Partilhar

Malte para gatos: o que é, quando usar e para que serve?

Malte para gatos: o que é, quando usar e para que serve?

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são animais especialmente limpos que passam horas limpando os pelos. Quando se lambem, eles ingerem uma grande quantidade de pelos. Se você vive com um gato, certamente já o viu tossir e até mesmo vomitar bolas de pelo. É aí que algumas pessoas recorrem ao malte para gatos, um produto muito útil e de origem natural, que melhora a digestão e o trânsito intestinal do nosso gato.

Entenda no PeritoAnimal tudo sobre o malte para gatos, incluindo as doses necessárias, em que idade ele deve ser oferecido, informações sobre os vômitos causados pela ingestão de pelos e todos os benefícios do produto.

Malte para gatos: o que é?

O malte para gatos é uma pasta de cor semelhante ao mel e textura mais densa. É composto principalmente de óleos e gorduras vegetais, extrato de malte, fibras, laticínios e leveduras. Também é comum conter corantes, conservantes e vitaminas.

No mercado existem inúmeras marcas com diferentes formatos. O mais frequente é encontrado sob a forma de um tubo de pasta de dentes. A composição varia ligeiramente de acordo com a marca, mas a base é o extrato de malte. Alguns gatos mostram predileção por uma determinada marca e a comem com mais entusiasmo do que outras.

Malte para gatos: o que é, quando usar e para que serve? - Malte para gatos: o que é?

Malte para gatos: para que serve?

Os gatos, em seu cuidado diário, ingerem inúmeros pelos mortos, que avançam por seu sistema digestivo e podem formar bolas maiores ou menores. São os chamados tricobezoares, popularmente conhecidos como bolas de pelo.

A língua do gato, como podemos ver na imagem, tem alguns espinhos ou projeções de queratina chamadas papilas, que ajudam a escovar os pelos e eliminar a sujeira, mas também contribuem para desprender os pelos fracos e, consequentemente, a ingestão desses pelos.

As bolas de pelo do gato podem se acumular no intestino, estômago ou esôfago. Se o gato tossir e expelir a bola facilmente, significa que não ela passou do esôfago. Se, em vez disso, a tosse for acompanhada de náusea, falta de apetite e vômito com alimentos semi-digeridos, a bola de pelo está alojada no estômago ou no intestino delgado. Se o gato sofrer de constipação e falta de apetite, pode ser devido a uma bola de pelos alojada no intestino grosso.

O malte ajuda a eliminar, através fezes, esse excesso de pelos ingeridos. Tem um efeito laxante e ajuda a melhorar o trânsito intestinal, é por isso que também é adequado para problemas leves de prisão de ventre. Em suma, o malte ajuda que os pelos que o gato ingere a sejam expelidos sem problemas de todo o sistema digestivo.

Malte para gatos: o que é, quando usar e para que serve? - Malte para gatos: para que serve?

Malte para gatos: como utilizar?

Como você bem sabe, cada gato tem sua própria personalidade. Alguns amam o malte, comem diretamente da embalagem e lambem sem problemas. Outros, por sua vez, são mais relutantes e não irão comer a pasta de malte para gatos.

Neste caso, podemos colocar uma pequena quantidade de malte em uma pata ou no canto da boca do gato para que ele lamba, elenão vai gostar muito e vai tentar tirá-lo com suas lambidas. Você também pode tentar misturar o malte com a comida, no entanto, devido à textura da massa, essa pode não ser a melhor opção.

Talvez você tenha que perseguir seu gato pela casa toda vez que lhe der malte, mas isso é algo que, com o tempo, ele agradecerá e você verá os resultados imediatamente. O malte não tem gosto ruim para os gatos, por isso, ele vai se acostumar a tomá-lo com o tempo. Você também pode experimentar diferentes marcas para encontrar a ideal para o seu gato.

Saiba mais: Cuidados do pelo do gato Persa

Malte para gatos: o que é, quando usar e para que serve? - Malte para gatos: como utilizar?

Malte para gatos: quando devo dar?

Para cada dose uma bolinha do tamanho de uma amêndoa ou avelã é suficiente. Se o seu gato gostar, você pode dar um pouco mais.

Para um gato de pelo curto, duas doses por semana são suficientes. No caso de gatos com pelos longos, quatro vezes por semana é suficiente. Em épocas de troca de pelo ou se observarmos que o gato está tossindo muito, pode oferecer o malte diariamente, até notar a melhora.

Malte para gatos: o que é, quando usar e para que serve? - Malte para gatos: quando devo dar?

Escovar pelo de gato

Não se esqueça que uma boa escovação é essencial para a saúde do gato, pois elimina os pelos mais fracos, a poeira e a sujeira que o gato pode engolir ao se lamber. Você deve escolher a escova para pelo de gato apropriada e realizar a escovação frequentemente.

Nos gatos de pelo curto, uma ou duas escovações por semana são suficientes, mas para os gatos de pelo longo, o ideal é que a escovação seja feita diariamente. Descubra as escovas para gatos de pelo curto e também as escovas para gatos de pelo longo.

Se você não puder escovar todos os dias, certifique-se de escová-lo corretamente pelo menos uma ou duas vezes por semana. Além de reforçar o vínculo com o seu gato, você vai ajudar a garantir que seu pelo fique saudável e que o volume de pelos ingeridos seja consideravelmente menor.

Não se esqueça de que, na primavera e no outono, épocas de troca de pelo, você deve escová-lo com muito mais frequência.

Malte para gatos: o que é, quando usar e para que serve? - Escovar pelo de gato

Os gatos e o malte

Como vimos, o malte é um produto muito útil para os gatos. Combinado com uma boa escovação, ele ajudará o gato a conviver muito melhor com as bolas de pelo.

Às vezes, as obstruções causadas pelas bolas de pelo podem se tornar um problema. Se as bolas vêm acompanhadas de sangue ou o gato estiver sofrendo uma constipação prolongada, busque um veterinário imediatamente.

Não se esqueça que os gatos se lambem e muito! Todos os dias eles investem tempo na arrumação e cuidado de sua pelagem. É por isso que não devemos ter medo se, apesar de lhes dar malte e escovar, ocasionalmente eles tossirem e expulsarem o pelo ingerido. É normal e, desde que não seja algo exagerado, não é preciso se preocupar.

Conheça mais sobre: 10 raças de gatos de pelo longo

Malte para gatos: o que é, quando usar e para que serve? - Os gatos e o malte

Se deseja ler mais artigos parecidos a Malte para gatos: o que é, quando usar e para que serve?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados extra.

Escrever comentário sobre Malte para gatos: o que é, quando usar e para que serve?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Redindolfo Zagueti
Onde comprar a pasta de malte;só explica como usar e não onde comprar.
Obrigado
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Redindolfo! Muitos petshops físicos e online disponibilizam pasta de malte para gatos. Aqui tem um exemplo: https://www.petlove.com.br/malt-e-paste-sao-e-belo--hairball--mundo-animal-70-gr-102579-1/p

Malte para gatos: o que é, quando usar e para que serve?
1 de 7
Malte para gatos: o que é, quando usar e para que serve?

Voltar ao topo da página