Cachorro pode comer ração de gato?
Ver fichas de Cachorros
Esta é uma pergunta que muitos tutores(as), que têm em casa os dois tipos de animais, se fazem. A resposta é que fazer isso alguma vez ou outra não implica em nada, no entanto, que um cão compartilhe a mesma alimentação, a longo prazo, não é correto e pode ser prejudicial para sua saúde.
À primeira vista, a comida para gatos parece com a comida para cães, mas, em seu conteúdo, não é. Da mesma forma, cães e gatos têm diferentes necessidades em muitos sentidos, em especial a nível nutricional; e a comida de gato não é feita para cuidar e proteger o tipo de organismo do cachorro.
Respondida a pergunta se "cachorro pode comer ração de gato?", te convidamos a ler este novo artigo do PeritoAnimal, no qual ampliaremos os motivos pelos quais não é uma boa ideia dar ração e gato para cachorro.
Cachorro pode comer ração de gato?
Muitos tutores se perguntam se é seguro oferecer ração de gato para seus cães. Mas a verdade é que os cachorros não devem comer ração de gatos por inúmeros motivos. Tente não misturar os dois mundos, pois o sistema disgestivo e as necessidades nutricionais dos cães e gatos são diferentes. Alimente o seu cão com ração elaborada para ele, dessa forma, você evitará qualquer problema de saúde. Lembre-se que tudo começa por nossa alimentação e isso inclui os animais de estimação.
A ração de gato é formulada especificamente para atender às necessidades dos felinos, enquanto a ração de cachorro é projetada para suprir as necessidades nutricionais dos caninos. Lembre-se de que uma dieta equilibrada e nutricionalmente adequada é essencial para a saúde e o bem-estar de seu animal de estimação.
Além do mais, os cães adoram pegar e procurar alimentos que não são para eles, mesmo que já tenham sido alimentados. Se você deixar a ração do gato ao alcance, será difícil para o cão resistir e ele irá atrás dela. Para evitar que isso ocorra, alimente seus animais de estimação em cômodos separados, e coloque a comida de seu gato numa altura onde seu cão não consiga vê-la ou acessá-la. Se assegure que cada animal de estimação coma sua própria ração.
A seguir listaremos mais motivos que explicam porque não se deve oferecer ração de gato para cachorro:
A ração de gato tem mais calorias que a dos cachorros
Outro motivo que explica porque um cachorro não deve comer ração de gato é que as rações para gatos contêm maiores quantidades de gordura, sendo muito ricas em calorias e isso não é positivo para o organismo do cão. Os especialistas em nutrição animal recomendam ao menos uma quantidade de 5% de gordura para as rações de cães e 9% de gordura para os gatos (quase o dobro). Essa é uma grande diferença.
Quanto maior a quantidade de gordura, maior a quantidade de calorias. Os cães que compartilham a mesma alimentação que os gatos, a longo prazo, podem sofrer de obesidade, causada pela ingestão incorreta de alimentos gordurosos, assim como sofrer de desconfortos estomacais, diarreia e vômitos.
A ração de cães e felinos têm quantidades diferentes de proteínas
Se você ainda se pergunta se cachorro pode comer ração de gato apesar da diferença de calorias e gorduras, saiba que, além disso, a ração dos felinos contém maiores quantidades de proteínas. Por natureza, os gatos são animais carnívoros obrigatórios e sua dieta necessita ser muito rica em proteínas para atender a uma parte importante de suas necessidades alimentares.
Por outro lado, os cães são animais carnívoros facultativos e as necessidades de proteína são muito menores. Além do mais, essa fonte de proteínas não tem que ser contínua e, necessariamente, proveniente de animais. As rações para gatos contêm pelo menos 26% de proteínas, enquanto a ração para cães contam, usualmente, com 18% de níveis proteicos que são capazes de satisfazer as necessidades nutricionais básicas de qualquer cão.
Ao comer ração de gato, o cachorro pode ter problemas nutricionais
O resultado de dar ração de gato para cachorro é um desequilíbrio inadequado de vitaminas e minerais, e, que em muitos casos, pode dar lugar à deficiências nutricionais como a falta de zinco e vitamina E (fundamentais para cães) e, em outros casos, a inclusão excessiva de nutrientes desnecessários na alimentação de um cão, como por exemplo, a taurina (muito necessária para os gatos).
Essas diferenças nutricionais podem afetar a saúde geral do seu cachorro por toda a vida. Além disso, as necessidades dos cães em relação aos carboidratos que lhes fornecem energia, são diferentes das dos gatos, já que eles obtêm sua energia, principalmente, das gorduras. As rações para gatos carecem de ingredientes que fornecem os carboidratos necessários para os cães.
O consumo constante de ração de gato pode resultar em doenças
Os excessos não são bons, e isso também é verdade se o cachorro comer ração de gato em exagero, pois isso pode até resultar em doenças. Muita gordura pode afetar o pâncreas de um cão, alterando a eficiência de sua digestão e causando pancreatite. O mesmo ocorre com as proteínas, que podem levar não apenas a obesidade, como também, a um excesso de trabalho nos rins e no fígado de seu cão, criando uma tensão desnecessária nesses órgãos e levando a um dano renal ou hepático.
Talvez o seu cão goste da ração do seu gato porque existe uma falta de proteínas ou gorduras em sua dieta, portanto, consulte seu veterinário para realizar as análises adequadas e os ajustes necessários porque, em excesso, cachorro não pode comer ração de gato.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer ração de gato?, recomendamos que entre na nossa categoria de Dietas equilibradas.