Calopsitas

Calopsita

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 24 maio 2017
Calopsita

A calopsita ou caturra (Nymphicus hollandicus) é uma das aves de companhia mais populares no Brasil. Esta ave pertence à ordem Psittaciformes, mesma ordem dos papagaios, cacatuas, periquitos etc. Esta popularidade é devida principalmente à personalidade dela aliada à sua beleza. São aves muito sociáveis entre a sua espécie e até outras. Quando criadas desde pequenas pelo ser humano elas ficam bem mansinhas dando um excelente animal de companhia. São aves bastante ativas, que assobiam, gritam e podem até imitar vários sons que oiçam frequentemente, como a campainha de casa ou até alguns nomes.

Esperança de vida: 15-20 anos.

Origem
  • Oceania
  • Austrália
Índice
  1. Aparência física
  2. Comportamento
  3. Cuidados
  4. Saúde
  5. Curiosidades

Aparência física

As calopsitas medem geralmente entre 30 e 32 centímetros. São aves longas, de cauda comprida e com uma crista que tanto as caracteriza. A sua cor original é o cinza, sendo essa a cor predominante em ambiente selvagem. Em cativeiro, nos últimos anos, têm surgido diferentes mutações, sendo estas algumas das mais comuns:

  • Cinza ou normal (selvagem): Mesma coloração que se encontra e meio selvagem, sendo a variedade original. O corpo é cinza, com as bordas das asas brancas. Nos machos, a cabeça é amarela com manchas arredondadas vermelho alaranjado. Nas fêmeas, a cabeça é predominantemente cinza com algumas penas amarelas e as manchas arredondadas na face têm um tom de laranja mais suave que os machos. A cauda dos machos é totalmente cinza enquanto que a as fêmeas tem riscas amarelas intercaladas de negro ou cinza. Os dois sexos têm olhos, bicos e pés escuros.
  • Lutino: Esta ave é caracterizada pela sua ausência de melanina, o que faz com que tenha o bico, pés e olhos rosados. A sua cor é geralmente branca podendo também ser amarela. Existem muitas combinações desta mutação, como Lutino-Arlquim, Lutino-Pérola, etc.
  • Canela: As penas do corpo desta aves têm um tom canela, daí o nome desta mutação. O bico, as patas e os olhos são mais claros que a cor selvagem. Os machos são ligeiramente mais escuros do que as fêmeas.
  • Pérola: Esta mutação afeta cada pena individualmente, ou seja, existe uma falha de melanina em cada pena, dando o aspeto de "pintas" caraterístico desta mutação. A cabeça é geralmente amarela com manchas cinza e a crista é também predominantemente amarela. As penas nas asas são cinza com algumas riscas amarelas e a cauda é amarela. Os machos adultos podem perder totalmente este aspeto de perolas, enquanto as fêmeas mantêm sempre o perolado.

Comportamento

As calopsitas, como a maioria dos psitacídeos, vivem em bandos com um grande número de aves. São muito sociáveis, gostando de interagir com os restantes membros do bando.

A maior parte do seu tempo é passado em busca de comida (comportamento chamado de foraging), cerca de 70% do seu dia ativo! O restante tempo passam a interagir socialmente, brincando e cuidando de suas penas (o chamado preening) ou de seus companheiros (allopreening). O dia de uma calopsita é bastante rotineiro, começando logo ao nascer do sol por irem em bando procurar comida, voltando algumas horas depois aos seus poleiros e ninhos onde cuidam de suas penas e interagem com seus companheiros e ao final do dia voltam a sair em bando para procurar comida. Regressam ao por-do-sol para as árvores onde poderão dormir mais seguras longe de predadores.


As calopsitas vivem em zonas secas e alimentam-se quase exclusivamente de sementes que encontram no solo, ao contrário de outros psitacídeos.

É muito importante conhecer o comportamento normal destas aves no seu habitat natural, dessa forma poderá tentar aproximar as condições em cativeiro ao que seria o ideal e promover assim melhorias no bem-estar do seu animal.

Cuidados

As condições em cativeiro deve assemelhar-se, na medida do possível, às que a ave teria em ambiente selvagem. Apesar das calopsitas, principalmente as mais mansinhas, adorarem estar soltas para poder seguir os humanos para todo o lado, é importante ter uma gaiola, para quando você não está por perto para vigiar. A gaiola ou o viveiro são as opções mais seguras para proteger as calopsitas de perigos, como outros animais da, voos contra a janela, acesso a fios elétricos e todos outros perigos do nosso lar. A gaiola deve ter como tamanho mínimo o suficiente para ela abrir as asas e não tocar com a cauda no solo, mas quanto maior melhor!

A alimentação da calopsita é muito importante não só para prevenir que surjam doenças mas também para contribuir para o bem-estar dela. Você pode dar para ela uma mistura de sementes adequada ou, preferencialmente, uma ração própria para esta espécie, impedindo que ela selecione as sementes que mais gosta, o que pode provocar alguns desiquilíbrios nutricionais. Deve ter água fresca sempre à disposição que deve mudar diariamente!

A interação social, como já lhe contamos, é uma componente muito importante no comportamento destas aves. Assim, é importante que a calopsita tenha pelo menos um companheiro da mesma espécie. Caso você tenha uma calopsita sozinha, deve interagir diariamente com ela, para suprir as suas necessidades sociais.

Saúde

As calopsitas são aves que se tiverem as condições de higiene adequadas e todos os aspetos para promoção do seu bem-estar, conseguem ser mantidas em cativeiro sem problemas.

Apesar disso, tal como todos os animais, estão sujeitas ao aparecimento de diversos problemas ou doenças. Todo o tipo de problemas podem surgir, desde doenças parasitárias, infecciosas e até mesmo problemas comportamentais.

Aconselhamos que a sua calopsita visite regularmente um veterinário, de preferência especializado em animais exóticos, assim garantirá que está tudo bem com ela, analisará as suas fezes para verificar que não tem parasitas e analisará o estado geral dela. Tal como o cachorro e o gato elas precisam dos melhores cuidados possíveis e se estão em nossa casa é nossa responsabilidade tratar delas e garantir que tenham a melhor vida possível. Mantenha sempre o número de um veterinário por perto para caso aconteça algo com ela. Estes animais, como as restantes aves, são ótimos a esconder que algo errado está passando, por isso esteja bem atento a qualquer alteração comportamental dela, aspeto dos dejetos e quantidade de água e comida ingeridas.

Curiosidades

As calopsitas lutinas ou albinas apresentam muitas vezes uma falha penas embaixo do topete de origem genética.

Geralmente os machos assobiam melhor do que as fêmeas e algumas calopsitas são capazes de dizer algumas palavras. São aves bem comunicativas e engraçadas, mas por vezes bastante tímidas e podem ser mais tagarelas quando estão sozinhas. Experimente ficar escondido para a ouvir enquanto ela pensa que você não está por perto, é muitas vezes desse jeito que ouvimos os assobios ou palavras mais engraçadas vindas dela!

Fotos de Calopsita

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Calopsita

Suba a foto do seu Pet
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
47 comentários
A sua avaliação:
Fabiana
Macho ou fêmea a branca com cinza
A sua avaliação:
Fabiana
Macho ou fêmea a cinza com branco
A sua avaliação:
Ellen Cristina Costa silva
Gente me ajudem, da pra saber se e macho ou fêmea?
ALESSANDRO MACEDO MIRANDA
A sua calopsita é fêmea.
Maria Clara
É femea, os machos têm o rosto amarelo
A sua avaliação:
Maria Clara
Gugu, essa calopsita da foto, tem estresse. Como faço pra ele parar? Ele bica todos que colocam o dedo na gaiola para fazer "carinho''. Me ajudem!!
A sua avaliação:
Ellen sophia
para dar papinha a calopsita tem que ser direto no papo?
Maria Clara
tente ver alguns vídeos do YouTube dando papinha pra calopsita
A sua avaliação:
patricia
minha calopsita esta com uma das patinhas pretas e ela nao reclama quando mexemos o que isso significa?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Patrícia. Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
elisa
eu queria informações boas e olha onde eu estou, num bloco de otimas informações! Me ajudou muito
A sua avaliação:
Suzana
Gostaria de saber os sexos.
Ellen sophia
isso só é possível com a sexagem.
A sua avaliação:
Marília Luisa Ferreira Alves
Minha calopsita chama Diego, está comigo e minha filha por 4 meses... Ele não gosta muito dela e faz de tudo pra fica comigo, se estou deitada sempre fica em cima de mim... Quero saber se é normal esse apego todo? É normal ele recusar ir com minha filha? ( Obs: dei ele de presente pra ela de natal...)obg
Ellen sophia
isso pode ser ciúmes.
Sofia herbes
É q as vezes,a calopsita pode se apegar a uma outra pessoa, não ao seu dono
Sofia Herbes
Eu não tenho certeza do q eu vou dizer estar certo,mas fiquei sabendo q as vezes a calopsita pode se apegar a outra pessoa, alguém q ela confia, nem sempre ela se apegar ao dono!
Andre Luiz Silva Do Nascimento
Comprei duas mais não sei se são dois machos ou duas fêmea ???
Tem como mim ajudar.
Ellen sophia
só com o exame da sexagem.
Maria Clara
Provavelmente são fêmeas, mas não sei. 🙂
Stefani
Minha calopsita é muito linda e mansa só que quando elas eram filhotes eram mais mansos, mais agora tem 3 anos ficaram mais bravos
Maria Clara
Verdade também tenho esse problema com Gugu (minha calopsita macho)
Raiane
Tô na dúvida se é macho ou fêmea...tem uns 5 meses tá trocando pena
Maria Clara
Só com o exame de sexagem
Marisa
Meu filho ganhou essa calopsita ontem, e tá sonhando que ela cante. Dizem que só os machos cantam , mas não sei definir! Alguém consegue me ajudar ?
lusimar
Existe um exame que um laboratório em Maringá faz, mandamos algumas penas e eles dizem o sexo.
Luis
Não femeas também cantam acho que só de pende da idade
Ellen sophia
fêmeas também cantam só basta serem acustumadas. Aí você pode botar pelo youtube.
AMANDA MARTINS DE SOUZA
Tenho uma calopsita macho a 5 anos e adquiri uma fêmea que agora está aprox. com 11 meses, eles no início se estranhavam mais com o tempo começaram a comer juntos...ela aprendeu a assoviar e ultimamente grita com ele e ele por sua vez não responde a ponto dela ficar bem irritada. Gostaria de uma ajuda para saber o comportamento deles, o macho é um tanto depressivo e gosta de ficar sozinho e ela quer interagir. Agradeço
Ronaldo
Sabe dizer se é macho ou fêmea??Tem quase 2anos
Ines
Sim e macho
Ellen sophia
provavelmente é macho mais para ter certeza só com a sexagem.
Ana
Minha calopsita cinza esta com pequenos tremores, o que significa isso?
Luísa Savala
Oi Ana! Sem ver a sua calopsita infelizmente não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Carlos A. Muinos
Quanto de ração pode comer diariamente...?
Ou seja 50g / 80g /,
Lindaura Matavelli
Minha calopsita esta com o corpo peladinha. caiu as penas e nao nasceram outras, é normal?
Roberto
Qual é a mutação dessa fêmea?
Roberto
Qual a mutação dessa fêmea
?
Maria Clara
Acho que é pérola
Foto postada por Vitória Martins:Ganhei essa calopsita, queria saber se é macho ou fêmea...?
Ele não canta, só faz um som meio rouco, entretanto, pelas cores, acho que seja um macho.
Foto postada por Margareth:E um casal, só que faz tempo que ganhei , mais ate agora não tiveram nenhum filhote, pq será
Foto postada por Maria Clara:Olaaaaa sou o Gugu
Foto postada por Maria Clara:essa calopsita caiu no meu quintal estou cuidando dela é uma fêmea filhote o nome dela é liza
1 de 8
Calopsita