Cuidados básicos

Como cuidar de um mini porco

Izabelle de Oliveira
Por Izabelle de Oliveira, Médica Veterinária. Atualizado: 15 fevereiro 2018
Como cuidar de um mini porco

Cuidar de um mini porco não necessita de habilidades especiais. Porém, os porquinhos precisam muito da atenção e do tempo de seu tutor. O suíno é um animal dócil e amigável adequado para ser uma excelente companhia para o humano. É extremamente inteligente e fácil de treinar, podendo aprender truques rapidamente. Antes de adquirir um, certifique-se se na sua cidade existe médico veterinário capacitado para atendê-lo, eles necessitam de atendimento de Médicos Veterinários especializados e com experiência na espécie.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um pug

Índice

  1. Mini pig - alimentação
  2. Qual o peso de um mini porco?
  3. Preparando o ambiente para receber o porquinho
  4. Mini Pig - tempo de vida
  5. Banho no mini pig

Mini pig - alimentação

O suíno é um animal onívoro, portanto a alimentação de um mini pig deve ser balanceada contendo os nutrientes necessários para que ele cresça saudável. O suíno é um animal metódico. A rotina é um fator muito importante, procure alimentá-lo sempre nos mesmos horários. Forneça ração própria para suínos. NÃO utilize ração para outras espécies como coelho ou cachorro, pois essas rações não são apropriadas para os suínos e podem causar danos irreversíveis para a saúde dele. Pode-se incrementar a dieta com folhas, frutas e legumes (como lanche de manhã ou tarde ou como recompensa, metade de uma cenoura ou metade de uma maçã). Dê pelo menos 2 ovos por semana, cozidos com a casca (a casca é rica em bicarbonato de cálcio, importante para o desenvolvimento da estrutura óssea). Disponibilize sempre água limpa e fresca para seu pig, principalmente em dias quentes. Mas, cuidado, a comida em excesso induz a obesidade, que compromete totalmente o bem estar do animal.

Como cuidar de um mini porco - Mini pig - alimentação

Qual o peso de um mini porco?

O peso de um mini porco é um assunto bem polemico, visto que a grande maioria das pessoas imaginam que um mini porco deveria caber dentro de uma bolsa de um yorkshire. Eles até cabem quando são filhotes mas, com o passar do tempo, vão se desenvolvendo e ganhando massa corporal, até chegarem a fase adulta com uma média de 50-70 quilos. Quando comparamos um porco convencional que pode atingir facilmente seus 400 quilos de peso com um porco miniatura, vemos logo de cara a grande diferença e de onde surgiu o nome “Mini pig”.

Como cuidar de um mini porco - Qual o peso de um mini porco?

Preparando o ambiente para receber o porquinho

Antes de acolher um porquinho é muito importante preparar o ambiente para recebê-lo. Procure criá-lo em um ambiente controlado. Delimite a área onde seu porquinho irá ficar e bloqueie ambientes onde ele não poderá transitar. Neste local, onde será sua moradia, providencie uma cama que pode ser feita com cobertores e almofadas. Devem ser bem aconchegantes para que o porquinho se sinta protegido e acolhido. Verifique se o local não possui corrente de ar e coloque vasilhas para água e comida (de preferência pesadas, pois os pigs têm o hábito de virar a vasilha para deitar em cima da água).

Por serem muito curiosos e inteligentes, eles desenvolvem facilmente a capacidade de abrir portas. Para evitar furtos de bolachas e pacotes de macarrão, feche armários, portas e geladeiras, com fechaduras (aquelas utilizadas à prova de crianças), remova objetos de mesas (que podem ser quebráveis) e mantenha os cabos elétricos a uma certa distância (para que os pets não os alcance e mastiguem).

Como cuidar de um mini porco - Preparando o ambiente para receber o porquinho

Mini Pig - tempo de vida

Segunda a literatura, a expectativa de vida de um suíno é de 10 - 15 anos mas já se tem conhecimento de porquinhos que ultrapassaram essa média, como por exemplo o Max, o porco de estimação do ator americano George Clooney que morreu aos 18 anos de causas naturais. Esse fato não aconteceu apenas lá fora, aqui no Brasil a criadora Flávia Abade, do rancho micropig Brasil possui uma porquinha de 16 anos que foi umas das suas primeiras matrizes, que hoje mora no rancho e desfruta de uma aposentadoria mais que merecida.

Como cuidar de um mini porco - Mini Pig - tempo de vida

Banho no mini pig

Ao contrario que muita gente pensa, os porcos não têm mau-cheiro, eles não possuem glândulas sudoríparas (que produzem suor), portanto eles não eliminam odores através de pele. Para além disso, eles são animais extremamente limpos, escolhem um ou dois lugares para fazer suas necessidades, que geralmente é do lado oposto ao local de dormida e de comer. Assim, os porcos são animais que dispensam banhos semanais, que além de não serem necessários, podem ser prejudiciais para a saúde deles. É recomendado banhos a cada 15 dias, com shampoo de criança neutro e, depois de seco, usar creme hidratante sem perfume ou óleos vegetais como de coco ou azeite para manter a pele do pig hidratada e evitar ressecamento.

ATENÇÃO: banhos em demasia retiram a proteção natural da pele do porquinho, levando a intensa descamação podendo evoluir para feridas.

CUIDADO com o sol: ao contrario do que muitas pessoas pensam, o ato de um porco se enrolar na lama é para a proteção da sua pele contra o sol e não por gostar de estar sujo. Portanto, em dias ensolarados deve-se passar protetor solar nas regiões de dorso e orelhas.

Você adotou recentemente um porquinho como animal de estimação? Veja o nosso artigo de nomes para porcos!

Como cuidar de um mini porco - Banho no mini pig

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um mini porco, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Rafael
Já tivemos contato com mini porcos que bateram a expectativa de vida dos 18 anos, sendo essa mais uma das vantagens que eles possuam sobre outros pets mais convencionais.
A sua avaliação:
CLAUDELI DE CASSIA SOARES ANTUNES
Estou com filhote de porquinha em casa, come racao de manhã e a noite e a tarde dou cenoura picada e alguma folha verde escura! Porém está fazendo.muita sujeira( fezes) e não estou danço conta de limpar! Vc tem alguma orientação! Tenho 4 cachorrinha e nem elas sujam como a porquinha! Ela tem 1 mês e não foi alimentada pela mãe que não tinha leite!
Admin
Nós amamos os mini porquinhos de estimação!
1 de 6
Como cuidar de um mini porco