Partilhar

Tudo sobre a alimentação do canário

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. 2 agosto 2016
Tudo sobre a alimentação do canário

A alimentação do canário ou do serinus canaria é uma parte fundamental dos seus cuidados que repercute diretamente na qualidade da sua plumagem, a sua saúde e na vontade que este tem de cantar. Por isso, é muito importante ter cuidado com a alimentação de um pet.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar-lhe sobre a alimentação e os complementos para o canário, para que saiba que o que é mais importante e lhe ofereça os melhores cuidados. Continue lendo para saber tudo sobre a alimentação do canário.

Também lhe pode interessar: Tudo sobre Pastor Alemão

Mistura para canários

Os canários são animais granívoros, alimentam-se de grãos e diversas sementes que encontram no seu habitat.

Poderá encontrar à venda diferentes tipos de misturas já preparadas que variam muito na qualidade, algo que depende do produtor. Nós recomendamos que opte por aqueles produtos que venham embalados a vácuo.

Os profissionais e amadores costumam criar as suas próprias misturas procurando separadamente sementes de alta qualidade, como as seguintes:

  • Alpiste
  • Linhaça
  • Sementes de rabanete
  • Sementes de alface
  • Sementes de endívia
  • Aveia
  • Sementes de cânhamo
  • Negrillo
Tudo sobre a alimentação do canário - Mistura para canários

Vegetais e fruta fresca

Este tipo de alimento é imprescindível para qualquer ave, pois é desta forma que recebem uma grande quantidade de vitaminas, o que repercute diretamente na sua vitalidade.

Pode dar frutas e vegetais ao seu canário entre 3 e 5 dias por semana, quanto mais variar melhor. Entre as frutas e verduras que lhes pode oferecer encontrará as seguintes:

  • Alface da terra
  • Endívia
  • Rúcula
  • Cenoura
  • Maçã
  • Pepino
Tudo sobre a alimentação do canário - Vegetais e fruta fresca

Cálcio

Especialmente durante a época de reprodução é necessário proporcionar cálcio à alimentação do canário, embora também seja necessário em outras etapas da sua vida como no caso da muda ou do crescimento.

Para isso, encontrará pedras de cálcio embora os produtos mais recomendados sejam sem dúvida o osso de siba e as conchas de ostra moídas. Ela devem estar sempre disponíveis para a sua ave, isso reforça as suas necessidades alimentares, além de ser uma ferramenta fantástica para afiar o bico. Estes produtos são muito comuns e poderá encontrá-los em qualquer loja para pets.

Tudo sobre a alimentação do canário - Cálcio

Ramos e espigas

Outra ótima forma de alimentar a sua ave ao mesmo tempo que a entretém é proporcionando-lhe ramos naturais ou espigas com diferentes sementes seja de frutos, flores, painço,...

É um complemento perfeito pois faz com que as suas aves se motivem e consigam o alimento de uma forma mais natural e idêntica ao que fariam na natureza.

Encontrará este produto em lojas de animais habituais, mas para encontrar variedade deverá ir a centros especializados em exóticos.

Tudo sobre a alimentação do canário - Ramos e espigas

Água

A água é imprescindível para as aves. Proporcione-lhe um bebedouro com água fresca e limpa diariamente para estarem bem nutridas.

Além disso, pode fazer uma pequena piscina com um recipiente para se lavarem, algo muito benéfico para a qualidade da plumagem, para evitar o aparecimento de parasitas e como entretenimento.

Tudo sobre a alimentação do canário - Água

Papa para filhotes

A papa de filhotes é um produto para canários muito benéfico para os pintos e para proporcionar à mãe uma nutrição extra. Costumam levar ovo, cereais e cálcio, alimentos que a ajudarão a manter saudável e sem carências.

Mas não serve apenas para isso, a papa de filhotes também é um ótimo alimento para oferecer de vez em quando aos nossos canários. Por este motivo, muitos criados se habituam a fazer eles próprios estas papas em casa.

Tudo sobre a alimentação do canário - Papa para filhotes

Suplementos e vitaminas

Finalizamos este artigo com alimentos ocasionais que só deverá oferecer aos canários de vez em quando. Tudo o que referimos antes proporciona ao canário uma alimentação saudável, variada e rica, suficiente para estar bem alimentado.

Ainda assim, muitas pessoas querem oferecer-lhe complementos vitamínicos, ômega 3 e 6 ou outros suplementos que ajudem a melhorar a qualidade da plumagem.

É importante que neste aspeto se aconselhe junto de um especialista, pois existem alguns produtos que contêm antibióticos ou outras composições que, a longo prazo, poderiam causar mais danos do que benefícios ao animal.

Tudo sobre a alimentação do canário - Suplementos e vitaminas

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tudo sobre a alimentação do canário, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário sobre Tudo sobre a alimentação do canário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
emilson dejacir de sousa
Amigos, tenho um canário belga com cerca de seis ou sete anos, quando novo cantava muito, neste ano passou trocando pena quase que o ano todo, isso é normal??????? De uns dias para cá, timidamente começou a cantar novamente........
Helder parreira

Obrigado pela resposta,Mariana Castanheira
helder parreira
Boa noite, no meu viveiro de canarios tenho uma laranjeira e eles comem algumas folhas sera sera prejudicial para eles?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Helder! Se as folhas não têm produtos químicos, em princípio não lhes fará mal.

Tudo sobre a alimentação do canário
1 de 8
Tudo sobre a alimentação do canário

Voltar ao topo da página