vitamina C e antioxidantes. Podemos oferecer-lhe uma rodela junto com as outras frutas e legumes que colocamos semanalmente, mas também podemos misturá-la com a água do bebedouro (usando cerca de 3 a 7 gotas) ou com a pastinha de criação dos canários.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como melhorar o canto do canário belga, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Vídeos relacionados com Como melhorar o canto do canário belga

1 de 3
Vídeos relacionados com Como melhorar o canto do canário belga

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Cícero da Silva carneiro
Boa tarde comecei cria canário belga só que ele não está cantado
Claudinei Rossi Lecheta
Meu canario, acabou o processo de mudas e voltou a cantar baixinho e bem pouco, estou dando a vitamina canto lindo, isto é normal ou ele volta aos poucos?
Diego
Meu canário saiu da Bruna e tá cantando baixinho isso é normal e estou dando canto lindo iodo para ele que isso é bom
José. Carlos. Pinheiro
Como. Fazer. Uma. Reprodução. Boa. De. Canaro. Briga.
1 de 4
Como melhorar o canto do canário belga