Cuidados básicos

Como cuidar de peixes neon

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 27 abril 2023
Como cuidar de peixes neon

O Melanotaenia boesamani, conhecido como peixe arco-íris, é um pequeno peixe de cor viva oriundo dos lados da Indonésia e Nova Guiné mas que atualmente se encontra distribuído por todo o mundo em cativeiro. As cores vivas desta espécie, que misturam o azul, violeta, amarelo, vermelho e branco, converteram este peixe num dos favoritos para aquários caseiros, onde se destacam pela beleza e os movimentos rápidos a nadar.

Se você está pensando em adotar um ou vários destes exemplares, precisa saber tudo o que está relacionado com as condições em que os deve alojar. Por esse motivo, o PeritoAnimal escreveu este artigo sobre como cuidar de peixes neon, mais especificamente, de peixes-arco-íris.

Conheça outros peixes de água doce para aquário.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um peixe Betta

Índice

  1. Alimentação do peixe Arco-iris Neon
  2. O aquário ideal
  3. A água do aquário
  4. Relação com outros peixes

Alimentação do peixe Arco-iris Neon

O arco-íris é onívoro e muito guloso. Procurar comida não é um problema para ele. O mais recomendado é alimento seco elaborado especificamente para eles. Para além disso. alguns especialistas argumentam a favor da utilização de presas vivas de pequeno tamanho, como larvas.

Estes peixes não se alimentam de nada que tenha caído no fundo do lago. Por esse motivo, também não vão comer nada que caia no fundo do aquário. Você deve moderar na quantidade e adaptar de acordo com a quantidade de indivíduos que estiverem no aquário. Não se preocupe, eles são muito rápidos e vorazes, por isso se você oferecer para eles a quantidade adequada, eles irão se alimentar bem.

Como cuidar de peixes neon - Alimentação do peixe Arco-iris Neon

O aquário ideal

Apesar do pequeno tamanho dele, o arco-íris é um grande nadador, ama percorrer grandes distâncias e é um excelente atleta. Por esse motivo, com um número menor ou igual a 5 destes peixes, será necessário um aquário de, como mínimo, 200 litros. Se for possível compre um ainda maior. Deve ter no mínimo 1 metro de altura. Quanto mais espaço para eles nadarem, melhor.

No interior do aquário, é recomendado utilizar um substrato escuro e grande variedade de plantas aquáticas, localizadas de maneira a não serem um obstáculo para a mobilidade dos peixes. Uma particularidade destes peixes é que quando estão deprimidos ou incomodados não apresentam as cores tão vivas.

Da mesma forma, é recomendável ter muita luminosidade, boa oxigenação e a instalação de um filtro que seja capaz de gerar correntes subtis que simulem o ambiente natural desta espécie.

A água do aquário

As características da água são fundamentais para assegurar a qualidade de vida dos peixes. A esperança média de vida dos peixes arco-íris são 5 anos.

Por esse motivo, você deve manter uma temperatura amena, não inferior a 23 graus Celsius nem superior a 27 graus. O PH deve ser baixo e com uma dureza moderada. A higiene do aquário é extremamente importante. Por esse motivo, você deve mudar a água com frequência, sobretudo se observar restos de comida no fundo.

Como cuidar de peixes neon - A água do aquário

Relação com outros peixes

O peixe arco-íris pode conviver com outras espécies, mas é necessário selecionar muito bem as espécies para não afetar as condições do aquário e assegurar a tranquilidade de todos os peixes.

Relativamente a peixes da mesma espécie, é recomendado adquirir um cardume de 5/7 peixes, que possam fazer companhia uns aos outros e nadar juntos. Para escolher companheiros de outras espécies, é necessário ter em conta o caráter veloz e a personalidade nervosa do arco-íris, assim como a paixão por nadar e o comportamento veloz na hora de comer. Neste sentido, não é recomendável colocar no mesmo aquário raças demasiado tranquilas ou lentas, porque podem ficar perturbadas com o comportamento deste nadador nato.

Os ciclídeos e os barbos são as melhores opções para partilharem o aquário com estes peixes. Porém, você deve estar sempre atento ao comportamento das diferentes espécies e garantir que não existem problemas de convivência. O arco-íris, embora seja um pouco hiperativo, é bastante pacífico, o que faz com que se adapte facilmente a outros peixes.

Se você é ainda um principiante na aquariofilia, descubra como montar um aquário.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como cuidar de peixes neon, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidados básicos.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como cuidar de peixes neon