Com que idade os gatos começam a comer ração?

Com que idade os gatos começam a comer ração?

Desde o início da vida, a alimentação de um gato filhote deve ser muito equilibrada para evitar problemas no futuro. Uma boa alimentação é sinônimo de boa saúde e bem-estar do seu gato.

Quer um gatinho seja alimentado com mamadeira ou pela progenitora, você precisa saber com que idade ele começa comendo sozinho. Por isso, neste artigo do PeritoAnimal vamos te falar sobre com que idade e que tipo de alimentos ingerem os gatos filhotes. Continue lendo e descubra com que idade os gatos começam a comer ração.

Quando o gatinho pode comer ração?

O primeiro alimento que os gatinhos comem quando nascem é o leite marterno. Este alimento é muito importante para eles, já que lhes transmite imunidade maternal contra os principais agentes infecciosos.

Se você adotou um gatinho na idade lactante ou a progenitora dele o rejeitou, você deve dar para ele leite especial para gatos na mamadeira. Este leite é o único que o gatinho pode beber e você não deve dar leite de vaca para ele. Para mais informações, recomendamos que você consulte o nosso artigo: "Como alimentar um gato recém-nascido".

O leite que os gatos filhotes bebem, seja materno ou artificial, é rico em ácidos gordos, colostro (anticorpos) e vitaminas.

Quando é que os gatinhos começam a comer?

A lactância de um gatinho filhote dura cerca de 9 semanas e quando começam a nascer os primeiros dentes, por volta das quatro semanas, podem começar a comer comida sólida. Você deve escolher uma ração adequada a gatinhos filhotes, sendo recomendável que a umedeça um pouco com água morna, para ser mais fácil iniciar o processo de mastigação. Para além disso, você pode adicionar um pouco de comida úmida ou patê, próprio para gatinhos filhotes.

O alimento que os gatinhos filhotes devem ingerir, desde o final da lactância até ao primeiro ano de idade, deve ser composto por proteínas altamente digeríveis, antioxidantes e ácidos gordos como o omega 3 e o omega 6. Esta ração deve ser de alta qualidade e a quantidade deve seguir as orientações descritas na embalagem. Apesar disso, o médico veterinário poderá aconselhar ajustar a quantidade para mais ou menos, conforme as características específicas do seu gato.

Se você preferir, pode optar por realizar comida caseira para esta etapa de vida dos seu gato. Porém, o mais aconselhável segundo a maioria dos veterinários é optar por uma ração super premium adequada à idade do gato em questão. Com uma alimentação caseira, é mais difícil conseguir um equilíbrio e todos os nutrientes que o gato precisa. Assim sendo, se você optar por este método, o nosso conselho é que deve procurar um especialista em nutrição animal.

Mudanças progressivas

Agora que você já sabe a partir de que idade os gatinhos filhotes começam a comer sozinhos, você deve experimentar diferentes rações para escolher a mais adequada. É importante que você nunca se esqueça que a mudança de alimentação deve ser feita de forma progressiva e introduzindo pouco a pouco um novo alimento. Mudanças bruscas de alimento podem provocar disbiose intestinal que resultam em diarreia e vômitos.

Se o seu gatinho filhote continua convivendo com a progenitora, o processo desmame ocorre pouco a pouco. Não existe a necessidade de os separar. Por outro lado, é desaconselhado retirar os filhotes da progenitora antes de determinada idade. É junto da mamãe e dos irmãos que o gato aprende todos os comportamentos típicos da espécie dele. Para mais informações, consulte o nosso artigo sobre: "Quando se podem separar os gatinhos da mãe?"

Uma vez que o gato inicie o processo de desmame, instintivamente ele começa buscando comida. Caso isso não aconteça, você pode ajudá-lo, dando um pouco de comida diretamente da sua mão. Se ele ainda vive com a progenitora, é recomendável que você deixe ele comer do mesmo prato que ela, para que possa ir aprendendo através da observação.

O próprio gatinho fará a gestão da comida que ingere. Para além disso, você deve escolher um prato largo e plano, para facilitar o acesso do gatinho à comida.

Outros cuidados a ter em conta

Quando os gatinhos começam a ingerir alimentos sólidos, pode acontecer que sofram de um pouco de prisão de ventre. Você pode ajudar ele a defecar fazendo massagens suaves na barriga dele. Para além disso, deixe sempre disponíveis caixas de areia adequadas para ele começar a fazer as necessidades no lugar certo.

Coincidindo com o início da alimentação sólida, deve existir a primeira desparasitação interna. Consulte o seu médico veterinário de confiança, para que ele o possa aconselhar e definir um protocolo de desparasitação e vacinação do filhote. A saúde é o mais importante e você jamais deve descuidar este ponto. Para além disso, é importante que você ofereça água fresca e limpa diariamente. Idealmente, o pote de água deve estar afastado do pote de comida e num cômodo diferente da caixa de areia.

 

Se deseja ler mais artigos parecidos a Com que idade os gatos começam a comer ração?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.