Partilhar

Como cuidar de um pequinês

Por Liliana Ramos, Jornalista especializada em mundo animal. Atualizado: 1 outubro 2018
Como cuidar de um pequinês

Ficha do animal: Pequinês

O cachorro pequinês tem esse nome graças à capital da China, Pequim, de onde esta raça é originária. Muitos acreditam que o pequinês é descendente dos lendários Cachorros da raça Mastim Tibetano e que, há milênios atrás, eram quase sagrados para a dinastia Tang.

Hoje em dia, é um dos cachorros mais populares, perfeito para conviver com qualquer tipo de família uma vez que adora o conforto do lar e é muito afetuoso com um bom tutor. Se você decidiu adotar um cachorro com estas características, tomou uma excelente decisão. Para que você o faça com total responsabilidade, o PeritoAnimal explica como cuidar de um pequinês!

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um gato cego

Como passear um pequinês

O pequinês é um cachorro muito tranquilo, especialmente quando chega à idade adulta. Ele ama o seu conforto mas, como qualquer outro cachorro, ele necessita de passear diariamente.

Os passeios diários cumprem funções importantes em relação aos cuidados do cachorro pequinês:

  • Permite que tenha uns bons hábitos de higiene e realize as suas necessidades fora de cada. Não esqueça que é indispensável que os cachorros possam marcar o território deles durante o passeio, algo que faz parte do seu comportamento natural.
  • Ajuda o cachorro a ter uma socialização adequada, relacionando-se com outras pessoas e animais, assim como manter um contato com elementos do ambiente (ruídos, odores, substratos).
  • Ele necessitam de explorar o sue ambiente, cheirando para receber informação sobre os outros cachorros, pessoas e eventos do lugar onde vive.
  • É necessário passear para que o cachorro possa se manter ativo, especialmente quando o cachorro pequinês se aproxima da terceira idade.
  • Ajuda a desgastar as unhas.

Obviamente, estes passeios devem ter uma duração e intensidade adequadas à capacidade física desta raça. Quando falamos de cachorros grandes e muito enérgicos, recomendamos que os passeios durem entre 20-30 minutos. O pequinês necessita de muito menos tempo em cada passeio, sendo 15 ou 20 minutos (como máximo) suficientes. Várias saídas diárias vão ajudar a manter o cachorro ativo e em forma.

Não esqueça que deve ter muito cuidado quando passear nas épocas mais quentes. O pequinês, pelo seu focinho achatado e pelagem longa, é propício a sofrer de insolação com facilidade, pelo que é essencial que você sempre leve água fresca para dar durante a saída.

Do mesmo jeito, tenha cuidado ao fazer excursões ou caminhadas longas, levando sempre uma caixa de transporte ou bolsa para poder refugiar o cachorro se notar que ele está muito cansado. O seu focinho achatado também pode provocar dificuldade ao respirar.

Como cuidar de um pequinês - Como passear um pequinês

A alimentação do pequinês

O cachorro pequinês é bastante pequeno. Contudo, o peso ideal deve rondar os 5 kg em machos e 5,4 kg em fêmeas. Não esqueça que a estrutura óssea é mais pesada do que em outras raças e que a sua estrutura corporal é muito forte.

Para que o pequinês receba a nutrição que necessita e, em simultâneo, evitar que tenha excesso de peso no futuro, basta oferecer duas refeições diárias com as porções corretas e calculadas no caso dos cachorros adultos, pois os filhotes necessitam de comer mais vezes. Contudo, os filhotes também devem receber uma quantidade de comida adequada.

Em relação à proporção de nutrientes, como todos os cachorros, o pequinês necessita de uma concentração de proteínas elevada, assim como porções moderadas de hidratos de carbono e gorduras saudáveis.

Uma opção muito comum é apostar numa ração de boa qualidade, sempre que a embalagem esteja identificada como um alimento "nutricionalmente completo". Esta indicação garante que o seu cachorro não vai sofrer carências nutricionais.

Contudo, você também podem complementar a sua dieta com receitas caseiras de vez em quando. Se você gostaria de alimentar o seu cachorro com alimentos naturais em casa, consulte o veterinário para que ele garanta que o pet recebe todos os nutrientes essenciais na proporção correta.

Para evitar o excesso de peso e até a obesidade, você pode apostar no uso de guloseimas naturais de legumes como a cenoura, por exemplo, e outras baixas em calorias que você encontre no mercado. Desse jeito, e sabendo que o pequinês não é particularmente ativo, você vai garantir que não aumenta de peso devido às guloseimas.

Como cuidar de um pequinês - A alimentação do pequinês

Cuidados com o pelo do cachorro pequinês

O pelo do cachorro pequinês é longo, abundante e sedoso, formando mechas em redor do sue pescoço. Mantê-lo em bom estado é essencial para que o pelo não se enrole e para que o seu pet sempre tenha uma aparência adorável tão característica do pequinês.

Recomendo que você escove diariamente a pelagem com suavidade, uma vez que esta simples ação também é perfeita para fortalecer o laço afetivo entre o cachorro e o tutor. Além disso, ajuda a manter o cachorro disciplinado de um jeito muito agradável. Preste atenção especial às épocas da muda do pelo que costumam ocorrer na primavera e no outono.

A escovagem é útil para eliminar o pelo morto, limpar o cachorro (já que reduz a frequência do banho) e detetar facilmente a presença de parasitas, nós e lesões. Também pode ser útil para habituar o cachorro a ser tocado, assegurando que as visitas ao veterinários são mais fáceis!

Você deve dar banho no cachorro pequinês a cada 15 ou 20 dias, no mínimo, mas a recomendação é um banho mensal para não danificar a proteção natural da pele dele. Antes de dar banho ao pequinês em casa, é necessário desembaraçar o sue pelo com uma escova tipo "ancinho" e lavar em seguida. Não se esqueça de escovar no final e secar muito bem, assim como usar champô específico para cachorros.

Se decidir levar o cachorro a um salão de estética canina, também pode optar por cortar o seu pelo, algo muito vantajoso para épocas de calor. Não esqueça que deve cuidar do pelo em redor dos olhos para que não incomode o pet nem produza feridas.

Outros cuidados do cachorro pequinês

Além de tudo o que foi mencionado antes, você pode continuar cuidando do seu cachorro pequinês com todo o tipo de atividades e jogos que permitam estímulo mental. Isso faz com que o cachorro esteja feliz e não desenvolva problemas de comportamento.

Você pode apostar nos jogos de inteligência em casa ou ensinar os comandos básicos ao seu pequinês. Todo o tempo que você dedicar ao seu pequinês ajuda a fortalecer o vosso laço e enriquecer o vosso dia-a-dia!

Como cuidar de um pequinês - Outros cuidados do cachorro pequinês

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um pequinês, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um pequinês

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Cristiane
Bom dia, tenho um pequinês que dorme na cama, como brinca durante o dia no quintal com um sharpei, fica mal cheiroso e a cada 3 dias no max precisa de banho. Isso causa algum dano? Sempre seco bem
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cristiane! Não é aconselhável dar banho nele com tanta regularidade. Neste artigo falamos sobre essa matéria: https://www.peritoanimal.com.br/com-que-frequencia-se-deve-dar-banho-ao-cao-21601.html.
jose jesus araujo
quero compra um casal de pequines maron puequeno ,

quanto custa e ondee compro.

Como cuidar de um pequinês
1 de 4
Como cuidar de um pequinês

Voltar ao topo da página