Cuidados básicos

Como cuidar de calopsita

Mariana Castanheira
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 18 novembro 2019
Como cuidar de calopsita
Calopsitas

Ver fichas de  Calopsitas

A calopsita ou caturra (para os portugueses) é um dos psitacídeos mais escolhidos como animal de companhia. Ela é a primeira opção de muita gente não só porque geralmente tem um preço baixo, mas principalmente porque é uma ave que, para além de ser linda, pode ser muito mansinha.

O custo de manutenção é relativamente baixo mas, quando falamos de tempo e dedicação, aí o custo é bastante elevado. Não são meros objetos de decoração para nós humanos colocarmos em em nossas casas numa gaiola. As calopsitas são seres incrivelmente inteligentes e, se estão em cativeiro, é nossa responsabilidade dar-lhes as melhores condições possíveis e que promovam o bem-estar delas. Foi por isso que o PeritoAnimal escreveu este artigo para o ensinar como cuidar de uma calopsita. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Como cuidar de tartaruga de aquário

Índice

  1. Antes de adotar uma calopsita
  2. Gaiola para calopsita
  3. Comida para calopsita
  4. Dar banho em calopsita
  5. Quando tempo a calopsita dorme?
  6. Brinquedos para calopsita
  7. Brincadeiras com calopsita - Interação social

Antes de adotar uma calopsita

Antes de comprar ou adotar uma calopsita, você deve refletir se este será o animal de companhia mais adequado para você e sua família. Nem sempre as aves se adaptam a todos os estilos de vida. Estes animais requerem muito tempo livre, empenho e dedicação. Para além disso, adotar um destes animais é um compromisso que pode durar décadas (as calopsitas podem viver 20 anos).

Se você procura um animal calmo, que faça pouco barulho e que não faça muita sujeira, a calopsita, ou qualquer outro psitacídeo, não é o melhor animal para você. Leia as nossas dicas para o escolher o seu animal de estimação.

Mas se você está decidido e este é o animal mais adequado para a sua família, continue lendo este artigo que lhe vai explicar como cuidar de uma calopsita.

Gaiola para calopsita

É de fato discutível se as aves devem ser mantidas em gaiolas, uma vez que estas criaturas foram feitas para voar. Apesar disso, a gaiola é a melhor forma de garantir a segurança da sua calopsita.

Qual é o tamanho ideal de gaiola para calopsitas?

A resposta a essa pergunta é: quanto maior melhor! Contudo, ela deve ter no mínimo largura suficiente para a ave poder abrir e bater as asas sem danificá-las e altura suficiente para que, quando empoleirada, a cauda não toque no solo. Dê preferência a gaiolas com barras horizontais, porque permitem que as aves trepem e essa é uma das atividades favoritas delas!

Posição ideal da gaiola:

A localização ideal da gaiola depende da personalidade da calopsita. A maioria das calopsitas são bastante sociáveis e, por essa razão, zonas como a sala de estar são uma das melhores opções para maximizar a interação social dela com as pessoas que por ali passam. Por outro lado, calopsitas mais tímidas podem preferir zonas mais calmas da casa, como um quarto. É aconselhável que a posição da gaiola esteja ao nível do seu olhar, pois isso dará uma maior sensação de segurança para a calopsita. Alguns etólogos afirmam que posições muito elevadas da gaiola podem promover a agressividade da ave, porque a ave se sente superior aos restantes membros da família. Outros afirmam que aves mais inseguras podem viver num estado de intensa ansiedade se a gaiola estiver muito baixa. Para além disso, para promover uma maior sensação de segurança a gaiola deve estar encostada a uma parede.

Calopsita pode tomar sol?

Pode e deve! A exposição à luz solar é fundamental para o bem-estar da sua calopsita. É através do sol que a sua calopsita vai produzir vitamina D (essencial no metabolismo do cálcio). É muito importante que a luz solar seja direta e não através de um vidro. Se a gaiola não está perto de uma janela, pode colocar a gaiola na rua durante algumas horas (final do dia ou início da manhã para o calor não ser exagerado). Lembre que a calopsita tem de ter sempre uma sombra onde se possa refugiar!

Comida para calopsita

A alimentação é um dos pontos principais não só para o bem-estar da calopsita como para prevenir algumas das doenças mais comuns em aves domésticas. A melhor dieta é a que supre todas as necessidades nutricionais da calopsita como de vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais, etc.

Existem diversas misturas de sementes disponíveis comercialmente para calopsitas. Porém, nos últimos anos os veterinários têm recomendado que o melhor será optar por uma ração/pellets adequados para calopsita. Apesar de serem mais caros, eles são uma excelente escolha, na medida em que impedem que a calopsita escolha as sementes que mais gosta, prevenindo desiquilíbrios nutricionais. As rações são elaboradas de acordo com as necessidades específicas de cada espécie e por isso, ao comprar uma ração, garanta que está a comprar concretamente para calopsita. Caso pretenda fazer a transição da alimentação da sua calopsita de sementes para ração, terá de o fazer de uma forma muito gradual. Geralmente a embalagem de ração traz instruções para fazer essa mudança da forma mais adequada.

É muito importante que o consumo de ração ou sementes seja suplementado com frutas e vegetais. O ideal seria uma dieta composta de 75% ração, 20% frutas e vegetais e os 5% restantes para recompensas (por exemplo frutos secos).

Suplementação vitamínica

A maioria dos veterinários desaconselha a suplementação, a não ser em casos de carência vitamínica previamente diagnosticados. Porque é desaconselhado? A maioria dos suplementos requer aplicação na água e é impossível controlar a quantidade de água que o animal ingere. Assim, existe um risco muito elevado de excesso ou deficiência nutricional. Já foram relatados vários casos de aves que devido a um excesso de suplementação com vitamina D desenvolveram hipercalcemia.

Como cuidar de calopsita - Comida para calopsita

Dar banho em calopsita

Sim! Permitir que a calopsita tome banho fomenta o comportamento natural, promove o bem-estar e ainda contribui para uma melhor manutenção das penas! Existem várias opções para as aves tomarem banho em cativeiro:

  • Recipiente de água: coloque um recipiente com água rasa (2/3 cm de altura no máximo). Mude a água diariamente. O ideal será retirar o recipiente quando ela termine de tomar banho e só voltar a colocar no dia seguinte.
  • Spray: coloque água num borrifador e molhe ligeiramente a sua calopsita à distância, simulando a chuva.
  • Chuva: coloque a gaiola na chuva durante alguns minutos. Faça isto naqueles dias em que está apenas chuviscando. Algumas aves adoram este método já que representa bem o que aconteceria em ambiente selvagem.
  • Chuveiro: algumas aves adoram tomar banho com os tutores. Existem até poleiros próprios com ventosa para colocar no chuveiro. Mas é preciso ter cuidado porque a água tem de estar à temperatura ambiente.

O importante é que a calopsita possa tomar banho regularmente, semanalmente ou diariamente. Observe o comportamento da sua calopsita e, se ela estiver nervosa ou desconfortável, não insista e tente noutro dia. Escolha o método que ela mais gostar. Geralmente o spray é o eleito da maioria das aves. Depois da ave tomar banho é muito importante que ela se possa secar, limpar e alisar as penas num ambiente quente e sem correntes de ar.

Quando tempo a calopsita dorme?

É muito importante que a sua calopsita durma as horas adequadas e sem interrupções. A privação de sono é uma das principais causas de problemas comportamentais (como por exemplo o picacismo, aves que arrancam as próprias penas)!

O ideal será a calopsita dormir entre 10 a 12 horas! Sim, elas precisam de dormir bem mais do que nós. Durante esse período não podem existir ruídos nem luzes que a despertem. Se a sua calopsita está habitualmente na sala de estar e a vossa família fica acordada até tarde, movam a gaiola para uma outra habitação quando chegar a hora da calopsita dormir. Uma calopsita que durma as horas adequadas será uma calopsita mais tranquila e menos estressada.

Brinquedos para calopsita

Existem muitas formas de enriquecimento ambiental para calopsitas. Os brinquedos são a forma mais fácil e mais utilizada. O ideal é ter poucos brinquedos dentro da gaiola: no máximo três, que devem ser trocados regularmente. Tenha uma caixinha com os brinquedos favoritos da sua calopsita e vá trocando, assim estará promovendo o interesse dela.

Existem vários tipos de brinquedos disponíveis no mercado:

  • Cordas
  • Sinos
  • Escadas
  • Baloiço
  • Espelhos

Você pode também construir brinquedos caseiros utilizando ramos naturais, corda, cartão. Os brinquedos ideais são os que oferecem um desafio para a calopsita conseguir comida. A maioria das calopsitas tem sempre comida à disposição, o que compromete o comportamento de foraging (busca de comida) que, tal como lhe contamos, em ambiente selvagem ocuparia 70% do dia da ave. Por esta razão, temos de combater essa falha em cativeiro. A forma mais fácil é utilizar estes brinquedos em que a ave tem de descobrir como manusear para receber recompensas, que podem ser frutos secos ou mesmo as sementes favoritas dela. Existem muitos brinquedos disponíveis nas petshop e, como alternativa, você pode tentar construir você mesmo.

Como cuidar de calopsita - Brinquedos para calopsita

Brincadeiras com calopsita - Interação social

A interação social é uma componente essencial do dia-a-dia da calopsita. Caso a calopsita esteja alojada sozinha, deve ser família quem representa o papel que em ambiente selvagem teria o bando. Podem incluir a calopsita em variadas atividades familiares. Você deve falar com ela, assobiar e até o adestramento pode ser uma excelente atividade para promover esta interação social. Quando a ave fica muitas horas sozinha, pode utilizar gravações de outras aves para que esta se sinta mais acompanhada e estimulada. Esta pode ser também uma excelente forma de treinar alguns assobios!

É importante que a calopsita tenha liberdade fora da gaiola de modo a fomentar a prática de exercício físico (através principalmente do voo) que é essencial para o bem-estar dela.

As calopsitas são aves muito inteligentes e, quando vivem debaixo do nosso teto, somos nós os responsáveis por tudo o que as rodeia. Assim, é nosso dever não disponibilizar apenas água e comida mas também oferecer um ambiente estimulante à altura das capacidades cognitivas destas aves.

Se está prestes a adotar uma calopsita, leia as nossas ideias de nomes para ela.

Como cuidar de calopsita - Brincadeiras com calopsita - Interação social

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar de calopsita, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
53 comentários
A sua avaliação:
Yale Souza
Descubri como criar minha CALOPSITA da melhor forma!
A sua avaliação:
CECÍLIA VITÓRIA DA SILVA SOUZA
Muito obrigada perito animal, eu gosto muito do seus artigos e vídeos, já ajudaram muito meus pets!
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Ficamos muito felizes em saber, Cecília!
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Bruno
Oi você Descubra os Segredos Para Cuidar Da Sua Calopsita Como Ela Merece!
A sua avaliação:
Steise
O Sol muito forte não. Pois elas já tem uma temperatura de 39°graus. Então o recomendado que seja colocada no sol não por muito tempo, e em horários que o sol não está tão quente.
A sua avaliação:
Ely Mendes Ribeiro
Ganhei um casal de calopsita ha uma semana, estou fazendo coforme orientação , Tirei uma duvida sobre o sol, pois antes vi onde não recomendavam. Mais tudo bem vou seguir suas orientação. Bom dia, obrigado
A sua avaliação:
Julia
Porque
A sua avaliação:
Marcela Bernardes
O meu Alvin tem 8 meses. Eu não sabia que tinha que dar banho regularmente. Mas notei que ele tá fedido, então resolvi procurar sobre. Adorei o artigo. Ele não gostou do chuveiro, nem do spray, o pote com água não entrou, mas vou continuar tentando. Grata
A sua avaliação:
Ingrid
Fiquei muito satisfeita com as informações fornecidas sobre calopsitas,pois irei comprar uma calopsita esta semana
A sua avaliação:
Luciana
Comprei uma calopsita macho, coloquei o nome de Donn, tenho uma filha de 4 anos, e a calopsita já está super apegada a ela, ela voa até a minha filha e estou muito feliz com a calopsita, ela é inteligente, só faz 7 dias que está conosco e tá super apegada a gente, tem quase 2 meses, em média.
Minha filhota queria um animal de estimação, juntas decidimos pela calopsita e foi uma ótima escolha.
A sua avaliação:
Carlos Guilherme
Adorei as ideias ,pois semana que vem vou adorar uma
A sua avaliação:
maria eduarda moreira santo
gostei bastante ideias para minha calopsita
A sua avaliação:
Roberta Lopes
Como eu faço uma papinha para calopsita filhote? e quais sementes são as certas para dar?
A sua avaliação:
Amandha
Olá a todos.

Estou voltando ao meu horário normal de trabalho hj (13h às 19h) e, estou preocupada com a minha calopsita pois, ela ficará sozinha por muito tempo. Quais as dicas que vocês podem me dar para que eu amenize a solidão dela? Ela tem um parquinho com casinha, escada r vários brinquedos, espalhei galhos em um canto da sala pois, ela fica solta e, fico vendo-a pela câmera enquanto estou fora. Sempre falo com ela pela câmera. Isso ajuda ou atrapalha?

1) Deixei a gaiola dela aberta com a comida, água e, com uma proteção contra a luz. Isso ajuda?

2)Devo deixar alguma luz indireta acessa? Pois chegarei tarde e, fico preocupada com o horário dela de dormir.

3) Normalmente deixo uma música baixinha quando saio. Posso continuar com essa prática?

Preciso muito da ajuda de vocês. Obrigada gente.
Mãe de pet desesperada.

A sua avaliação:
FERNANDO Z
Gostei do artigo. Estou na dúvida com relação às Calopsitas em apartamentos. Corre-se o risco dela voar e sair pela janela, e se perca do lado de fora do edifício e não consiga retornar? Quais os cuidados para evitar que a ave fuja?
A sua avaliação:
Ailton
Comprei um calopicita macho e duas semana que chegou em casa ele conheceu a tiras as pena e comendo é muito bravo não quer sair da gaiola acho que ele está expressado qual remédio posso dar para ele fica menos expressado espero sua resposta
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Eduarda jardins bubols
Oi não de remédio ele está se acostumando ao novo lar a cacau tem dois anos mas quando chegou ficou com medo mas se acostumou pq se der remédio vai prejudicar o seu relacionamento com ela
Analu
Ele precisa dormir de 10 a 12 horas, senão fica assim mesmo. Luzes apagadas e silêncio no cômodo onde ele dorme. Assim que a luz do dia se for, já pode deixá-lo dormir.
A sua avaliação:
Rayane
Calopsita se da bem com cachorro?
Como a calopsita reage se ficar sozinha em casa?

Quero uma, mas tenho um cachorro e trabalho.
A sua avaliação:
rafaela
tenho uma calopsita de dois meses no máximo, tendo 3 semanas no que esta aqui em casa. estamos tentando mudar a papinha para sementes sem sucesso . o que devo fazer ? desde ja obrigada
michelli freitas
bom dia, minha calopsita amanheceu com um dos olhos grudados(fechado), oque poderia ser ? e como procedo no cuidado? posso limpar com soro fisiológica ou água boricada?
ezequias
minha calopsita femea morreu com diareia e parou de comer comprei mas 2 e tambem morreu da mesma form a o macho continua normal poderia me orientar
Gisele
Tenho uma calopsita que deve ter ser a ser a de 8 anos começou a ter problemas nas articulações às as pernas ficam inchadas, ela bebe bastante água e às vezes são líquidas, não tenho veterinário especializado em Aves na minha cidade. O que eu faço?
Achei muito boas as informações compartilhadas.
1 de 4
Como cuidar de calopsita